Machado de Assi Poema a Carta
"" Assim que você chegou
deixei seu sorriso me guiar
esse é o meu caminho
seguir contigo, ser feliz
nós o amor e uma história real
sei que temos ainda que progredir
não importa o quanto
agora é hora de dizer sim, (re)começar
viver o amor, um lindo e perfeito amor
onde tudo será possível...""
A dor da saudade daqueles que nos deixaram é inimaginável. Pequenos detalhes do dia-a-dia, ou algum objeto de uso pessoal desencadeiam lembranças doloridas. Nos fazem lembrar dessas afeições queridas, e aquela ferida no coração recomeça a sangrar lentamente.
Queríamos pedir perdão, mas o tempo não nos permitiu. E achamos que agora é tarde demais! Como gostaríamos de dizer as palavras de amor que ficaram retidas em nossa alma! Que felicidade sentiríamos se pudéssemos reviver o mesmo abraço que tantas vezes nos ofereceram. Peça perdão assim mesmo, ame assim mesmo, porque eles nos veem e nos ouvem!
A fé nos dá a consciência de que jamais perdemos as pessoas que a morte levou, mas não sabemos direito como continuar vivendo com suas ausências. Somos demasiadamente materializados e não conseguimos lidar com a ausência da matéria. Lembramos de costumes e rotinas que sempre fizeram parte da nossa vida e estão impregnados de sorrisos e lágrimas daqueles que compartilharam conosco esse trecho do caminho.
A separação pela morte é a lição mais difícil de se aprender, mas é exatamente essa dor imensa que gera em nossas almas as reservas inesgotáveis de amor. Chegará o dia em que nos desvestiremos da matéria também, e seremos envolvidos pelos abraços impregnados desse amor que a saudade manteve retido em nossas almas.
Como escreveu o genial Fernando Pessoa: “A morte é a curva da estrada. Morrer é deixar de ser visto”. A sensibilidade do Poeta nos mostra que aqueles que se afastaram dos nossos afetos apenas deixaram de ser vistos. Mas vivem! Nos amam como sempre nos amaram! Recebem nossa saudade com os olhos marejados de lágrimas assim como os nossos!
Caminhemos confiantes, porque esse caminho foi traçado por Deus e não pelos homens. Não sabemos quando chegará para nós a curva na estrada, mas ela está adiante. Ao nos depararmos com ela, deixaremos de ser vistos, mas tornaremos a ver quem há muito não víamos!
Elcio de Lima Rodrigues
Sentir é vazar
e mesmo assim, se preencher.
Deixar o coração falar.
Largar a razão um pouco pra lá.
Sentir é transbordar;
é deixar exposto o seu "eu";
é se completar.
Se permitir sentir
é enfrentar seu maior medo.
É deixar que vejam seu maior segredo.
É um ato de pura coragem.
É ir de peito aberto
na direção de um destino incerto.
É dizer muito com poucas palavras,
é falar com o coração.
É mostrar quem realmente é você,
mesmo sem intenção.
Sentir é ter medo e, ainda assim, ir.
É ir sem saber como entrar,
é entrar sem saber por onde sair.
É um ponto de interrogação.
Um caminho desconhecido.
O qual só o destemido
se atreve a percorrer.
Minha alma já anti morta, agora consegue alcançar o mais alto do céu.
Pusestes em meus pés a confiança de onde caminhar. E em meu peito a veracidade do que posso acreditar.
Quando ele fala, parece que os sons comumente gritantes se emudecem no horizonte circular. Só ele posso escutar.
Ao lado dele ouço uma alma inocente, em seu rosto poderia se ver uma calmaria, assim como o balançar do mar. Como o primeiro sono de um ser inocente.
Se via apenas a ausência da malemolência, descobria-se na ansiedade os encantos de suas afeições, no anseio amoroso de querer estar perto.
Aos prantos, na lacrimosa saudade, esperando poder abrir novamente as asas. Almejando eternamente a sua presença.
COMO NASCEM OS HERÓIS?
Um super-homem pode nascer em um momento inusitado
Ele é um aliado que não precisa de muito para se transformar em herói
Consonante àquilo que lhe constrói não precisa de muito, nem mesmo capa
Seu diferencial está em sua determinação, força e garra.
Quando nasci meu super-homem estava ansioso com minha mãe a me esperar
Ao crescer aprendi a cada vez mais a lhe amar.
Quando era pequeno descobri alguns de seus superpoderes:
Trabalhar, trabalhar e trabalhar era só mais um deles.
