Mais que uma Mao Estendida
RESTO DE POVO
Demétrio Sena - Magé
Há um povo que foge do saber,
uma gente que busca ignorância,
quer viver de mentira e de aparência
pra sentir sua treva dominar...
Um rebanho nascido para o caos;
multidão num estouro indefinido,
no desfile dos maus; dos imbecis
que o cupido das sombras seduziu...
Tem um resto indizível de país,
muita rês infeliz que vai ao nada
e rasteja sem alma e coração...
Alegria infeliz e sem sentido;
esse povo esquecido por si mesmo
tece a teia da própria estupidez...
... ... ...
Respeite autorias. Isso é lei
DESDE QUANDO NÃO SEI
Demétrio Sena - Magé
Sempre tive uma dor que não posso explicar;
também sinto saudades de nada e ninguém;
tenho vastas lembranças do que não me lembro,
como quem se perdeu do coração e a mente...
Trago muitas tristezas que não sei por que;
lambo tantas feridas que nem vejo em mim;
há um fim sem começo, muito menos meio
em minh'alma cansada porque não se cansa...
Eu me olho no espelho sem saber quem vi,
porque nunca vivi e mesmo assim sou velho
de jamais ter nascido no vão de quem sou...
Na verdade não sou no mais fundo em meu ser,
por morrer desde quando me notei brotar
neste chão que não sinto nas plantas dos pés...
... ... ...
Respeite autorias. Isso é lei
CECI
Demétrio Sena - Magé
Anteontem ouvi uma linda canção antiga - e memorável - do cantor e compositor Roberto Carlos, mas cujo início considero deplorável, quando afirma: "Você foi a melhor coisa que eu tive".
A melhor coisa que já tive na vida é a Ceci. Ceci não é uma pessoa. É uma bicicleta bem antiga da Calói, que um amigo sabedor de minha paixão por antiguidades me deu. Ela roubou o status de outra velha bicicleta, da Monark. Eu jamais diria que uma pessoa é ou foi a melhor coisa que tive ou tenho.
Chamaria dessa forma qualquer traste humano, como chamo aquela coisa lá de Brasília... mas as pessoas que amo, amei ou mereceriam meu amor, se as conhecesse, não são coisas.
A DESRECEITA DO AMOR
Demétrio Sena - Magé
Não é uma só carne. Nem um só espírito. A máxima bíblica nunca deu certo. Faltou senso de realidade à inspiração do escritor. Também a máxima popular sobre almas gêmeas ou metades da mesma laranja está equivocada e sempre pautou relações abusivas de posses recíprocas. Donos um do outro. Na verdade, as relações em que ambos ou, pior ainda, um dos dois deixa de ser indivíduo falham desde o começo. E se ambos continuam juntos "até que a morte os separe", é porque a própria morte os uniu. Ambos morreram como pessoas ou um deles matou o outro, para supostamente viverem até que a morte física chegue, para dar uma carta de alforria.
Na verdade, quanto mais prisão, mais desconfiança e tristeza. No amor, a resiliência não é virtude. É desespero. As religiões pregam prisão como fidelidade. Pregam vigilância e repressão como garantia de uma felicidade que nunca será real. Uniões conjugais onde cada um decide os passos, as vivências, os fazeres, as crenças e até a profissão do outro, são bem sucedidas como "tempo de casa" ou estabilidade, mas mal sucedidas como relações de amor. Quanto mais liberdade, mais desejo de fazer o outro feliz. Quanto mais confiança, mais fidelidade amorosa e o compromisso recíproco de não trair justamente a confiança.
... ... ...
#respeiteautorias Isso é lei
SEM O SINAL DA BESTA
Demétrio Sena - Magé
Recentemente, uma jovem conhecida minha foi chamada para uma entrevista empregatícia em uma clínica médica. A primeira pergunta que lhe fizeram foi se ela era evangélica. Se a resposta fosse sim, que dissesse de qual segmento e unidade. Se fosse não, a entrevista já estaria encerrada.
