Matrimônio
Casamento é algo extremamente importante e que deve ser levado a sério. É triste saber que existem pessoas que tratam esse matrimônio com falta de respeito.
No casamento ou no namoro só existe amor quando existe cumplicidade, e não dependência. A cumplicidade promove harmonia, companheirismo e entendimento, enquanto a dependência descaracteriza qualquer forma saudável de relacionamento.
Para além dos homens
Elas não criam
nas freiras, desalmadas, esperando um esposo que não vem.
Não criam nos curas,
travestidos em suas rendas e solidões;
menos ainda em um deus pudico.
Elas não.
Queridas elas,
seus beijos foram ouvidos no altar
e os seus gemidos romperam a disciplina da prisão.
Não lhes detiveram os homens.
O erro de quem se casa, é pensar que, o casamento é automatizado, um dínamo, uma engrenagem que roda sozinha. Se não cuidar perde a conexão, a energia finda, as engrenagens travam.
Ter alguém bom é uma dádiva, ter alguém ruim é um inferno, o problema é que a maioria das pessoas se acostumam em ter pessoas assim, e para ambas situações se acostumar é horrível.
Por mais que a densa cortina da materialidade, da fugacidade, da mesquinhez e do relativismo, mais presentes na contemporaneidade do que em qualquer outro período, tente ofuscar o horizonte fulgurante do matrimônio, jamais o conseguirá, pois o amor que o fundamenta derruba barreiras e não conhece imposições.
Eis a importância e até mesmo a solenidade de que se reveste este momento, em que o querido casal, tomado de incontida felicidade, quer exteriorizar e comunicar aos parentes e amigos o vigor e a pujança dos laços afetivos que, passados tantos anos de relacionamento, se encontram consolidados, fazendo dos dois uma unidade indissolúvel.
Casei, mas nunca deixei de ser solteiro. No mais, se agora somos uma só carne, por que não a sinto em mim?
30 anos de casados! Eh realmente muito! muito tempo de historias, muito tempo de cumplicidade, muito tempo de carinho, muito tempo de afeto, muito tempo de convívio, muito tempo de tolerância, muito tempo de amor, um para com o outro, um verdadeiro exemplo de união. Certa vez perguntei a um homem já grisalho pelo tempo, com seus 70 e poucos anos, qual era a chave para um relacionamento feliz e duradouro? tendo vista que a união deste senhor é um exemplo ainda maior, ele me respondeu, olha Esdras, são muitas as qualidades que se deve possuir, e todas seraão exigidas com o passar do tempo, algumas se possuí outras se aprende ao longo do caminho, mas tem uma que se você não tiver, não importa qual o tipo de relação você queira construir (amizade, fraternidade ou matrimonio) não dará certo! A chave é o respeito em primeiro lugar, guardei isso em minha memória por muitos anos, sem se quer comentar com alguém. Já os considero um casal experiente na vida conjugal, pai e mãe, estas palavras que ouvi do meu noninho Ernesto Stédile, horas antes da comemoração de sua bodas de ouro. Esse dia foi um marco pra mim. E vejo o sucesso de vocês dois não só como casal, mas como pai e mãe, por que ambos tem como base o respeito mútuo. Parabenizo vocês por construírem essa historia tao bonita e agradeço a Deus por fazer parte dela.
Não há uma regra universal para a felicidade na vida conjugal, existe sim princípios que quando aplicados em comum acordo pelo casal facilitarão a boa convivência.
A contraditória vida de quem deseja evitar cair em tentações rezando o pai nosso e vive facilitando, isso nos deixa perplexos. O amor é prudente em decisões constantes e decisivas. Palavras de Jesus alertam para não cairmos em tentações, não é as provocar a ponto de minar o amor de Deus e ao próximo com situações que comprometem. A tentação verdadeira é aquela que, mesmo com a permissão de Deus, surgir quando menos esperamos e não quando você mesmo provoca, fazer isso é tomar o lugar do tentador! A tentação nos testa a partir de dentro da alma, sempre numa medida que livremente podemos dizer "não" e provar o amor a Deus que passa pelo próximo. Amemos, vale a pena!
A divina dádiva do amor entre dois corações é tecida por Deus, um laço abençoado a florescer no matrimônio. Homem e mulher foram esculpidos para dançar juntos na melodia do destino. Nos breus mais árduos, é o amor que entrelaça suas almas, mantendo-as una e fortemente alicerçadas.
Num momento de exaltação, o cônjuge diz coisas que não queria dizer, diz coisas que não podia dizer, mas disse; não há como desfazer, mas há como perdoar.
Conselho Matrimonial
1 - Se estiver solteiro, não case;
2 - Se estiver casado, não separe;
3 - Se estiver separado, siga o n° 1.
Obs. Você pode até não querer seguir o meu conselho; mas de uma coisa eu tenho certeza: Você se encaixa num desses três.
Nenhum sentimento de um amigo nesta vida supera e alcança o amor matrimonial.
As bençãos consagradas .
Apelo pelo entendimento ao evangelho.
O amor na sua totalidade
Homem e mulher , ai esta a força do Sacramento deixado por ele.
Simone Vercosa .
