Liberdade pra Mim e pouco
Depender de alguém?! Dependa de Deus, sempre!
Eu posso até pedir ajuda aos outros, mas não devo ficar na dependência dos outros.
Ajuda não pode se tornar um meio de sobrevivência; é preciso aprender a lutar pelas conquistas e lutar por elas com independência: independência dos outros, mas sempre na dependência de Deus, pois sem Deus nada é possível. Porém com Deus tudo podemos porque ele nos fortalece.
Analisando determinada situação, entendi que não devemos viver da dependência em ajuda; o caminho não é viver de ajuda, como pedintes a outras pessoas, ficando na dependência da ajuda dos outros. Isso não significa que estejamos rejeitando a ajuda de outrem, mas enfatizando que não se deve viver sob a dependência de outrem.
E logo após essa reflexão, olhei para o céu e me lembrei do que um dia aprendi, de que devemos viver na dependência de Deus. É de Deus que devemos depender em todas as circunstâncias.
Imediatamente após essa lembrança, abri a Bíblia e li o seguinte versículo:
“Não recorrerá um povo ao seu Deus? O que devemos fazer é consultar a lei e os ensinamentos de Deus” (Is 8:19,20).
O povo deve pedir a orientação, a ajuda, a direção, o conselho, a instrução de Deus (Sl 32:8). Se as coisas não acontecem de acordo com a palavra de Deus, que é a lei de que trata o versículo, com certeza não é Deus que está falando nem agindo.
Logo, a ajuda não provém de Deus, mas de alguém abaixo dele. Será que é com seres inferiores a Deus que devemos tratar das nossas necessidades?! Reflitamos sobre isso!
Semana Santa: comer carne ou não comer?
Comer carne na sexta-feira santa é pecado?
“O meu povo perece por falta de conhecimento” (Os 4:6).
Perece porque deixa de desfrutar das bênçãos provenientes da verdade de Deus!
O conhecimento da Bíblia Sagrada liberta o cristão de ensinamentos que não condizem com ela. Ademais, quem lê os versículos esclarecedores concernentes à questão a seguir e os compreende segundo a instrução de Deus não fica preso a tradições nem a religiosidades, como só poder comer peixe na sexta-feira santa.
Conhecer a palavra de Deus e permanecer “com medo” de ser punido por comer carne vermelha ou carne de frango ou carne de porco ou salsicha ou ovos etc., ainda não se libertou segundo o ensinamento de Deus, ainda está amarrado às doutrinas antibiblicas, e, por isso mesmo, afasta-se da verdade de Deus, pensando que está fazendo o correto.
Há todo um estudo que esclarece o porquê da quaresma, da semana santa, dos ovos de Páscoa, tudo a partir da criação do carnaval para um pós-perdão dia pecados. “O meu povo perece por falta de conhecimento” (Os 4:6).
::::::://////|||||||\\\\\\\:::::::
10 versículos sobre comer CARNE na Semana Santa; saiba se é pecado (Rennyer Jesus)
A semana santa é uma “celebração católica”, representando a morte e ressurreição de Jesus Cristo.
Ensinos estranhos
Hebreus 13:9
Não se deixem levar pelos diversos ensinos estranhos. É bom que o nosso coração seja fortalecido pela graça, e não por alimentos cerimoniais, os quais não têm valor para aqueles que os comem. O cristão precisa ler e estudar a Bíblia diariamente, para não ser enganado por falsas doutrinas.
Se observamos a palavra de Deus, não há nenhum registro que fala se devemos ou não comer peixe ou carne na semana santa. Ou seja, em momento algum, o Senhor nos proíbe de comer carne na sexta-feira santa. Não existe nenhuma doutrina bíblica sobre isso.
Morte de Jesus
Mateus 27:45-46,50
E houve trevas sobre toda a terra, do meio-dia às três horas da tarde. Por volta das três horas da tarde, Jesus bradou em alta voz: "Eloí, Eloí, lamá sabactâni?", que significa "Meu Deus! Meu Deus! Por que me abandonaste?" Depois de ter bradado novamente em alta voz, Jesus entregou o espírito.
Veja que neste versículo de Mateus 27:45-46,50, a Bíblia não fala a data exata em que Jesus morreu. Ou seja, a data da sexta-feira santa ou sexta-feira da Paixão, foi estabelecida pela igreja Católica, isto é, para ser celebrada entre os fieis.
Apesar de não existir nenhuma data estipulada na palavra de Deus, a prática de não comer carne na sexta-feira santa, não tem nada a ver com Cristo!
Por tanto, agora você já sabe que não é pecado comer carne em determinados dias.
