Maturidade Experiencia
PASSAR POR COISAS RUINS FORTALECE O CARÁTER, SERÁ?
Por exemplo, uma criança que passa por bulliyng por vários anos enquanto sua personalidade é desenvolvida; ser estuprada(o); divórcio dos pais quando muito novo.
Talvez nesse tipo de crença, não se conheça as palavras trauma, estresse pós-traumático; e outras advindas de experiências trágicas, ou possa haver uma tentativa de a pessoa que ouve isso se conformar.
Em alguns casos, a experiência de algo difícil, pode ajudar a pessoa a se desenvolver, pois ela conseguiu suportar o peso sem ser esmagada por ele, deu significados importantes e o que foi ruim serviu como aprendizado.
O IDEAL É "SER VOCÊ MESMO"??
Sim: Ter consciente sua autenticidade, valores desenvolvidos por si mesmo, experiencias pessoais que descobriu terem afinidade íntima consigo, ótimo!
Não: Manter seus problemas, não querer movimentar-se para mudar, continuar sofrendo por "ser você mesmo", como um dependente químico. Exemplo, ficar irritado com o gestor e jogar uma cadeira na cabeça dele... Não recomendo.
DEPRESSÃO É FRESCURA??
Agora está menos comum dizerem algo desse tipo, geralmente é uma pessoa muito dura; totalmente prática, fechada, com sérias dificuldades para compreender o outro, para pensar dessa forma. Uma pessoa que abandona prazeres da vida, perde o emprego, sobretudo com um passado de batalhas, não teria motivos para ter uma frescura que o prejudicasse tanto. Independente de eu ser psicólogo, a medicina tem vários estudos e comprovações do quanto a psiquê / emoções contribuem para um problema físico, fiquemos com um bem conhecido: gastrite, também chamado de gastrite nervosa.
EM 1º LUGAR DEUS, 2ª A FAMÍLIA, 3º O EMPREGO - É mesmo?
1 - Geralmente é o inverso; 2 - para algumas pessoas a família (o filho preferido, ou o único) é que vem em 1º lugar; 3 - e algumas outras de fato Deus em 1º, mas emprego pode vir em 2º... Geralmente esse tipo de fala é algo que se imagina o "certo", por isso se reproduz pois acredita que será bem visto.
O IDEAL É VIVER O AGORA!! - Será?
SIM: Quando você vive intensamente o momento, você o usufrui melhor, vivencia-o de forma mais plena:
NÃO: Quando se vive o agora, basicamente se perde os aprendizados e coisas boas do passado, e o mais importante, se perde a esperança (futuro), além de não se tomar precauções para um futuro "que não existe", como não pagar seguro saúde, aposentadoria, etc.
Uma hipótese a respeito dessa crença, seria querer se afastar de sofrimentos do passado e preocupações (do por vir). Nesse caso até pode ajudar em um primeiro momento, contudo a pessoa precisaria viver em defesa de si, sempre, ao invés de se fortalecer e conseguir lidar melhor com dificuldades da vida que sempre vão aparecer.
SÓ O AMOR NÃO BASTA:
Sim, isso é totalmente correto! Para um relacionamento saudável, gostar/amar é simples, o importante é cuidar, o trabalho que isso demanda e, o esforço consciente dessa situação. Um filho/cônjuge/amigo nãose dará bem "de graça", é preciso dedicação!
SUPERAR OS LIMITES:
Impossível. Quando há um limite, não há como superá-lo. Por exemplo dormir 4 horas por dia, depois três, depois duas; permanecendo saudável. Obviamente que essas palavras são no intuito de o indivíduo se superar; o problema é que muitas vezes não se sabe seus limites, e se frustra com resultado menor que almejado.
Não existe 'desesperança', proponho que sempre somos esperançosos. O que ocorre é: A) uma diminuição da esperança, de que realizará temas bons, B) na depressão grave imaginar que morrerá e deixará de sofrer, C) numa depressão se cuida indo no médico e psicólogo. Em todas elas terá o sentido de ganho, ou seja, há esperança.
O viver só é possível no sentido-da-esperança / confiança. Uma vida sem sentido, é ausente de esperança, logo é insuportável, pois não faz sentido vivê-la, por não haver esperança; ou seja, a visão do futuro é 100% dolorosa sem algo que o justifique.
Sem esperança a vida é insuportável.
Como escreveu Viktor Frankl, citando Nietzsche: "uma vida sem sentido fica insuportável".
Eu proponho que vivemos no 'Sentido' da 'Esperança', até quem está seriamente depressivo.
Sem confiança a vida é inviável.
Temos a tendência a confiar em nós, nos outros e no existir. Isso é construido (mais - ou - menos) em nossa relação quando bebês com nosso tutor(geralmente a mãe); quem nos favoreceu o amadurecimento para o existir e nos deu sentido como nos mostra Winnicott e Heidegger.
Deus certamente não estava fazendo uma experiência com minha fé nem com meu amor para provar sua qualidade. Ele já os conhecia muito bem. Eu é que não. Nesse julgamento, ele nos faz ocupar o banco dos réus, o banco das testemunhas e o assento do juiz de uma só vez. Ele sempre soube que meu templo era um castelo de cartas. A única forma de fazer-me compreender o fato foi colocá-lo abaixo.
