Martinho Lutero

Cerca de 100 frases e pensamentos: Martinho Lutero
Martinho Lutero (1483-1546) foi um sacerdote católico, alemão, o principal personagem da Reforma Protestante realizada na Europa no século XVI.

Às vezes quando você olha para o abismo, ele olha de volta para você.

Martinho Lutero

Nota: Frase do filme "Lutero"

(...) Se nossos pecados pudessem ser removidos por nossos próprios esforços, que necessidade haveria para o Filho de Deus ser dado por eles? Visto que Cristo foi dado por nossos pecados, é lógico que eles não podem ser afastados por nossos próprios esforços.

⁠Eu simplesmente ensinei, preguei e escrevi a Palavra de Deus; não fiz mais nada. A Palavra fez tudo.

"Os livros que lemos devem ser apenas placas de sinalização na estrada apontando o caminho direto para as Escrituras. Se andamos de livro em livro e não chegamos nas Escrituras, esses livros não são boas placas sinalizadoras, porque eles nos apontam para mais placas, e mais placas (livros, livros, livros) - e não para o destino - As Escrituras. A Escritura e só ela é a nossa vinha, na qual todos nós devemos trabalhar até a fadiga. "

A maior força de uma cidade é ter muitos cidadãos instruídos.

Martinho Lutero

Nota: citado em Lutero e Libertação, Walter Altmann

⁠É totalmente insuportável que numa igreja cristã um queira ser superior aos outros.

⁠Sermão sem unção endurece o coração.

" O homem passou da fé a incredulidade e da adoração idolátria."

Não há sociedade, relacionamento ou intercâmbio mais amoroso, amigável e encantador do que um bom casamento.

Por justiça teria sido necessário
encomendar-lhe [para Maria]
um carro de ouro
e conduzi-la
com quatro mil cavalos,
tocando a trombeta
diante da carruagem,
anunciando:

"Aqui viaja a mulher bendita
entre todas as mulheres,
a soberana de todo o gênero humano".

Mas tudo isso foi silenciado;
a pobre jovenzinha segue a pé,
por um caminho tão longo e,
apesar disso, é de fato
a Mãe de Deus.

Por isso não nos deveríamos admirar,
se todos os montes tivessem pulado
e dançado de alegria.

Martinho Lutero

Nota: cf. escritora evangélica M. Basilea Schlink, Revista Pergunte e Responderemos nº 429

⁠Meu Deus, como podemos ser tão cegos a ponto de não levarmos esse amor a sério? Pois quem poderia ter imaginado que Deus se humilha tanto assim a aceitar aquilo que fazemos aos pobres como sendo feito a ele pessoalmente? Assim, o mundo está cheio de Deus. Em todos os becos, bem à frente de sua porta, você encontra Cristo. Não fique aí parado, olhando boquiaberto para o alto, dizendo: "Pois é, se eu só conseguisse enxergar o Senhor nosso Deus, uma vez que fosse, como eu não estaria disposto a servir-lhe de todas as formas possíveis!" Você mente, diz João em sua epístola (1Jo 4.20), pois diz que ama a Deus e odeia o próximo que passa necessidade bem à sua frente.

O pecado não é cancelado pela vida legal, pois ninguém é capaz de viver de acordo com a lei. A lei revela culpa, enche a consciência de terror e leva os homens ao desespero.

Pregam doutrina mundana os que dizem que tão logo tilintar a moeda lançada na caixa, a alma sairá voando.

Eu esqueço tudo sobre Cristo e Deus quando eu me encontro nestes pensamentos e de fato chego ao ponto de imaginar que Deus é um velhaco. Nós devemos ficar no mundo, no qual Deus é revelado para nós e a salvação é oferecida, se nós cremos nele. Mas ao pensar sobre predestinação, nós esquecemos de Deus… Contudo, em Cristo estão escondidos todos os tesouros (Cl 2:3); fora dele tudo está trancado. Então, nós deveríamos simplesmente recusar discutir sobre a eleição. Tal disputa é tão irritante para Deus que ele instruiu o Batismo, a Palavra dita, e a Ceia do Senhor para agir contra a tentação de se engajar nisto. Nestes, devemos persistir e constantemente dizer, eu sou batizado e acredito em Jesus. Eu não me importo nem um pouco sobre a predestinação.

Martinho Lutero

Nota: citado em What Luther Says, Ewald Plass

A lei de Deus, a doutrina mais salutar [benéfica] da vida, não pode fazer avançar os seres humanos em seu caminho para a justiça, mas sim os impedir.

"Nenhuma religião há, em toda a terra, que ensine esta doutrina da justificação; eu mesmo, ainda que a ensine publicamente, com grande dificuldade a creio em particular."

"Enche-me de espanto não ter plena confiança em minha doutrina. Por causa dela tornei-me inimigo de mim mesmo, enquanto os meus discípulos pensam sabê-la na ponta do dedo."

Temo que sejamos seduzidos em boa intenção, até que no fim também nós nos afastemos do Evangelhos em negócios puramente mundanos.

⁠Diante da Palavra todos precisam ceder.

⁠Cristo não apenas tirou os pecados de ALGUNS homens, mas também os TEUS e os de TODO O MUNDO. A oferta foi feita pelos pecados de TODO O MUNDO, embora TODO o MUNDO NÃO CREIA.