Mas quando cresci descobri que era igual a mim ou a você
Humano e como qualquer um de nós cheio de defeitos.
Então como nasce um herói e quais são seus preceitos?
Contemplo o nascer de heróis em todo momento
Verdadeiros heróis são os que nos deixam bons exemplos.
Meu pai, meu herói.
POBRES HUMANOS
Pobre morador dos asfaltos que anda com os pés no chão
Pobre desempregado que vive a procura de pão
O que ele tem? O que esperar?
Preto, pobre, sem dinheiro
E uma família pra sustentar.
Pobre milionário com seu carro importado
Só se sente seguro com segurança do lado
Seu filho estudado com diploma na mão
Virou deputado e vive de corrupção.
Egoísta! Precisamos de um país altruísta!
Pobres humanos, pobres humanos...
Quem pensa que é esperto na verdade se engana
Pobres humanos, pobres humanos...
Um vive com medo e o outro quer sair da lama
Cada um revela sua vontade de ser feliz
Elitizado ou marginalizado é você quem diz
Julgamos pela capa e nunca pelo coração
O preconceito quer vencer e prevalecer o som da razão
Sonha branco, sonha preto, sonha pobre, sonha rico
Sonho! Todos sonham, somos todos iguais.
Seres humanos, seres humanos...
Pensar mais no próximo é o conhecimento que enriquece
Seres humanos, seres humanos...
Buscando mais a paz a soberba nunca prevalece.
a vida é o que se avista de uma janela
é flor bela a encantar
é jardim a se plantar
a vida é o luar com a namorada
é brisa da madrugada
festa à beira mar
a vida é o cantar do passarinho
que lá no seu ninho,
desperta em um dia de sol
é chuva que fecunda o chão
é paixão
a vida é esse momento
é sonho que alimento
na alma
no coração
a vida é um eterno pulsar
é dom de amar
amar com eterna sedução
a vida é beleza
da amizade a leveza
é o sorrir , quando lhe dou com a mão
a vida meu irmão
é história sem fim
pra você e pra mim
porto de intenção
cheia de paixão
a vida é também
sopro de dor
a vida é você
é um pouco de tudo
é amor
"" Apesar dos espinhos
me encanta a beleza da flor
inebriante, compensadora
apesar das nuvens
abençoadas sejam as chuvas
e delas as germinações
apesar da escuridão
inegável é a importância da noite
e os sonhos que nela advêm
Apesar da dor
da ausência e da saudade
o que seriamos sem amor
apesar da passagem dos anos
e as rugas que eles impõem
que beleza a vitória da vida
apesar da morte
um salve para a existência
e toda a insistência
de ser
apesar de tudo
a vida ainda é criança
linda e desejada
num eterno florescer...""
A oração não move a mão de Deus, mas move o coração do homem a buscar a vontade de Deus.
Quando aprendemos a orar, aprendemos a buscar a vontade de Deus, a andar sob a Sua proteção. Nós é que devemos nos mover sob a proteção da Deus.
As nossas orações devem girar em torno de:' ...Seja Feita a Tua Vontade...' (Mt 6:10)
(Números 9:15-23)
N'ALMA DO POETA
N'alma do poeta nascem versos de valor.
Nascem bonitos poemas,
Com aromas e sabor;
A mente do poeta é como um jardim em flor.
É como biomas em equilíbrio.
N’alma do poeta nasce também o desejo.
E como ávidos ramalhetes de flores do campo,
Anseia do Colibri,
O beijo.
09.02.16
Eu acho que todos tem o direito de mudar, se quiserem ou até mesmo se precisarem. Acho também, que os demais devem respeitar tais mudanças. O que deve ser levado em consideração, sobretudo, é se os momentos foram vividos intensamente, para então o tempo desfrutado ser eternizado, mesmo que tenha sido pouco sua duração.
Que as lembranças boas fiquem e se eternizem e as ruins sejam lançadas ao mar do esquecimento.
E que venham momentos novos.
Eu pretendo muito que o tempo seja generoso. Que a vida seja generosa. Que sobretudo, Deus seja generoso. E claro, que nós mesmos sejamos generosos, tanto com o tempo e com a vida, quanto com Deus e conosco.
Digo "a vida", no sentido de "destino", ou seja, daquilo que não escolhemos para nos acontecer, mas que mesmo sem querermos, nos acontece. Eu acho que estamos buscando uma felicidade planejada, o que no mundo real não costuma dar muito certo, somos provas disso. Mas, prossigamos, tentemos e vejamos o que pode nos acontecer.
