Machado e Juca Luiz Antonio Aguiar

Cerca de 50326 frases e pensamentos: Machado e Juca Luiz Antonio Aguiar

Se você se acostumou a deixar as rédeas de sua vida na mão de outras pessoas, possivelmente só as terá de volta quando quem as tiver não puder mais fazer nada por você, e aí já poderá ser tarde para que possa reaprender a conduzir-se por si mesmo!

Nestes tempos de emoções instantâneas mantidas artificialmente por tantas tecnologias – feitas para transformar nossos momentos em mero passatempo desprovido de significado – esse caráter efêmero e descartável de tudo faz com que nos distanciemos de nossas essências, do todo sistêmico que integramos. Tornamo-nos, assim, meros fragmentos de um agora casual, sem passado e sem futuro. É, pois, a visão sistêmica da trajetória percorrida que efetivamente nos integra a tudo o que veio antes e continuará depois de nós, de forma a que entendamos o real sentido de nossa passagem pelo planeta e da diferença que fizemos na sua construção. Contribuir com nosso legado para os que nos sucederem assume caráter de dever para os que estão aqui hoje, e de direito não sonegado aos que virão depois de nós. Há que se preservar a visão do todo para entender o nosso papel de agentes neste agora.

Tudo na vida se resume a escolhas e suas compatibilidades. Cada qual escolhe o que quer para si e aos demais só resta aceitar ou não a escolha, o que se traduz por harmonização ou conflito. O dia em que restringirmos nossa intolerância apenas ao que afeta a alguém que não o próprio detentor da escolha já teremos dado um passo decisivo para reduzir drasticamente os conflitos do planeta.

Quantas vezes se sofre não porque nos acontece algo, mas justamente porque não acontece nada!

Diante do intenso sofrimento proporcionado pelo primeiro contato com a ingratidão descobri como estou distante daquele ser melhor que pensava ter-me tornado. Se houvesse atingido tal estágio não sofreria por não obter o retorno esperado como provedor do bem levado a outrem, pois que tal sentimento vem revestido de vaidade - alimento do ego - e estaria feliz, independente do reconhecimento do beneficiado. Saber-se escada para que alguém suba deve ser, por si só, o maior dos retornos para nossos feitos.

Com a sexta década começando a me pesar nas costas,
o slogan que elegi para mim nos últimos anos é o seguinte:

"Acredite em quem está sempre buscando a verdade; duvide de quem a encontre!".

Sou aquela pessoa que acredita até prova em contrário e que jamais faz jogo sujo nem mesmo pra se defender. Mas quem achar que isso me torna uma ótima vítima de ocasião pode descobrir que, mesmo sem violar princípios éticos ou legais, sei usar minha inteligência para tornar a tarefa bem mais árdua do que possa imaginar. No mínimo a pessoa vai encontrar problemas que não precisaria ter se me deixasse no meu canto.

Como posso lhe ensinar se nada sei? Não passo de alguém que repete para a própria alma o que precisa vê-la acreditando para ter minimizada a covarde descrença e incutir-lhe a coragem de um aprendiz insaciável.

Perdão concedido sucessivas vezes para os mesmos erros deixa de ser virtude, prestando-se a perenizar hábitos que alternam erro e perdão para se obter provisão de tudo o que não se quer buscar pelo próprio esforço. Como parasitas alojadas no tronco de frondosas árvores, tais pessoas esperam pela seiva preciosa que as sustente até que a hospedeira, enfraquecida pelo duplo esforço, sucumbe sob o jugo da parasita manipuladora.

Entre quem você é e quem pode ser, e ainda como as coisas são e como poderiam ser, só há uma coisa a fazer: mexa-se!

Alguns privilegiados se descobrem sendo o que realmente são,
mas a maioria passa a vida fingindo ser o que nunca será.

Acha que só digo asneiras? Liste-me seus critérios de análise... Eles podem me convencer (ou não) a concordar com você!

Parece complicado, mas tem pessoas que metade do que
falam não se entende, e a outra metade a gente discorda.

Sou capaz até de abrir mão da fidelidade... Mas da lealdade, jamais!

Ao técnico consultado cabe o diagnóstico, e ao que busca conhecê-lo a decisão. Alguns “doutores” reclamam para si a ação que têm como mais acertada para a pessoa que consulta, mas a prerrogativa deste de seguir ou não a opinião dada é inalienável e há que ser respeitada a qualquer custo.

As únicas agressões morais que não devem nos incomodar são aquelas que sabemos não corresponder à nossa realidade, independente de que o reconheçam os demais. Privilegiado é quem se descobre absolvido pela própria consciência como o maior de todos os juízes.

Quando nos vemos atacados em nossas fragilidades com afirmativas que, por mais que o desejássemos, não as podemos contestar, é possível descobrir que, independente da inadequação da forma utilizada, algumas verdades nossas precisam ser assumidas para que possamos crescer. O inaceitável é quando não nos permitimos enxergar o que se mostra “real” apenas para nós mesmos – malgrado a origem da fonte e a ótica de abordagem – e nos privamos assim de aprender com as lições que a vida nos oferta com muito menor ônus do que o de simular o que não somos.

Inverta a lógica de avaliação! Em vez de colocar-se na defensiva, me credite 100 pontos e deles abata o que eu provar não merecer.

O grande amor de nossa vida é aquele que não
admitimos esquecer, mesmo depois que se acaba.

Senhas são chaves para algo inatingível a quem não conta com elas. Senhas compartilhadas mantêm juntos os que dividem o mesmo amor, as mesmas dores, as mesmas lembranças.