Marta Medeiros Elegancia do Comportamento
Os distúrbios emocionais que dominam o comportamento das pessoas de nossa sociedade tem gerado quebras de aliança precoce, traições em todas as áreas sociais e doenças psicossomáticas e físicas e consequências danosas no relacionamento social.
O egocentrismo tem dominado o coração das pessoas cujo comportamento é individualista e muitas vezes pessoas desta estirpe envolvem inocentes no seu plano de fuga, sem se importarem com as consequências que poderão vitimá-las ao descontentamento.
A noite é o melhor momento para
refletirmos sobre nós mesmos, nosso comportamento,
nossos deveres, nossas relações afetivas, nosso dia, nossas
saudades... e principalmente agradecer... por podermos
ter a capacidade para refletir.
"Os terapeutas ou treinadores só podem ver uma ponta do comportamento do cliente. O cliente vai nos mostrar emoções e sentimentos e o que está por trás, o que está mascarado, é o que vamos trabalhar." Virginia Satir
Tenho estudado o comportamento humano nos últimos 11 anos e percebi que as pessoas se motivam sempre em duas direções opostas: para evitar a dor ou para buscar prazer. As pessoas medíocres se movem sempre comandadas por três fatores dominantes: pelas experiências do passado, pelas emoções do presente ou pelo ambiente, e de alguma forma, essas pessoas nunca conseguem agir com um nível elevado de controle sobre as suas decisões e sobre as respostas de suas ações. É lógico que existem as pessoas que escapam das estatísticas e conseguem controlar a própria vida, e construir de forma inteligente o próprio destino, mas é uma verdadeira minoria. Mas por quê? Será por que essa maioria não usufrui de sorte? Será por que essa maioria não usufrui de conhecimento? Será por que essa maioria não usufrui de berço, ou de outras pessoas que possam ajudá-las com conselhos e ensinamentos sábios? Claro que todas essas coisas ajudam, com a exceção da sorte, que tem que ser criada pelo uso correto do seu poder de decisão. Porém, acredite, o importante para uma pessoa se mover rumo as próprias realizações, é encarar as adversidades de frente, e, sobretudo, crescer, se desenvolver e evoluir, se tornando muito maior do que qualquer adversidade. Você deve sempre abençoar tudo aquilo que deseja, e a melhor forma de fazer isso é tomar as decisões certas, e realizar as ações que satisfaçam os seus valores de vida mais profundos, e que ajudem a fortalecer as suas crenças mais prósperas.
Atitudes são tomadas a partir de um comportamento ou um fenômeno, e como tudo na vida muda, as atitudes mudam junto com o fenômeno, agora vem de você mudar para melhor ou piorar a situação!
As vezes você vai analisar um comportamento, uma atitude, uma palavra, e só vai conseguir dizer a si mesmo
- porque existe pessoas assim ?
Então ouvirá o silêncio, não encontrará resposta.
O grande problema de certos comportamentos não é exatamente o comportamento mas a dor que ele tenta aliviar.
Penso que cada um de nós temos um comportamento. Somos formados de caráter e personalidades e não vamos andar por ai satisfazendo nossos anseios procurando pessoas “perfeitas” Ninguém vai mudar para nos satisfazer, ninguém será tão dócil , gentil , romântico, certinho, de palavras macias...Somos o que somos , e não o que querem que sejamos!!
O conselho é que deixemos que cada um seja o que foram designados para serem nesse mundo e que estejamos ancorados em nós mesmos.
É bom que as expectativas sejam direcionadas para dentro de nós e que sejamos o que outros talvez não podem ser!!!
