Limpo
Diante de uma sociedade suja cada um quer ser mais limpo q o outro,mas diante da divindade o sujo ñ pode passar por limpo
Tem pessoas que chegam e bagunçam: mente, alma, corpo e coração. Não sei se limpo de vez essa sujeira ou se me corrompo por inteiro.
Preso
É como estou agora
Será que ninguém pode me ouvir?
Mas eu levanto meu rosto
Limpo suor e ferrugem que há nele
Um silêncio e um vazio em mim
Apenas por estar proibido de viver a liberdade
Cercado por animais ferozes sedentos pelo o que não tenho
E ainda assim sou castigado e obrigado a cumprir com aquilo que eles chamam deveres
Mesmo sem poder reivindicar meus direitos
A verdade é que a escravidão ainda existe
Vivemos em meio a isso e você não percebe
Todos os dias quando acordo
Vejo a miséria dos meus irmãos que sofrem como eu
E ainda assim ninguém percebe
Somos tão inocentes
E aqueles que deviam guiar nosso povo
Sempre querem o que não temos ou o que temos de pouco
Assim nos roubam e nos iludem com aquilo que chamam de diversão
E um pouco de comida
Coisa que eles têm de fartura
Vivemos a Escravidão Moderna
Tanto brancos quanto negros
Coma! Beba! Use!
Acham que somos animais
Mandam fazer isso e aquilo
Prometem e nunca fazem
Somos manipulados por eles
Eles nos roubam e levam tudo de nos
E ainda assim não ligamos, não vemos, não fazemos e não acordamos para enxergar a realidade
As 4 da manhã,rua deserta,céu limpo e lua cheia.E lá estou caminhando AS 4 da manhã,com medo de meus próprios passos,com um certo receio de que tenha alguém atrás de mim,porém com um pouco de coragem me viro rapidamente e não há ngm,então penso “ufa”.
As 4 da manhã,os gramados já estão com pequenas gotas cristalizadas de orvalho,e quando me toco reparo uma orquestra de grilos,sapos e cachorros da vizinhança.
Andando mais a frente,as 4 da manha,viro em um beco escuro e então meu coração congela ao me deparar com um ser das noites mais conhecido como GATO (que me apareceu de surpresa) andava sobre um muro de tijolos que mal chapisco tinha,seus olhos refletia a luz do luar como se fosse um ser místico das noites.
As 4 da manhã,eu rezo para que apareça alguém,para n me sentir só,e ao mesmo tempo rezo para que não me apareça ninguém (a final,as 4 da manha todo suspeito é suspeito).
Em fim,cheguei em casa e sobrevivi a mais uma “4 da manha”.
PASSANDO A LIMPO
Demétrio Sena, Magé - RJ.
Um dos maiores riscos que o escritor enfrenta é o de soar hipócrita. Isso ocorre quando ele fala dos vícios e das mazelas do ser humano, com seus textos eivados de conselhos e críticas ao comportamento social como um todo.
É assim que me sinto a cada vez que publico em livros, páginas de jornais ou em rede social, textos que tratam de posturas, conceitos e preconceitos que pautam a sociedade na qual vivo. Sei que não poucas vezes pareço estar acima de qualquer suspeita ou carência de reprimenda, mas isso é um equívoco provocado pelo meu desejo de ser exatamente como recomendo que os outros sejam.
Se jamais cometi um crime, um delito, qualquer ato que a lei condene, devo confessar que não sou exatamente um exemplo como ser humano. A lei não tem, realmente, por que me condenar, mas a graça propõe constantemente à minha consciência, uma profunda reflexão. Um repensar necessário à paz interior, pois tenho cá meus vícios, minhas posturas íntimas, estritamente pessoais, que só eu sei como pesam, nos meus muitos momentos de autocrítica.
Vivo me condenando às escondidas, ora punido pela consciência, ora beneficiado pelo habeas corpos no qual me justifico por ser apenas um ser humano, e assim vou. Do que posso me orgulhar é apenas a tentativa constante, quase sempre bem sucedida, de não prejudicar o outro. Só a mim mesmo. Isto é uma filosofia que adotei faz tempo, quando consegui absorver algumas lições de ética e preocupação com o ser humano. Posso não ser um cidadão nota dez nesse quesito, mas creio que passo raspando.
Em suma, quando venho a público deplorar o comportamento humano, muitas vezes deploro consciente ou inconscientemente a mim mesmo, convidando a todos para uma reflexão em conjunto. Ao tecer conselhos, críticas e até pregações, aconselho ao meu eu mais fundo; critico meus próprios atos e prego para minha consciência, deixando em aberto para quem mais esteja inserido nos contextos.
Obrigado por ler meus versos. Minhas crônicas. Meus artigos. Por acreditar nas mensagens. Na minha sinceridade ao escrever. Mas não caia no ardil de me adotar como seu espelho; seu guru; seu sabe- tudo. Não sei de nada. Sé sei mesmo escrever, como forma de ajudar a mim próprio e dividir com quem aceite, mesmo sabendo que um saber profundo a meu respeito poderá lhe causar algumas frustrações.
Chuveiro é um lugar incrível. te deixa limpo, faz você parecer um cantor profissional e te ajuda a decidir tudo na vida.
Quando limpares o teu coração é que a convide para entrar, com ele limpo terás mais chances de ser correspondido.
Quando achamos que estamos em um caminho limpo,e elevamos nosso pensamentos nas alturas, imaginando coisas imagináveis, que só nos sabemos oque essas coisas são de verdade, e de repente aparece alguma coisa ou alguém que nos faz lembramos que ainda temos que viver com os pés no chão....
Um coração limpo vê tudo com bons olhos e pureza de sentimento.
Já o maldoso, interpreta mal até o que não lhe foi dito.
Quarto limpo, tudo lindo, cabeça pedindo calma para cuidar mais do espírito, meditar e acalmar a alma, relaxar com a respiração bem tranquila e sensata, nada ofegante, terá água, Imaginar a fonte dos prazeres e mais nada!
Pedir uma trégua, pois o que deixa com a mente submersa, afeta, alienando neurônios, como de costume, pandemônios, vira de cabeça para baixo e troca os pés pelas mãos, revela um mundo de ilusão, diferente de saber curtir, fazer questão de, organizar e relevar sem se deixar abalar para sorrir, conversar mais com o universo, nada desconexo, fatos e histórias que já não fazem mais parte, passados e passageiras foram, querer o novo de novo, desejar o amor num sorriso nada fosco e a luz no olhar, um fato preciso, o olfato aguçado, fino, a pele a química o cheiro, o acordar, seja no sábado e no domingo e ver um dia lindo, ânimos sem contradições, em pele, corpo e espírito, vivos e bem vivos, fracos e estagnados, porém buscando a solidez, sem escassez, vigorar sem ignorar, que passar por tudo e mais um pouco para poder somar, sem radicalizar, vale a pena dormir e sonhar ou ao menos se lembrar, que o sonho que se tem, é quando vale a pena acordar!
Nosso corpo é o templo da nossa essência, quanto mais limpo e cuidado o templo, mais perfumada é a nossa existência.