No entanto, as práticas da Sexta-feira da paixão não trazem benefício algum para a vida espiritual dos religiosos, pois, para obtenção do mesmo, seria necessário jejum e oração. Claro, também fazer caridade todos dos dias.
A verdade, é que a vida e o ministério de Jesus deve ser relembrando constantemente, e não apenas uma vez no ano.
Sim, o memorial da Ceia do Senhor (celebrada mensalmente) é um período em que os pastores usam para ensinar aos crentes acerca do verdadeiro significado da morte e ressurreição do Salvador do mundo: Jesus Cristo (1 Coríntios 11:17-37), para trazer esperança de vida eterna para todos (Romanos 10:9, João 3:16, Romanos 6:3-4).
Versículos sobre comer carne na semana Santa:
Na Sexta-feira Santa, os católicos não comem carne vermelha. Entretanto, essa prática não faz parte da palavra de Deus. Contudo, se você realmente deseja saber se é pecado comer carne na semana santa, estes versículos abaixo vão lhe mostrar que essas práticas não tem nada a ver com Jesus e nem com as igrejas. Confira:
O que entra pela boca não contamina
Mateus 15:11
Não é o que entra pela boca que contamina o homem; mas o que sai da boca, isso é o que o contamina.
Muitos querem saber porque não pode comer carne na semana santa ou, se comer, o que acontece. Então, espiritualmente falando, se você comer carne, não vai acontecer nada. Ou seja, se você observar bem o texto de Mateus 15:11, ele é muito claro, pois revela que o que contamina o homem não é o que entra pela boca, mas sim o que sai de dentro dela.
O que entra pela boca desce para o ventre
Mateus 15:17-18
Ainda não compreendeis que tudo o que entra pela boca desce para o ventre, e é lançado fora? Mas, o que sai da boca, procede do coração, e isso contamina o homem.
Veja que o versículo 17 e 18 do capítulo de Mateus, destaca que o que entra pela boca desce para o ventre. Sendo assim, o homem pode comer carne na semana santa, pois a Bíblia não proíbe. De fato, o que pode mesmo prejudicar a vida espiritual do homem é o que sai da boca dele, como por exemplo – calunias, blasfêmia contra o Espírito Santo ou contra Deus, fofoca, críticas, maldição, falsos julgamentos, etc. São essas coisas e outras similares que podem impedir o homem de herdar o reino dos céus.
Nada que entre no homem pode torná-lo impuro.
Marcos 7:18-19
"Será que vocês também não conseguem entender?", perguntou-lhes Jesus. "Não percebem que nada que entre no homem pode torná-lo impuro? Porque não entra em seu coração, mas em seu estômago, sendo depois eliminado."
Ao dizer isso, Jesus declarou puros todos os alimentos. Jesus deixou claro que nada que entre no homem pode torná-lo impuro. Contudo, você pode comer na semana santa tanto peixe, quanto frango ou carne de gado ou porco. Observe nesse versículo que o próprio Jesus declarou puros todos os alimentos; isto é para comer em todas as ocasiões.
Um crê que pode comer de tudo
Romanos 14:2-6
Um crê que pode comer de tudo; já outro, cuja fé é fraca, come apenas alimentos vegetais. Aquele que come de tudo não deve desprezar o que não come, e aquele que não come de tudo não deve condenar aquele que come, pois Deus o aceitou. Quem é você para julgar o servo alheio? É para o seu senhor que ele está em pé ou cai. E ficará em pé, pois o Senhor é capaz de o sustentar. Há quem considere um dia mais sagrado que outro; há quem considere iguais todos os dias. Cada um deve estar plenamente convicto em sua própria mente. Aquele que considera um dia especial para o Senhor assim o faz. Aquele que come carne para o Senhor come, pois dá graças a Deus; e aquele que se abstém para o Senhor se abstém, e dá graças a Deus.
Geralmente, quando chega final de março ou início de abril, vários novos convertidos ficam curiosos para saber, de fato, o que pode comer na semana santa. Então, para aqueles que estão na igreja a mais tempo e tem mais conhecimento bíblico, eles creem que podem comer de tudo, porque acredita que a semana santa é mais um feriado do ano.
No entanto, o novo convertido quando ainda não recebe esse ensinamento, sem dúvida fica muito confuso, principalmente se os seus pais forem católicos, aí aumenta ainda mais a incerteza sobre o que comer na semana santa. Então, como ainda é novo na fé, decide comer na sexta-feira da paixão apenas alimentos vegetais ou a refeição tradicional, como feijão, arroz, macarrão; isto é, sem nada de carne ou peixe, justamente por não saber verdadeiramente o certo.
