Machado de Assi Poema a Carta
"A criança maltratada, sob qualquer aspecto que se considere, projeta contra a sociedade o espectrodo terror que a oprime, do abandono em que estertora e, naprimeira oportunidade, tentará cobrar pela crueldade o amor quelhe foi negado.Investiguem-se as origens sociais dos criminosos empedernidos, salvadas as exceções de natureza patológica -hereditariedade, comprometimento pelas obsessões — e sedetectarão os lares infelizes, as famílias desajustadas ou gruposperversos reunidos em simulacros familiares, vitimados peloabuso e descaso de pessoas inconscientes e chãs ou pelossistemas ainda mais insensíveis que culminam pela hediondezdas leis em que se apoiam."
MUITOS DIZEM QUE "O MUNDO NÃO TEM MAIS JEITO", "O MUNDO ESTÁ PERDIDO", dentre outras frases, mas, você é parte deste mundo, você pode fazer o seu "mundo" o seu espaço em que você vive um pouco melhor, Como? Você pode e deve: Cumprimentar os outros, ajudar alguém que está com fome, pode pagar o seu imposto em dia, pode colocar o cinto de segurança, o capacete, pode cumprir as leis, devolver o que pediu emprestado, respeitar os seus pais, chegar pontualmente no seu trabalho, ser gentil, educado, dar bons conselhos, e agir de forma virtuosa, sempre fazendo o correto e promovendo o bem estar seu e do próximo, parece utopia ou piada, mas, será impossível se voce não tentar, apenas tente, faça a sua parte, se todos fizerem assim, teremos um bairro melhor, um país melhor, esqueça os outros, faça você mesmo.
Negros não foram escravos por serem negros, mas sim por estarem disponíveis. Em toda história humana brancos escravizaram brancos, chineses, chineses entre outros até que descobriram uma forma de escravizar todos. Foi exatamente nessa época há 2500 anos atrás na cidade de Medos na Grécia que surgiu o governo.
Gratidão nada mais é reconhecer que Deus sempre nos dá tudo aquilo que não merecemos e, por isso e por tanto, sempre devemos agradecê-Lo. Sou grata por tudo que Ele me concede em cada dia da minha vida, pelas pessoas que me acompanham na jornada, pelos momentos que me proporciona e por tudo o mais, porque tenho a plena convicção que tudo de bom que temos vem tão somente da bondade d'Ele para conosco! Gratidão!
Sabe qual é o segredo de os contos de fadas serem tão bonitos? Eles nos fazem acreditar que o amor é o suficiente e o bastante para manter dois coração, duas almas unidas. Mas a verdade é que na realidade aprendemos que para as pessoas o amor não é o suficiente, os obstáculo são colocados como maiores do que o amor, e, infelizmente, nesse descompasso, ele não resiste...
As pessoas aguardam por uma oportunidade de deixar a fera interior sair e fazer muitos estragos.Então uma guerra onde é obrigatório se apresentar para se tornar um assassino é ideal .Mas as em algumas pessoas essa FERA já foi domada há tempos e não causa mais destruição. Então eu lamento muito desapontados. Eu não vou matar ninguém , nessa vida nem em outras que eu viér .
Porque chamamos as pessoas que gostamos de amor ou de vida ? Se chamamos de "Vida", porque não lembramos de que a vida em si é curta e cheia de momentos não tão bons ? Curta porém passa rápido e precisamos aproveitar cada momento, seja ele bom ou não. Quando chamamos de "meu amor", porque não lembramos do que João disse: O amor é paciente, o amor é bondoso.Não inveja, não se vangloria, não se orgulha.Não maltrata, não procura seus interesses, não se ira facilmente, não guarda rancor. O amor não se alegra com a injustiça, mas se alegra com a verdade, tudosofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.O amor nunca perece.
"deus é um conceito temporal existencial enquanto consciência pensante, no momento em que o cérebro morre, você percebe que não existe outro lado, acreditar em existência após a morte é o esforço humano em se apegar ao existir, aceite o fato que você é um ser orgânico, ou seja, você não é eterno".
Dez de que eu me lembro, eu nunca consegui me abrir com ninguém, durante toda minha vida participei de grupos de tipos de pessoas diferentes, eu tentava ser como elas, tentava me encontrar em algum lugar desse mundo, mas nunca me encachei em grupo nenhum. Por isso, hoje estou completamente passando por tudo sozinho, tentando me descobrir sozinho, só que com isso, como eu nunca coloco nada para fora, sempre guardo para mim! Acho tudo o que eu sempre guardei e escondi em mim, está querendo sair, mas só que não um por um como eles vieram e sim todos de uma vez. Não sei se consigo sobreviver se eles saírem de uma vez só, estou fazendo o máximo segurá-los, mas infelizmente todos os dias eu guardo mais e mais coisas em mim, desculpe mas já virou hábito e uma coisa que para mi não tem mais escolha. Então acho que estou totalmente perdido, e não tenho saída.
