Machado e Juca Luiz Antonio Aguiar
Não curto muito reclamar da vida pois quanto mais eu reclamo menos eu penso, e quando menos penso mais eu reclamo, erro e sofro. Pra quase tudo na vida há uma saída e reclamar com certeza não é o caminho que me fará encontrar uma solução.
Não tenho a menor pretensão de ser o dono da verdade. Digo mais, se eu fosse dono da verdade venderia ela e investiria o dinheiro na bolsa.
Poesia do doce
Em toda a minha vida …
sempre Amei os doces …
Doce de leite , doce de amendoim, cajuzinho, brigadeiros… Doce e mais doces …
Mas detestei doces …
Doces de abóbora , doce de figo, marrom glacê , arroz doce
Eca …
então eu nunca os amei doces …
Amor não correspondido
Numa busca incansável do amor …
No horizonte que dorme o sol …
Um homem busca , desbrada o desconhecido …
Sem saber a quem a busca …
Se realmente é correspondido …
Sua esperança, renasce a cada pôr do sol …
Que dorme com espectativa ,
De esse amor não correspondido…
De um dia desbrotar …
Pra que no resto de nossas vidas …
Havemos desfrutar…
Não desista do que seu coração lhe pede, não abra mão de viver sua vocação, sua felicidade, não deixe de amar sem medidas, de fazer o seu máximo pelo bem do semelhante. Hoje é o dia de você declarar seu amor a seus entes queridos. Hoje é o dia de você fazer o que seu ideal lhe inspira. Hoje é o dia de você ser feliz! Que importa o que pensem ou o que digam? Será que a preocupação com as aparências deve ser maior que a dor da alma que se violenta, que se oprime, que se massacra, que se consome no vazio de uma vida sem sentido?
Nascemos para a glória da cocriação com Deus! Somos seres autopoiéticos, artífices de nosso futuro, construtores do nosso e dos destinos de nossos entes amados e da humanidade como um todo. Cabe-nos o crescimento ininterrupto rumo à autotranscendência, à autorrealização, à plenificação de nossas consciências, com o contínuo desdobrar de potenciais, no fluxo constante da inspiração vocacional, do autogerar-se um pouco todos os dias, em direção ao infinito e à felicidade…
Esforçar-se para sair de si e dedicar-se ao serviço ao semelhante. É a melhor forma de esquecermos e curarmos nossas dores: tratar as dos outros. Quanto mais nos concentramos em nossos problemas, mais eles se avultam, inclusive os orgânicos. E quanto mais saímos de nós mesmos, para oferecer uma palavra de conforto, um momento de atenção, um gesto de amor, mais nossas dores diminuem, até sumirem de todo. Eis por que Chico Xavier, sempre tão doente, continuou trabalhando pelo próximo, carregado e praticamente mudo, até os 92 anos de idade.
É uma forma [o complexo de vítima] muito dissimulada de você fugir à responsabilidade e preguiçosamente não se esforçar para resolver os próprios problemas, permanecendo, assim, infantil, dependente e, por consequência, impotente.
"Pare e faça uma reflexão sincera. Você não estaria exageradamente centrada em sua dor? Você não estaria forçando um pouco as coisas, pessoas e acontecimentos à sua volta, a girarem em torno de você? Observe, acima de tudo, se você está feliz e se está promovendo a felicidade de quem convive com você…"
O melhor conceito democrático seria um sistema de iluminismo cínico. Onde a razão, paz e empatia imperam.
O universo é como um tapete que um dia precisa ser limpo.
O espaço que a poeira cósmica ocupa, um dia precisa parar em algum lugar. Daqui a trilhões de anos o cosmos será frio e escuro, talvez sem nada, apenas poeira ou quem sabe apenas Quarks.
