Machado e Juca Luiz Antonio Aguiar
🌼Preciso de você🌼
Sim, eu preciso de você
Assim como as plantas necessitam da chuva para crescerem
Eu preciso de você.
Assim como qualquer coisa que é dependente de algo
Eu sou dependente de você.
Passaremos por coisas juntos
Eu sempre estarei aqui.
Não se preocupe
Eu amo a forma como você me irrita.
Eu não quero forçar nada
Vamos deixar tudo fluir
Num ritmo calmo e perene
Passe a mão em meus cabelos
Agora eles estão tão curtos.
Vai ser um prazer ter você todas as noites até o meu fim
Até a morte.
Talvez o amor seja a própria morte
Uma morte diaria.
E se as pessoas que amamos
Forem o caminho até a morte
Eu quero que você seja a minha estrada.
Até chegarmos lá,
Teremos tempo para loucuras
Brigas
Dor e amor.
Eu nunca vou esquecer de você, dos seus olhos.
Você é a melhor flor que ja nasceu no meu jardim
Eu cuidarei para você não secar, não morrer
Vou cuidar de você quando a chuva chegar
Vou te protejer e
Fazer morada em seu jardim
E quando você secar
Meu jardim nunca mais existirá
Você é a planta para a minha cura
Você é a planta mais valiosa.
O cuidado que terei, será imenso.
Eu amo a planta que agora está em meu jardim.
O sol não brilha o dia todo
Nem a escuridão é eterna, mas é certo!
Precisamos dos dois para que a vida
tenha sentido.
O bem e o mal, o bom e o ruim
O amor e a desilusão
A dor e o prazer
Sem eles a vida seria sem sal, nem açúcar
Morta, vazia
Seriamos seres pálidos e sem graça
Numa vida de escuridão sem fim.
Me altivo, a falar uma a duas vezes de algo que não me agradou, posso ate expor com prudência e divertimento, mas creia revelo sinceramente repudio a tal ato, porem sou recusante a exprimir-me pela terceira vez, após isso, apenas examino o agir, o reagir, e o repercutir de tal situação, e examinando com atenção, reúno cada façanha, cada fato, para então dar minha deliberação.
Ter iniciativa é a grande característica de um vencedor, a outra é a vontade de vencer que está dentro de sí, ligada ao motor da união e da humildade.
Vencer é alcançar etapas com a consciência de quem fomos, de quem somos, do que poderemos ser e conquistar.
As pessoas vivem buscando a felicidade naquilo que lhes trás conforto, mas o conforto está naquilo que lhe traz felicidade.
Aqui o “sangue não é nos olhos”. Aqui o SANGUE é na “BOCA”.
Sinto gosto do sucesso, do dinheiro, da minha felicidade.
A Esperança é um sentimento muito ligado ao Amor. Pois enquanto existir, sentirás vivo. Nunca deixe morrer os dois juntos. Você viverá sem um deles, mas sem os dois não haverá vida.
BEHAVIORISTA APAIXONADO
Quando a vida está repleta de punição, acrescentando estímulos aversivos e retirando os positivos, nós, ás vezes, alimentamos a frequência de esquivas e fugas, nem sempre ciente de que emitir essas repostas fortalecem nossos medos, inseguranças e padrões comportamentais inadequados. Porém é ai, no meio dessas contingências aversivas, que nos deparamos com aquele reforço positivo inesperado, com aquela pessoa que não reforça somente o meu comportamento adequado, mas também minha pessoa. Com assertividade, fala o necessário e, principalmente não me pune; expressa seus sentimentos e opiniões sem negar as minhas. E nessa relação empática - ação do organismo e modificação no ambiente - que gera comportamento, se forma uma bela relação não coercitiva, onde o reforço positivo não é mais unilateral e sim recíproco. Quando estou em privação de sua presença reforçadora, a magnitude dela aumenta de sobremaneira, aonde somente o escutar de sua voz já me faz entrar em estado de saciação. Espero ser reforçador em sua vida, e não praticar, mesmo que sejam comportamentos indiscriminados, extinção sobre você nos momentos em que você precisar do meu reforço positivo. Que consigamos aumentar os nossos repertórios comportamentais adequados juntos, e que possamos manter aqueles já instalados em nossa ontogênese que sejam reforçadores para ambos - como seu olhar sobre mim, que eliciar respondentes e me faz emitir operantes. E diminuir de frequência daqueles que nos deixam tristes. Quero que sejas meu ambiente até que chegue o momento de não podermos mais emitir nenhum comportamento.