Essa jovem foi membro de uma Igreja Evangélica Wesleyana. Faz tempo que se desligou. Talvez não devesse tê-lo feito, por questão de sobrevivência. Atualmente, as portas da sociedade se fecham para quem não é membro de uma igreja evangélica. São pouquíssimas as inclusões sociais, profissionais e outras, por mais preparo, competência e caráter que se tenha.
E a jovem não mentiu. Disse que não é mais evangélica nem pretende voltar a ser. Que daria o melhor de si como ser humano, social e profissional, caso fosse aceita, mas não; não diria que ainda é evangélica. Uma eventual mentira, certamente lhe daria a vaga, pois a clínica gostou muito do seu currículo, afora o detalhe da religião, mas a moça em questão jamais mentiria.
Mais uma vez, a jovem voltou sem o emprego. Ela não tem o sinal da besta. Continuará se deparando com as portas da sociedade fechadas para ela. Dificultando seu ir e vir. Suprimindo seu direito a "comprar, vender, casar, dar em casamento...".
HUMANIDADE VENAL
Demétrio Sena - Magé
Dizer que alguém é "uma pessoa muito boa" quase sempre se baseia no que ela dá, no quanto socorre, atende, favorece, "dá status" ou, em última instância (quando não tem posses) obedece; bajula; serve... lambe as botas... cultua(...).
A sociedade é cada vez mais vazia de pessoas que admiram e gostam de graça... da companhia, o sorriso, a cumplicidade, o apoio. Desaprendemos cada vez mais de valorizar os ouvidos nos quais desaguamos... os braços, nos contextos do abraço e do acolhimento... os olhos sinceros, a voz franca e firme (sem escoar na grosseria ou na soberba, em nome da franqueza)... um ombro amigo... um silêncio mais eloquente que mil palavras ditas.
Não valorizamos o de graça. Tem que ter posses para dar vantagem ou servilismo para cultuar quem tem posses. No que tange os conceitos de amor e humanidade, nós estamos muito longe do tempo da graça... ou do tempo do de graça.
... ... ...
#respeiteautorias É lei.
NEM POR FÉ
Demétrio Sena - Magé
Nem se fosse cristão, eu compraria
uma ideia de bençãos reservadas,
alegrias guardadas em armários
para servos ilustres; mais contritos...
Eu creria num Deus imparcial,
que não tem preferências, preterências
nem a "lei marcial" impiedosa
sempre a postos por erros só do outro...
E meus cultos seriam sem rompantes
de quem acha que Deus é serviçal
dos amantes venais de shows da fé...
Caso fosse cristão, não portaria,
como nunca portei qualquer certeza,
que Deus sempre seria meu mordomo...
... ... ...
#respeiteautorias É lei
AO PADRE NEUTRO
(Pela forma suspeita com que políticos incomodados pedem uma CPI contra o Padre Júlio)
Demétrio Sena - Magé
Corra um risco na vida. Prefira estar enganado, porém se manifestar. A omissão é mais vergonhosa do que o equívoco. Aprenda com o que seu colega propõe, o valor de se arriscar pelo outro. As barras da batina e da liturgia não são esconderijos dignos dos que pregam justiça.
Arrisque a fama por uma causa justa, e se você estiver enganado, mas por inocência e boa fé, terá valido sua pureza de propósito. Só não pode ser neutro e ver no que vai dar... sua neutralidade será também um julgamento... fará parte silenciosa do linchamento maciço e da condenação antecipada. Irá com a multidão, como aqueles que se juntaram, no grito e no silêncio, pela crucificação do Cristo que você prega, no porto seguro das missas.
Dúvidas propostas, ainda que por motivos duvidosos (politicopartidários, por exemplo), levantam mesmo investigações. Você não precisa estar contra a investigação... mas use a voz para dizer o que pensa. Dê a sua impressão dos possíveis buracos e das distorções que vê... sobretudo, questione as motivações possíveis da investigação de um colega inocente, ativista da justiça social, até prova em contrário.