Um erro grande foi eu ter deixado você crescer dentro de mim, quando ainda no início, eu poderia ter te arrancado, antes de ter criado raízes. Eu nem sei se seria correto eu utilizar o termo "erro", porque não sei se foi isso, entenda como quiser.
Mas, eu achei que você fosse a eternidade da minha vida - você também achou isso - até que inexplicavelmente, nos distanciamos, um do outro, e ambos vivemos hoje completamente iludidos.
"O que algumas pessoas e alguns dos agentes da segurança em nossa cidade estão pregando é uma inversão de papéis. A vítima é culpada por ter sofrido uma agressão, um dano, e o pior, a vítima no caso em questão são as escolas dos seus filhos, é a própria sociedade. Você dá notícia de um fato criminoso e tem gente querendo te culpar porque você não tem alarme, não aumentou o muro, não reforçou com mais grades, não contratou um guarda para cada escola, mesmo que tudo isso esteja em andamento ou que os custos de transformar as escolas em fortalezas comprometam parte do orçamento destinado à educação de seus filhos.
É aceitando essa inversão de papéis, que parte da nossa sociedade aceita atribuir a provocação ou a culpa as mulheres que são estupradas ou os homosexuais que são espancados".
“O egoísmo, o orgulho, a vaidade, o ódio, o rancor, a vingança, a mágoa, a ingratidão, a maledicência, a inveja, a ambição, combinaram um encontro para um banquete regado a drogas, bebidas e tendo como prato principal um ensopado de cobras, lagartos e escorpiões , todos com veneno.
Saíram após o lauto almoço mais, muito mais fortalecidos.”
O ódio pode te dar coragem para me fazer o mal, mas sei bem que essa coragem é por saber que levo o amor no coração e que assim não irei retribuir a maldade. Para conseguir me conhecer e enxergar a minha essência é preciso abandonar toda a inveja, ter paciência, me observar sem pressa.
Juntos podemos caminhar, para que da forma que eu te admiro, você possa me admirar.
“Uma árvore pequena, tinha ao seu lado uma grande e frondosa árvore.
Morria de inveja do tamanho dela.
O céu nublou, e caiu uma tempestade daquelas. Ventanias e mais ventanias. A árvore grande resistia bravamente, e o vento a derrubou.
Ao cair, ela disse a árvore pequena, que se dobrou à ventania.
-A vida inteira te invejei.”
Cada passo um clique
No tique e taque do relógio
Na hora do selfie
A vida passando
Para o momento registrar
Ganhando o ponto
E perdendo a partida
No meio do momento
A dúvida sobre o tempo
Do ato de registrar
Do instante a passar
Sem se perguntar
A quem devemos enganar,
O vizinho a observar,
O amigo a fuxicar
Ou a nós mesmos, no flash
Congelados vendo sem enxergar
A areia da ampulheta da vida derramar.
Meus pensamentos se movem por vontade imprópria, com muita propriedade, quando não resolvem ter vontade própria.
Se cada pensamento, no singular, correspondesse a um passo, no plural já teriam dado voltas ao mundo. De quantas voltas estou falando? Há segundos não saberia precisar, neste instante está mais impreciso ainda.
Entre suposições e probabilidades, estou quase parado, locomovendo-me lentamente ante a assustadora velocidade quantitativa do pensar, porém locomovendo-me rápido demais ante a formiga que acabei de ultrapassar quase sem notar, numa dúvida sobre que ritmo manter e sobre que rimas utilizar, numa briga entre perspectivas, alimentando, “paranomaticamente”, expectativas, assassinando, por vezes, a ortografia por puro capricho, por leviano desleixo, por movimentadas vias, por congestionados questionamentos, por transitivas frases oriundas de intransitáveis pensamentos.
Que confusão é esse meu pensar!
Um rosto sem face,
Um mundo que não é planeta,
Uma terra de ninguém,
Ouvi no silêncio ortográfico
De caligrafia congelada,
Ortografia condenada,
Concordância esquartejada
Uma muda voz a me dizer
Sobre o meu sumiço
E eu a tentar entender
De qual deles,
Do real ou do virtual?
Então eu disse
Que estava sempre presente
Nessa ausência virtual coexistente.
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp- Relacionados
- Carta de Amor: textos românticos para o seu amor se sentir especial
- Poemas para o Dia dos Pais (versos de carinho e gratidão)
- Poema de Amor Verdadeiro
- Frases de Machado de Assis
- Poesia Felicidade de Machado de Assis
- 28 poemas sobre a infância para reviver essa fase mágica da vida
- Poema para Irmã