CONTATO NA GESTAlT
Quando a nossa vida está uma gestalt aberta, buscamos no contato com o próximo uma forma de nos centrarmos. E é nesse campo cheio de pré-contatos e pós-contatos que procuramos nos atualizar, porém o que acontece quando significamos algo errado? Nesse caso, perdemos a chance de perceber pessoas únicas e cheias de potencialidades, destinando elas a tornarem-se meros fundos em nossas vidas, em vez das figuras que elas poderiam ser, mas e se nós nos permitissemos ser contatados por elas? Ai se manifesta para nós, como um fenômeno, um leque de possibilidades, onde essas pessoas introjetam em nosso ser um saber novo, e assim nós podemos ser significativos a elas, projetando a experiência adquirida ao decorrer das nossas atualizações, onde cada função do contato tornar-se uma relação “Eu-Tu” e onde as fronteiras do contato se tornam permeáveis e, por conseguinte, a semi-permeabilidade tão almejada; por fim fechando as gestalten que geram as angustias de nossas relações, isso porque finalmente aprendemos o quanto essas pessoas podem ser significativas para nós, como um insight de que a nossa existência é mais completa pela existência do outro.
BRINCANDO COM AS PSICOLOGIAS.
A mais nova anedota que iremos contar envolve dois gigantes da Psicologia, um é Burrhus Frederic Skinner, nascido em Susquehanna - Pensilvânia, em 20 de Março de 1904 e morreu em Cambridge no dia 18 de Agosto de 1990, o outro é Sigismund Schlomo Freud, nascido em Příbor em 6 de maio de 1856 e morreu em Londres no dia 23 de setembro de 1939, porém ficou mais conhecido como Sigmund Freud.
SKINNER E FREUD - A psicanálise e o desejo e o Behaviorismo e as emoções, o diálogo dos séculos.
Skinner andando pela rua avista seu principal rival Freud, e decidi falar com ele para começar a analisar as contingências. Freud avista Skinner e fica espantado, pensa se não falar com ele com certeza irá parecer que ocorreu um comportamento de esquiva ativa, se falar e ir embora Skinner iria afirmar que Freud emitiu comportamento de fuga, que dilema! É melhor Freud conversar com ele e ver o que esse rapaz anda sonhando...
Skinner e Freud encontram-se:
Skinner diz: Olá Freud, como vão as contingências da vida?
Freud diz: Vai bem, e seus desejos e sonhos, muita sexualidade?
Skinner diz: HAHAHA, você não muda mesmo em rapaz...
Freud diz: É o conflito entre as instâncias psíquicas que me deixam assim
Skinner diz: Ainda com essa teoria, rapaz...
Freud diz: E você, como vai Eros e Tanados, tudo em harmonia?
Skinner diz: Sim, tenho muitos reforços para me produzir alegria e esperança.
Freud diz: Certo, sempre sublimando seus desejos, gostei!
Skinner diz: Explique-me o que é o desejo para a sua Psicanálise?
Freud então fica assustado, mas começa a explicar sobre o desejo a Skinner...
