Mario Quintana Frases de um Amor Corespondido
Cuidado com o que você permite em sua vida. Não se acostume com amores, afetos e amizades pela metade.
Decidi alimentar o “eu” que eu mesmo criei e deixar o “eu” dos outros sem alimento, cada dia que passa ele ficará inevitavelmente menor, mais fraco e mais feio...
Quem não consegue suprir suas necessidades básicas, não está em condições de cuidar de uma outra pessoa.
Não tenhas medo de mergulhar no desconhecido. Pode parecer perigoso, mas jamais saberá o que há lá se não pular no oceano.
Ninguém pode ensinar ninguém a criar; na melhor das hipóteses, podemos aprender a ler e escrever. O restante precisamos ensinar a nós mesmos, tropeçando, caindo e levantando sem cessar.
Na civilização do espetáculo, o cômico é rei.
Quando eu voltei nem quis acreditar
Aquela casa, o meu lugar
Tudo era igual na aparência
Nosso jardim
O tempo maltratou
Mas ainda havia flores
Que você plantou.
A boa literatura cria pontes entre pessoas diferentes, fazendo-nos gozar, sofrer ou nos surpreendermos, nos une sobre as barreiras das línguas, crenças, usos, costumes e preconceitos que nos separam.
Seríamos piores do que somos sem os bons livros que lemos, mais conformistas, menos inquietos e insubmissos, e o espírito crítico, o motor do progresso, nem sequer existiria.
Vale a pena viver, nem que seja só porque sem a vida não poderíamos ler nem fantasiar histórias.
Inventamos as ficções para podermos viver de, alguma maneira, as muitas vidas que queríamos ter, quando apenas dispomos de uma só.
Ler é protestar contra as insuficiências da vida.
Aprendi a ler aos cinco anos (...) Foi a coisa mais importante da minha vida.
A literatura cria uma fraternidade dentro da diversidade humana e apaga as fronteiras que erguem entre os homens e mulheres a ignorância, as ideologias, as religiões, os idiomas e a estupidez.
Eu sei que a amo porque já vi sua raiva seus mais hábitos, suas crenças absurdas e suas contradições, e mesmo assim estou com ela. Todos podem amar um por do sol e a alegria, apenas alguns são capazes de amar o caos e a decadência.
Paulo Freire jamais seria contra que alguém contra ele fosse. O que ele seria contra é que quem contra ele fosse e não pudesse ser contra ele.