Machado de Assis Poema Pai Contra Mae

Cerca de 124686 frases e pensamentos: Machado de Assis Poema Pai Contra Mae

É próprio das grandes almas desprezar grandezas e almejar mais o médio do que o muito.

Nós apenas trabalhamos para encher a memória e deixamos o entendimento e a consciência vazios.

Um leitor inteligente descobre frequentemente nos escritos alheios perfeições outras que as que neles foram postas e percebidas pelo autor, e empresta-lhes sentidos e aspectos mais ricos.

Hoje, setenta por cento da humanidade ainda morre de fome... e trinta por cento faz dieta.

Os que têm tentado reformar os costumes do mundo, no meu tempo, com opiniões novas, reformam os vícios da aparência; quanto aos da essência, deixam-nos intactos, quando não os aumentam.

Desejamos fazer toda a felicidade, ou, não sendo isso possível, toda a infelicidade daqueles a quem amamos.

O nosso amor-próprio exalta-se mais na solidão: a sociedade reprime-o pelas contradições que lhe opõe.

Se você olhar atentamente você verá que existe apenas uma coisa e somente uma coisa que causa infelicidade. O nome desta coisa é apego. O que é apego? Um estado emocional de aderência causado pela crença de que sem alguma coisa particular ou alguma pessoa você não consegue ser feliz.

A sabedoria é geralmente reputada como pobre, porque não se podem ver os seus tesouros.

Os acontecimentos políticos humilham e desabonam mais a sabedoria humana que quaisquer outros eventos deste mundo.

Há que, na medida do possível, prestar favores a todos: quantas vezes não precisamos de quem é menos do que nós.

Considero a família e não o indivíduo como o verdadeiro elemento social (arriscando-me a ser julgado como espírito retrógrado).

A tortura é uma invenção maravilhosa e absolutamente segura para causar a perda de um inocente.

A ignorância dócil é desculpável, a presumida e refratária é desprezível e intolerável.

Despendo mais energia numa discussão com a minha mulher, do que em cinco conferências de imprensa.

Na mocidade buscamos as companhias, na velhice evitamo-las: nesta idade conhecemos melhor os homens e as coisas.

A igualdade repugna de tal modo aos homens que o maior empenho de cada um é distinguir-se ou desigualar-se.

A variação quantitativa de tensão da realidade originária dá origem a todas as coisas.

Quem viu jamais um médico aproveitar a receita do colega sem lhe tirar ou acrescentar alguma coisa?

Fazemos ordinariamente mais festa às pessoas que tememos do que àquelas a quem amamos.