Freud diz: Bom, o ser humano é um ser que deseja. O desejo é o nome ou a representação do que nós éramos na nossa pré-história, vivendo de instintos para sobreviver, buscando alimento, água, ou seja, vivendo de uma maneira biológica. E de repente existe um momento que o homem pode usar palavras, instrumento para modificar o mundo e a partir desse momento nasce o desejo. De maneira bem sucinta o desejo é a violência que nós, através da história de uma sociedade, cultura, psiquismo dos nossos pais, cometemos sobre os instintos humanos, essa violência é a transformações dos institutos em linguagens, fazendo, assim, nascer o psiquismo humano. O desejo é aquilo que persegue um objeto e quando esse objeto é atingido o mesmo perde a sua significação. Existem bons e maus desejos: o mau desejo é aquele que se realiza instantaneamente, fazendo que haja anulação da erotização do corpo do outro, ou seja, o desejo mau é aquele que na medida em que ele aparece ele é consumado, pois a velocidade da satisfação compromete o desejo. Porém o desejo bom é aquele que pode começar e não ter um final rápido. O maior desejo do ser humano e o desejo de ser desejado pelo outro, seja por qual qualquer motivo, apesar de achar que o principal desejo do ser humano e o de ser desejado intelectualmente. Skinner, já falei bastante de desejo, gostaria que você falasse o que é as emoções para o Behaviorismo?
Skinner diz: Ok, Freud. A emoção jamais deixará de ser um fenômeno complexo, onde encontramos a eliciação de respondentes e emissão de operantes. Não existe distinção entre sentimentos e emoções em minha visão.
Freud diz: Skinner, o que é a alegria?
Skinner diz: A alegria, como disse lá no inicio de nossa conversa, é a consequência de apresentações de estímulos reforçadores primários ou condicionados.
Freud diz: E a tristeza?
Skinner diz: A tristeza ocorre quando estamos em privação de estímulos reforçadores, ou algum deles nos é tirado repentinamente, há um término dos mesmos.
Freud diz: E a raiva?
Skinner diz: A raiva acontece quando somos expostos a estímulos aversivos primários ou condicionados, porém isso pode tornar-se medo, isso irá depender da ontogênese e filogênese, ou melhor, da contingência em questão. No medo temos uma probabilidade reduzida de ir em direção ao objeto que nos causa essa resposta emocional, há um aumento da probabilidade de nos afastarmos desse estímulo aversivo.
Freud diz: Sempre fiquei ansioso para saber o que é a ansiedade em sua visão?
Skinner diz: A ansiedade nasce quando entramos em contato com um estímulo pré-aversivo cuja há alguma ligação com um estímulo aversivo que tem grande chance de acontecer no futuro. Tirei sua ansiedade com minha resposta?
Freud diz: Sim, estou aliviado.
Skinner diz: Sabia, pois o alívio é produzido pelo destruir de estímulos aversivos ou pré-aversivos, nesse caso a sua dúvida.
Freud diz: Skinner, tenho de ir, foi bom conversar com você e trocarmos conhecimentos
Skinner diz: Igualmente, e vê se para de fumar esses charutos.
Freud diz: HAHAHA, até logo.
Skinner diz: Até um dia.
Moral da história: Apesar das diferenças absurdas entre essas teorias, pois uma é extra-psíquica e a outra é intra-psíquica, o respeito entre elas é o que as torna igual.
Dê valor ao Bom dia, ao Boa tarde ao Boa noite, palavras que vivem ao lado do sãbios e generosos. E muito longe dos ignorantes e individualistas.
Perdão é ato e efeito
Fogo e caos
Mar e maresias
Sensações e essências
Azul conduz a luz
Caminho da luz
Caminho do Perdão
Fraternidade
Anjos do Poder
São crenças
Visitei o túmulo
Contemplei sua face
O seu sorriso resplende a luz da LUA, que tanto me energiza para a vida. Seu sorriso permite a minha alma de respirar.
O tempo nos faz refletir sobre tudo, inclusive o que já se passou, tanto o que perdemos como o que ganhamos, mas as nossas decisões nos ajudam a mudar nosso próprio destino.
E que venham as surpresas repletas de conquistas, superações e vitórias.