Seu prestígio não vale nada sem a coragem de mostrar a cara fora das missas e dos palcos. Vale para você e os demais sacerdotes e lideres religiosos de todos os segmentos. Especialmente os queridos das multidões e das mídias.
Só a justiça instituída oficialmente não apenas pode, como deve ser neutra. Mesmo assim, em busca de uma resposta. Atuante pela resposta. Nós, os cidadãos, temos direito à intuição, mesmo equivocada... o dever do corporativismo vigilante, para que os poderes instituídos não façam de nós o que arbitrarem por capricho.
E você é cidadão. Famoso, porém cidadão. Cidadão líder. Esfrie um pouco as costas. Envolva-se. Quebre o silêncio acuado. Abra mão da sabedoria defensiva do seu ego, seu nome, sua fama... seu status. É um ateu que lhe fala. É uma pedra que que clama. Pense nisso e sinta vergonha.
... ... ...
#respeiteautorias É lei
NÓS CONTRA NÓS
Demétrio Sena - Magé
Há um vício de guerra espargido no vento;
uma raiva sem fundo plantada no ar;
tem um mar cujas abas pelejam sem fim
por domínios que sempre nos dominarão...
Solidões que se atacam numa fúria cega;
narcisismo e ganância que regem sentidos;
sentimentos humanos perdidos no caos
de conquistas que nunca serão mesmo nossas...
Somos nós contra nós refletidos no vão
da loucura maciça que nos faz reféns
do bordão de poder que os poderes impõem...
Porque somos escravos do fazer escravos;
nossos bravos rompantes não nos alforriam
do cinismo dos donos de nossa bravura...
... ... ...
#respeiteautorias É lei
SUJO DE FLOR II
Demétrio Sena - Magé
Ao ver o pátio de uma clínica - onde aguardava por atendimento - coberto de flores "cor de jambo" caídas de um belo jambeiro prestes a dar frutos -, minha filha Nathalia se lembrou de uma crônica minha, intitulada SUJO DE FLOR e me enviou uma foto. A lembrança ficou ainda mais forte, quando uma senhora, também à espera, reclamou daquele pátio "todo sujo de flores". Uma situação que descreve bem o que me fez escrever a crônica de anos atrás.
Diferente da senhora, um fornecedor de insumos hospitalares, que chegou logo após, decidiu aguardar pelo atendimento à sombra do jambeiro, não sem antes elogiar o cenário. Para ele, aquele pátio não estava "todo sujo de flores". Estava todo florido.Todo enfeitado de flores.
Certa vez, o escritor Isac Machado de Moura também fez referência à minha crônica SUJO DE FLOR em um de seus textos registrados em livros e redes sociais. As estatísticas estão boas. Somos minha filha, o Isac, o vendedor e eu "versus" aquela senhora ingenuamente anti-flores. Podemos nos unir e plantar um jambeiro em cada coração humano, para que todos entendam a magia de ficar sujo de flor.
... ... ...
#respeiteautorias É lei
MINI-TRATADO SOBRE A INVEJA
Demétrio Sena - Magé
Pode não ser inveja, e sim, uma sóbria e silenciosa admiração sem interesse; por isso mesmo, sem excesso de aproximação e procura. Ou pode não ser inveja nem admiração, mas um tanto faz: a pessoa não dá bola para o que você tem ou quem você é... por isso não estende um tapete vermelho aos seus pés. Você precisa conviver com a ideia de que alguém (ou ninguém) tem inveja de você. A inveja de quem consegue não ter inveja pode corroer suas vísceras. Isso tem cura. Procure ajuda profissional.
... ... ...
Respeite autorias. É lei
PARA REFLETIR DESARMADO... NÃO DESALMADO
Demétrio Sena - Magé
Só a igreja é uma igreja.
Só a mesquita é mesquita
o tempo inteiro.