Mas, à luz da Bíblia, o crente pode comer de tudo, tanto dentro quanto fora dessa ocasião. Seja peixe, seja carne vermelha ou frango, pode comer qualquer um deles e não trará mal algum para a vida espiritual.
Religião sem valor
Tiago 1:26
Se alguém se considera religioso, mas não refreia a sua língua, engana-se a si mesmo. Sua religião não tem valor algum!
Quando chega sexta-feira da Paixão, algumas pessoas não participam de certas coisas, como farras, festas; não ouvem som ou até mesmo não faz atividades, à exemplo de varrer a casa, e similares.
Mas, o que adianta ficar um dia sem praticar todas essas coisas, sendo que no coração já tem planos marcados para o dia seguinte, como por exemplo fofocar, curtir festas, brigar, fazer farras, fornicar, adulterar, roubar, ver pornografias, cobiças, e tudo mais. Sem dúvida, trata-se de uma falsa religiosidade. Pois, o pecado deve ser evitado não só na sexta-feira Santa, mas sim o tempo todo.
No livro de 1 Coríntios 6:9-10, diz: “Vocês não sabem que os perversos não herdarão o Reino de Deus? Não se deixem enganar: nem imorais, nem idólatras, nem adúlteros, nem homossexuais passivos ou ativos, nem ladrões, nem avarentos, nem alcoólatras, nem caluniadores, nem trapaceiros herdarão o Reino de Deus”.
Entenda, Deus não está se preocupando nenhum pouco se o homem come peixe, carne vermelha ou frango na sexta-feira santa; acredite, o que o Senhor realmente deseja é que o homem pare de pecar, porque o pecado gera a morte. (Tiago 1:15) E, a vontade de Deus é que todos alcancem a vida eterna, em Cristo Jesus!
Insultos
Mateus 27:39
Os que passavam lançavam-lhe insultos, balançando a cabeça.
Então, como foi falado anteriormente, não é pecado comer carne na semana santa (ou sexta-feira da Paixão), você pode muito bem aproveitar o feriado, como de costume, e reunir a sua família para um almoço especial (churrasco, galinhada, peixe, etc).
Agora, de fato, o que é errado, é o crente comer “carne vermelha” para provocar quem é católico. Por exemplo, digamos que você tem um vizinho que é católico e, para provocá-lo, você decide assar um churrasco na frente de sua casa, para querer mostrar que a sua religião é a mais certa, verdadeira, etc. Sem dúvida, seu vizinho vai acreditar que você está o insultando.
É isso mesmo, a visão dele será essa. Além do mais, Deus não se agrada disso. Se uma pessoa afirmar ser cristão e ter esse tipo de atitude, com certeza ainda não é liberto. Por outro lado, dificilmente conseguirá ganhar o seu vizinho para Jesus!
Lembre-se: crente não se discute, não provoca, não entra em debates; o verdadeiro crente procura ensinar as verdades acerca da palavra de Deus com espírito de amor e mansidão.
Jejum
Mateus 6:16-18
"Quando jejuarem, não mostrem uma aparência triste como os hipócritas, pois eles mudam a aparência do rosto a fim de que os outros vejam que eles estão jejuando. Eu digo verdadeiramente que eles já receberam sua plena recompensa. Ao jejuar, arrume o cabelo e lave o rosto, para que não pareça aos outros que você está jejuando, mas apenas a seu Pai, que vê em secreto. E seu Pai, que vê em secreto, o recompensará."
Na sexta-feira da paixão, muitos religiosos realizam o jejum, considerando uma prática daqueles que desejam ser afastados do pecado. Mas, realmente existe jejum sem oração? Não é o que diz Atos dos Apóstolos 13:3 e Neemias 1:4.
O propósito do jejum é buscar ter mais santidade, e crescer no relacionamento com Deus. O jejum e oração deve ser feito constantemente, e não uma vez no ano. Além do mais, tirar um só dia para fazer jejum das coisas que o homem gosta de fazer, de nada adianta, sendo que já tem em mente o que vai fazer no outro dia, à exemplo de beber, adulterar, falar mal do próximo, usar drogas, roubar, se prostituir, realizar práticas de feitiçaria, etc. Devemos evitar o pecado todos os dias, e buscar obedecer os mandamentos de Deus.
Não sejamos mais como crianças
Efésios 4:14
O propósito é que não sejamos mais como crianças, levados de um lado para outro pelas ondas, nem jogados para cá e para lá por todo vento de doutrina e pela astúcia e esperteza de homens que induzem ao erro.