Você conseguir guarda tudo para si, você se sente até forte por um tempo, mas quando você guarda demais, você vai perceber que não foi uma boa ideia, vai tentar se abrir com as pessoas, mas de tanto tempo guardando tudo para si, você já vai estar acostumado, vai chegar um tempo que você já não vai mais nem ter escolha.
A vida pode ate não começar da forma que você gostaria, ela ate pode ser cruel com você, ela pode te machucar, ela pode tira sua paz, de jogar no chão, e te fazer acreditar que não tem jeito, mas se acalme respire, sinta a vida em sua essência, olhe para um céu escuro e perceba a beleza da tempestade, perceba o vento frio que acaricia sua pele te fazendo arrepiar, sabe o que significar isso? a vida gritando para que viva e não desistir jamais .
"Aos trinta e poucos anos, minha inteligência recebeu um reforço inigualável com a leitura das 'investigações Lógicas' e da 'Crise das Ciências Européias' de Edmund Husserl. É preciso lê-los com lápis e papel ao alcance, como livros de matemática. O esforço pode levar meses ou anos, mas é imensamente recompensador. Ninguém jamais será um filósofo se não levou umas boas doses de Husserl na veia."
"A inteligência, com efeito, não é uma função, uma faculdade em particular: é a expressão da pessoa inteira enquanto sujeito do ato de conhecer. A inteligência não é um instrumento, um aspecto, um órgão do ser humano: ela é o ser humano mesmo, considerado no pleno exercício daquilo que nele há de mais essencialmente humano."
"Se você quer destruir a sua inteligência de uma vez por todas, só admita como verdade o que possa provar. Descartes criou a fórmula perfeita da imbecilização. De tudo o que sabemos por evidência imediata, só uma parcela infinitesimal pode ser retida na memória até transmutar-se em discurso e poder, em seguida, ser decomposta como prova."
"Se a verdade, como dizia Aristóteles, só existe no juízo, ela só se efetiva no ato de julgar, na presença do juízo à consciência individual vivente que o formula, no instante em que o formula. Foi por isso mesmo que Deus não se encarnou numa teoria, nem numa idéia, nem numa comunidade, mas em UM ser humano concreto. Por isso mesmo, toda discussão pretensamente filosófica entre 'correntes' e 'escolas' é vigarice do princípio ao fim."
"É absolutamente impossível provar cientificamente a veracidade de qualquer 'consenso científico'. Apela-se ao consenso justamente porque não se tem prova de nada. Prova só existe no ato de pensá-la, e só quem pensa é o indivíduo singular concreto. 'Coletividade' só tem existência metonímica, e desde quando um ser metonímico pode provar alguma coisa?"
A efemeridade da vida nos induz ao antagonismo do lapso temporal, quando somos novos queremos apressar os passos e avançar no sobrenatural, já na maturidade, desejosos estamos em nos livrar da fúria cronológica, dos desgastes naturais dos efeitos do tempo, e aí já não há nada que possa ser feito. A variante temporal é uma constante.
A vida, em sua sabedoria não nos concedeu autonomia total exatamente para que através desta condição de fragilidade, tenhamos a oportunidade de desenvolver a solidariedade e o amor ao próximo. Sim, somos todos frágeis. Acontecimentos podem mudar completamente a rota de nossas vidas exigindo-nos novas adaptações e aprendizados.
Muitas vezes, escolhemos permanecer em nossa zona de conforto, embora sombria, do que nos aventurarmos em busca de uma nova estrada. Sim, o desconhecido nos causa insegurança e medo, mas também nos presenteia a oportunidade primacial de experimentar, evoluir, crescer e renascer e não apenas sobreviver.
Há um preço para o Espírito vencer o Eu (Ego Inferior, a persona, a máscara egóica). É um preço terrível, o sujeito será odiado e incompreendido pelo resto da Eternidade. Sente-se a solidão mais terrível do Universo, mesmo quando se está acompanhado.Ninguém compreenderá uma pessoa cujo Espírito libertou-se e tornou até o corpo espiritualizado. Não pensem que o Espírito Liberado é mansinho, isso de mansuetude é com a alma e a alma não é o Espírito. O Espírito é forte, quer destruir. Violência e força, o lema do Espírito... Mas não é uma violência gratuita, não é uma força idiota. Os idiotas não o compreendem, são rasos demais para compreender a profundeza pelágica do Espírito.O Espírito é um Super-Homem. O Espírito é um raio, um raio humano fulminante, é o raio fulminante da sabedoria. Raio da minha sabedoria fulmina-os!
- Relacionados
- Carta de Amor: textos românticos para o seu amor se sentir especial
- Poemas para o Dia dos Pais (versos de carinho e gratidão)
- Poema de Amor Verdadeiro
- Frases de Machado de Assis
- Poesia Felicidade de Machado de Assis
- 28 poemas sobre a infância para reviver essa fase mágica da vida
- Poema para Irmã