Só uma tenda religiosa
ou um terreiro religioso
é uma tenda; um terreiro.
Local de culto é irmandade.
Ambiente de trabalho,
se não falho na memória,
é uma sociedade...
a escola é uma sociedade...
é uma sociedade o clube...
são sociedades os transportes.
Os hospitais, galerias,
teatros, cafeterias,
onde cada um é quem é,
no seu eu mais secreto...
no seu olhar além-teto...
sua fé ou não fé.
A família é uma sociedade,
como a nossa comunidade
ou a nossa nação...
o próprio mundo.
Só é sincero e profundo
amar sem regras e leis...
dentro e fora das greis...
não a simples irmandade.
O amor que nos salva
é o amor expansivo;
extensivo à sociedade.
... ... ...
Respeite autorias. É lei
REFLEXÃO PATERNA
Demétrio Sena - Magé
Ninguém escolhe o pai que terá. Ser filho é uma sorte favorável para uns, desfavorável para outros... na verdade, para maioria, sobre ter pai. Aliás, o número de filhos que nunca teve um pai, de fato nem de mentirinha, consanguíneo nem adotivo, é imenso. Infelizmente, há casos em que não ter a presença de um pai é melhor do que ter. É aí que tantas mães viram pais, o que não é comum vice-versa.
Ser pai é uma escolha. Essa escolha não pode ser apenas a de fazer uma filha, um filho. Ela deve ser intensa e verdadeira, do fazer ao criar, com afeto; provisão; orientação; acompanhamento presente, com todas as responsabilidades que acompanham o amor. Não entendo como alguém escolhe ter filho e não ser pai; "modelar" simplesmente, um ser humano, e não cuidar. Deixar de lado, abandonar ou ser presença negligente. Muitas vezes brutal; violenta; opressora.
Não chamo de abandono a separação da mãe, e sim, ao tornar essa essa mãe sua ex-mulher, também transformar o filho, a filha em ex-filho; ex-filha. O mundo está cheio de órfãos de pais vivos. Também há mãe que abandona, mas o número de pessoas criadas apenas pela mãe é incontável. São milhões que não têm ao lado nem nos registros de nascimento, a referência do pai. Só conhecem mãe.
Sonho com um tempo de mais filhos felizes. Mais pais presentes, em todos os contextos e sentidos. E de menos dias dos pais que só servem para muitos lamentarem ausências paternas ou presenças que seriam melhores como ausências. Espero que as minhas falhas como pai, até então, ainda estejam naquele grupo das que fazem um homem "passar raspando" em suas provas finais
...
Respeite autorias. É lei
DATA
Demétrio Sena - Magé
Uma data me deixa sem voz e sem vez,
porque ser "todo mundo" é difícil pra mim;
dizer sim onde os olhos não dizem o mesmo
e minh'alma está longe do que podem ver...
Não me falta esse amor popular do momento,
só não sei atender à demanda maior
de fomento verbal ou de gestos em massa,
porque sinto vazio quando tudo é cheio...
Essa data me aborta de fora pra dentro,
põe o centro do nada em meu olhar pro mundo;
o meu peito se sente velho cais do caos...
Minha data profunda não vibra nos olhos,
não afloram nos lábios ou à luz dos dentes
as enchentes de luzes que não me alumiam...
... ... ...
Respeite autorias. É lei
COMO TODA FÉ PRESCREVE
Demétrio Sena - Magé
O ateísmo não é uma forma de crença. É uma não crença. Como não crença, não é uma certeza: não acreditar não é o mesmo que saber que não existe, não há ou não é. Seria uma forma torta de fé, ter a certeza de que Deus não existe. Ou aquela certeza inversa do invisível; do intocável; do impossível de provar, absurdamente, como inexistência. Como desmentir o que acreditam pela fé, sem nenhuma exigência científica ou de qualquer outra natureza? Como alguém poderia provar uma não existência?