Um sonho de uma criança é uma reação a uma experiência do dia precedente, a qual deixou atrás de si uma mágoa, um anelo, um desejo que não foi satisfeito. O sonho proporciona uma satisfação direta, indisfarçada, desse desejo.
É indiferente o que pensa o mundo da experiência religiosa: aquele que a tem, possui, qual inestimável tesouro, algo que se converteu para ele numa fonte de vida, de vida e de sentido e de beleza, conferindo um novo brilho ao mundo e a humanidade.
O sucesso não tem cara, idade, sexo, experiência nem esteriótipo. Quem duvida da capacidade de alguém, pode perder grandes oportunidades de revelar novos talentos.
Ainda que os dias pareçam difíceis sempre hávera algo para ser grato. Celebre ao menos sete motivos de gratidão.
MELANCOLIA DE ANIVERSÁRIO
Não se ressinta com sua nova idade, os anos passam para todos, e os únicos que não envelhecem são aqueles que não tem essa oportunidade: os que morrem cedo demais.
Aceitemos a realidade: os dias, meses e anos sempre correrão cada dia mais céleres, mas a idade é mera ilusão da mente, o envelhecimento e a maturidade são dádivas de Deus. Eles nos permitem evoluir e ter uma nova oportunidade de reconstruir, fazer diferente a cada dia e refazer nossa história a cada amanhecer, ser mais e melhor sempre.
Por que se entristecer pelo que já foi, sonhou ou desejou e não pôde ter? O segredo da realização é aprender com o passado e se felicitar por sua trajetória vencedora, rir de seus erros e quedas de 5, 20 ou 40 anos atrás.
A maior preocupação deveria ser transformarmo-nos no adulto que a criança ingênua e sonhadora de ontem, que via o mundo em cor de rosa e com simplicidade, teria orgulho de se tornar e se espelhar. Independente das rugas, cicatrizes ou cabelos brancos que isso custe.
Nosso corpo nos conta a nossa história escrita no livro da vida, as linhas e vincos no rosto provam que sorrimos e fomos felizes, os quilos a mais que ganhamos e as celulites, dizem que tivemos comida em fartura e boas bebidas, os olhos cansados nas falam que adquirimos conhecimento, lemos lindas palavras e vimos a beleza da vida.
O corpo que cada dia se mostra menos rijo e forte, ensina a aproveitar melhor suas energias, canalizando-a para o que realmente é importante e prazeroso.
Os fios brancos são a prova das dificuldades encaradas e superadas, dos dias difíceis aos quais sobrevivemos, a dor, o pranto, a mágoa e o desgosto que não nos mataram e nem matarão, ecoam as vitórias e derrotas, que ambas nos ensinam valiosas lições.
As estrias ou barriga mais flácida relatam que fomos receptáculo da vida e testemunhas de um milagre da natureza.
Sonho acima de tudo com o dia em que teremos direito de envelhecer felizes, sem pesares e sem cobranças. Sonho com um mundo em que as crianças possam e queiram ser crianças.
Vivo por um mundo onde a violenta ditadura da beleza não faça tantas vítimas, e não cause tanto sofrimento com padrões inalcançáveis de perfeição absurda.
Luto para que o passado não seja um fantasma agourento na vida, e que eu aprenda a me perdoar e aceitar.
"Nem todo mundo é igual a você"
Sei que todas as pessoas são impares, cada uma com suas particularidades, sei que meu "Eu" não agrada todo mundo, e talvez não agrade você, então mantenha distância, saiba que no mundo existem mais de 7 bilhões de pessoas, escolha algumas delas para fazer parte do seu círculo, meu eu é muito feliz em não ser todo mundo.
Eu já tive medo dos 40 anos, já me senti insegura por me tornar mulher madura, achei que acabaria o encanto, causaria pranto, choraria. Hoje vem a vida e me diz: olha como você é linda e feliz! Quem diria que eu amaria ❤.
A mulher quando completa 40 anos chega em um dilema. Sua alma ainda está com um pé na adolescência. A impressão que temos é que chegamos em uma idade que não nos pertence. A não ser pelo amadurecimento, aliás, a grande vantagem! A visão, a pele podem não ser mais as mesmas, mas nos tornamos seguras de si! Seres totalmente adaptáveis, podemos encarar tanto uma reunião de executivos quanto uma festa descontraída, sem perder a naturalidade. E melhor, continuamos em constante aprendizado, mas sem esquecer que temos muito a ensinar também! Chegar à idade da loba hoje não significa mais ter crises existenciais, e sim ter a consciência da Top Loba que nos tornamos!
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp- Relacionados
- Depois dos 30: reflexões sobre a maturidade e a vida adulta
- Mensagens de maturidade que mostram o poder do tempo e da experiência
- Reflexão aos 50 anos de vida: frases sobre a jornada de aprendizado
- Frases de aprendizado e experiência
- Frases de homem maduro que mostram o poder da experiência
- Poema Maturidade
- Experiência