Machado de Assis Poemas a Palmeira
Se por ventura eu vir a perder o calor do teu amor! Nem o frio mais intenso fará perder o calor que no meu coração ficou.
"Desconsiderou o céu como limite, impôs sua presença com delicadeza e força. Não deveriam ser assim, algumas de nossas incursões?"
"Dizem que amor com amor se paga e assim seguimos acreditando dia após dia, mas o que dizer de amores não correspondidos? Estão por toda parte e parecem não possuir uma lógica ou um denominador comum. Aceita-se sem a compreensão da alma e espera-se, entre uma angústia e outra, um amor que nos cure e povoe esta via de mão única".
"Quando expresso meus desejos, quando planejo tal situação, que certeza posso ter de que sairão a contento? Nenhuma! Entretanto isto não invalida o sonhar, o querer e o fazer. O que os invalida, é não ousar, é recolher-me passivamente no "deixa a vida me levar, vida leva eu".
A vida é assim: Uma instigante e bela criatura que não deve ser rotulada ou inserida em formas compactadas, como se não houvesse sequer, a possibilidade de mudanças. Quando obtusos em relação a isto, praticamos um erro e ficamos à margem do que significa e nos propõe a vida todos os dias".
O que espera a vida que eu faça? Felizes os que consideram-na um presente de alto valor ( aqui me incluo) e por isto, objeto inestimável. Acordam ou melhor, despertam para mais um “mundo” de possibilidades, para um eu posso enxergar o que ...me cerca por um novo prisma, posso dar um novo tom para cores e notas desvanecidas, posso fazer frente às situações que ontem me intimidaram. Um despertar convicto, faz toda diferença!
Ao observarmos alguém, tocamos em sua vida e podemos conferir-lhes virtudes ou levianamente roubá-las, ao tentarmos com nossa atitude, opinião, conselho (de graça ou faturado, necessário ou descaradamente dispensável) impor nossa vontade, nossos preceitos, nossa tosca visão de mundo.
Dizem que amor com amor se paga e assim seguimos acreditando dia após dia, mas o que dizer de amores não correspondidos? Estão por toda parte e parecem não possuir uma lógica ou um denominador comum. Aceita-se sem a compreensão da alma e espera-se, entre uma angústia e outra, um amor que nos cure e povoe esta via de mão única.
Não desejo ser do contra, mas algumas histórias não permitem novos ajustes, algumas reformas não são viáveis, alguns cansaços não se refazem com descanso e "nem tudo que "re-luz" é ouro". Alguns metais dourados não valem o quanto pesam e...m nossas vidas e vão ocupando espaços que precisamos urgentemente, esvaziar, tirar o pó bolorento, pintar novas cores, redigir novas letras, compor uma nova canção.
A pior pessoa é aquela que busca a perfeição das outras pessoas e não busca suas perfeições em primeiro lugar.
Não se ganha confiança de outras pessoas de mãos beijadas, se trabalha a favor de outras pessoas e sem prejudicar outras pessoas em todos os sentidos. Aquela pessoa que ganha confiança de mãos beijadas de outras pessoas, não está valorizando outras pessoas e não está sendo digna de si mesma.
A pessoa, que faz panelinha na roda de amigos(as), está rejeitando a ela mesma, não tem coragem de ser rejeitada e não tem caráter.
A pessoa faz as coisas do jeito que bem entende e do jeito que quer com as outras pessoas, mas, quando as outras pessoas agem do jeito que bem entende e do jeito que quer com a pessoa, já começa a achar ruim e não aceitar a situação.
A vida é um jogo e a vida é cruel. A principal regra do jogo é não dar o seu total crédito de confiança para as pessoas. Não é que você é ruim, mas as pessoas em geral tem uma mente com muitas caixas de supresas, às vezes, agradáveis, e, às vezes, desagradáveis, que podem excluir você.
O ser humano tem suas caixas de surpresas, sejam agradáveis e sejam desagradáveis, com qualquer pessoa. Hoje, está sendo seu amigo, mas, amanhã, não será mais seu amigo. Antes de fazer amizades e conhecer novos(as) amigos(as), faça com muito cuidado. Às vezes, são seus(suas) amigos(as) por interesse de alguma coisa, mas, quando chega um tempo, que você está no abismo, muitos(as) virarão as costas para você. Não despreze nenhum(a) amigo(a), mas, se ligue e desconfie deles(as) às vezes. Tem aquele ditado: "Confie Desconfiando". O ser humano é muito misterioso.
A humanidade inventa tantos deuses que nem sabe que os adora. Deuses homens, deuses mulheres, deuses coisas, deuses bens, deuses artistas deuses cantores . Mas o que realmente define sua adoração é o tempo que gastamos fazendo referencia e, a constância em que citamos neles.
Quando pensar que um dia não foi bom o bastante para alguém.Saiba que está enganado.Esta pessoas que não soube valorizar a joia rara que és.
"Não se pode viver uma vida inteira e não se conhecer, não se amar, não se respeitar. Não se pode viver uma vida inteira pensando ou sentindo-se extensão de alguém, parte de um braço, parte de uma perna, parte de um pensamento. Há de se desmembrar para se encontrar inteiro, pleno!