Em meu ateísmo, sei apenas que não sei de nada, e vejam só: ainda plagio Sócrates, ao confessar meu não saber. Isso prova o quanto não tenho qualquer bagagem para desqualificar a fé no Possível Deus, em deuses, em sobrenaturais. Além de tudo, meu ateísmo não nasceu de uma grande agonia, uma busca incessante ou qualquer frustração de natureza espiritual. Nasceu e cresceu de uma tranquilidade pessoal; da falta estrutural de uma necessidade íntima dessa busca de apoio extra-terreno.
Nada comove ou converte quem é bem resolvido com as agonias e desventuras do ser humano. E para mim, seria injusto e cruel "descomover" e "desconverter" quem achou esse justo e confortável sentido de seguir. Pregar o ateísmo seria criar o caos absoluto, para convidar pessoas a perderem o sentido que um dia encontraram e saltarem nesse abismo sem a garantia fantástica da fé no sobrenatural. Ateísmo é construção intima e lenta, não induzida. Um ateu não é um pastor do caos.
Que haja respeito recíproco sincero a todos os de fé. Aos que vivem realmente a fé (qualquer fé, em quem ou quê), de boa fé... e haja paz entre as diferentes crenças que se respeitam entre si e também respeitam as não crenças, como toda fé prescreve... como todo livro sagrado manda ou orienta... como todos os dias deveria ser, pela construção e a permanência de um mundo realmente melhor... e o tal de mundo melhor deixe de ser apenas um bordão atado aos interesses de cada um.
... ... ...
Respeite autorias. É lei
UMA VEZ
Demétrio Sena - Magé
Já teria sentido que feri bem fundo
e tentado lembrar quantas vezes o fiz;
pararia um segundo pra pensar melhor,
que ferir tantas vezes pode ser fatal...
Quem tem sempre razão e justificativa
ou se auto perdoa com base no brio,
seguirá prisioneiro do espelho enganoso;
nunca vai sentir frio na própria frieza...
Eu teria encontrado coragem medrosa
de quebrar o silêncio como jamais feito
e achar um defeito em minha perfeição...
Afinal correrei o meu risco temido;
ficarei espremido na sombra vezeira;
ousarei estar certo esta única vez...
... ... ...
Respeite autorias. É lei
NUDEZ
Demétrio Sena - Magé
Temos corpo; não tê-lo é que seria
uma coisa imoral; despudorada;
todo dia nos vemos como somos
(não há nada profano à flor da pele)...
Tudo bem; nossas roupas nos adornam,
mas a nossa beleza rompe as tendas;
os recortes nos mostram sob os panos,
pelas fendas de zíperes; botões...
Somos corpos que os braços insinuam
(nossos rostos, as mãos e os joelhos
são espelhos do quanto renegamos)...
Nosso espírito é corpo da fachada;
a nudez é sagrada; sacrossanta
e o corpo é o espírito carnal...
... ... ...
Respeite autorias. É lei
SE DEUS EXISTE
Demétrio Sena - Magé
Se Deus existe, Ele não precisa me abençoar com uma coisinha cá, outra lá, nem com uma "coisona" que vá satisfazer à minha vaidade ou amenizar uma dor que sinto. E sinto, porque não tive a benção de não sentir... por que então a do alívio? Dor não dura mesmo para sempre; uma hora passa. Tenho 64 anos de vida e nunca morri, até agora. Quero mesmo a benção de jamais morrer? Um dia morremos, depois
Caso exista, Deus bem que podia dar uma benção, em definitivo (não a de uma migalha hoje, outra depois de amanhã), às mães prestes a perderem seus filhos pra fome, a violência ou a enfermidade. Não o consolo posterior, porque mãe que perde filho não tem consolo; isso não é benção. Ela finge se consolar na fé imposta pelas ameaças religiosas, porque "só Deus sabe o que Deus pode fazer" contra quem não O teme o suficiente para não ter fé Nele.
Dispenso a benção do carro, a mansão, o iphone ou a viagem internacional que o Possível Deus pode me dar. Peço que Ele ponha sua Imensa Mão na consciência e dê à criança abandonada o retorno da mãe, o pai curado do alcoolismo, já que não conseguiu dar a benção de impedir o abandono. Que abençoe as vítimas das guerras com o fim das mesmas, uma vez que não foi Capaz de impedir o início de cada uma delas; todas inspiradas Nele mesmo e seus profetas, lá no terrível Velho Testamento Bíblico.
Pediria pra Deus, que Ele fosse Perfeito em abençoar a todos, linearmente. Paliativos, esmolas, pessoas que auxiliam "como podem", mas não podem proporcionar algo definitivo, não são bençãos. Precisar de benção para sobreviver aos pedaços; comer agora e depois precisar de novo de quem socorra; ser curado "milagrosamente" da doença que não foi impedida por uma "benção preventiva"... nada disso é uma benção.
Mesmo assim, se Deus existe Ele não precisa me dar mais do que tive nos últimos anos... dar mais e mais, para eu mostrar aos "menos abençoados" que estou entre os santos prediletos. Como bem, minha saúde abalada não me abala, vivi mais de seis décadas até agora, realizei sonhos importantes e tudo sem fé, sem religião, sem gritar que "Deus" É Lindo e Forte ou É O Cara. Nunca fui rico nem pude conhecer o Egito, mas não tenho do que me queixar.
Caso Exista, que Deus abençoe os desassistidos; os que não têm grana para comprar a benção da comida; do tratamento médico e da cirurgia; de um teto digno, do agasalho, da justiça social, jurídica, humana... quiçá divina. Não precisa fazer média comigo, com os mais bem sucedidos do que eu, os dizimistas e os abençoados de luxo que repassam migalhas de bênçãos para os desgraçados.
E dê aos piedosos sinceros quase sem recursos, que sofrem junto aos seus socorridos, a benção de finalmente perceberem que ninguém precisa mais de piedade... ninguém mais precisa de uma benção suada, sangrada, espremida, incerta e pontualmente pingada. "Será que ouvi um amém?".
... ... ...
Respeite autorias. É lei
NOTÍCIA URGENTE
Demétrio Sena - Magé
Na manhã desta quinta-feira, uma bala perdida foi vítima de um formigueiro, às margens da Rodovia Rio - Magé, altura de Suruí. Fomos informados de que as formigas estão bem - e felizes, pelo achado que as alimentará por muitos dias. Isso nos faz sonhar com um tempo longínquo em que todas as balas perdidas, especialmente na cidade maravilhosa (e perigosa) do Rio de Janeiro serão açucaradas e farão bem a tanta gente; digo; formiga... tempo de muita formiga com a boca cheia de bala e nenhum ser humano com a boca cheia de formiga. Só assim poderemos brincar livremente com as palavras... sem nenhuma ironia.
... ... ...
Respeite autorias. É lei
LUA INTERROMPIDA
Demétrio Sena - Magé
Não há tempo capaz de calar a saudade;
uma falta que nutre um buraco sem fim;
como sei que viver é missão nos imposta,
digo sim ao caminho e faço meu melhor...
Mas não há um só dia sem saudade sua,
na certeza do tempo que não foi bastante
para vermos a lua com todas as fases,
após todas as fases de tantas vertigens...
Foram poucos os anos de colo tardio;
sem aquelas corridas por sobrevivência,
contra o frio, a doença e a fome total...
Seu amor foi o mundo que valeu a pena;
foi a nossa vontade maior de vencer
e viver por mais tempo nossa lua nova...
... ... ...
Respeite autorias. É lei
- Relacionados
- Frases de alegria para inspirar e tornar o seu dia mais feliz
- Frases para conquistar uma mulher e impressioná-la
- Frases de aniversário para dar os parabéns (e tornar o dia mais feliz)
- Mensagem para uma pessoa especial
- Mensagem para uma amiga especial
- Frases de desprezo para quem não merece mais a sua atenção
- Uma mensagem para alguém especial