Então, quem verdadeiramente era para ser lembrado, é “JESUS” e o seu sacrifício na cruz pela humanidade. Acredite, o sentido bíblico da Páscoa vem sendo adulterado pela mídia e também por muitos religiosos, sendo rica em simbologias pagãs, à exemplo do coelhinho da Páscoa e os ovos de chocolate.
Sem dúvida, esses símbolos pagãos realmente tiram o sentido da Páscoa, que é o sacrifício Daquele que deu a sua vida por nós: Jesus Cristo!
Morte de Jesus
Mateus 27:45-46,50
E houve trevas sobre toda a terra, do meio-dia às três horas da tarde. Por volta das três horas da tarde, Jesus bradou em alta voz: "Eloí, Eloí, lamá sabactâni?", que significa "Meu Deus! Meu Deus! Por que me abandonaste?" Depois de ter bradado novamente em alta voz, Jesus entregou o espírito.
Veja que neste versículo de Mateus 27:45-46,50, a Bíblia não fala a data exata em que Jesus morreu. Ou seja, a data da sexta-feira santa ou sexta-feira da Paixão, foi estabelecida pela igreja Católica, isto é, para ser celebrada entre os fieis.
PASCOALIDADE
Um casal unido, mas independente, sob a égide da ‘pascoalidade’ diária.
Nós somos um casal muito cabeça porque o nosso Cabeça é Cristo. O Senhor nos liberta quando buscamos a ele de todo nosso coração, um coração voltado para o desejo verdadeiro de ser liberto das algemas do mal, da escravidão dos maus sentimentos, dos ferrolhos das más emoções.
Somos um casal independente em que um respeita o arbítrio do outro de modo que podemos nos honrar mutuamente sem precisarmos nos anular na nossa pessoalidade. Por exemplo, o marido não quer amizade com uma pessoa tal, mas a mulher permanece amiga dessa pessoa; a mulher não quer amizade com uma pessoa tal, mas o marido permanece amigo dessa pessoa.
Isso nada tem a ver com desonra, em que um cônjuge não honra o outro. Na realidade, tem a ver com o respeito ao arbítrio do outro da mesma forma que se quer ser respeitado. Isso também é honrar o outro. Esses entendimentos são possíveis quando Jesus exerce sobre a vida de cada um o poder que traz consigo sabedoria, discernimento e o princípio da reciprocidade.
Estamos no dia da Páscoa que significa a libertação do povo de Deus e neste dia Deus opera em nós o milagre da libertação, pois muitas vezes queremos exigir do outro aquilo que nós mesmos não fazemos; se um faz, o outro tem o mesmo direito de fazer, contanto que esse feito não seja prejudicial a nenhum dos dois. O casal deve estar sob a direção do poder do Espírito Santo, recebendo de Deus a sua instrução, para poderem viver sob o amor de Cristo e ter paz com todos.
Eis o sentido da vida em Cristo! A Páscoa da libertação é todos os dias em todas as circunstâncias, não apenas em um único dia do ano. Vivamos esta pascoalidade diariamente e seremos verdadeiros cristãos pelo princípio do respeito ao outro e da aplicação prática consciente de dois princípios bíblicos:
“Façam aos outros o que querem que eles façam a vocês” (Mt 7:12).
“Tire primeiro o tronco que está no seu olho e então verá muito melhor para tirar o cisco do olho do seu irmão” (Mt 7:5).
*Pascoalidade: neologismo de Mônica Campello
Fé que não se mede
Certas pessoas ficam criticando a fé alheia, duvidando da fé alheia, só porque o outro deixa de ir à igreja por alguma razão que só interessa a ele e Deus.
Até parece que a medida da fé de uma pessoa é medida por ela frequentar uma igreja. Uma pessoa deve dar graças a Deus por não ser legalista, religiosa e nem esquentadora de banco.
Quantos frequentam uma igreja e não têm a fé necessária em Deus, que não têm uma comunhão com Deus, que vão à igreja para mostrar serviço, para estar em comunhão com os líderes da igreja, e se acham verdadeiros santos porque são frequentadores de uma organização eclesiástica cujo sistema adotam em detrimento da verdade bíblica, cumprindo obrigações que, em muitos casos, nada têm a ver com a expectativa de Deus com relação a eles?!
Invisível, presente!
Assim como este livro poderoso tem seu nome esmaecido, o Senhor está perto, mas, muitas vezes, não percebemos esta realidade.
Não temos como dar zoom na presença do Senhor; é confiar e pronto. Questão de fé.
O Senhor está conosco todo o tempo. Ele nos dá livramentos que nem sabemos.
Não vemos o Senhor em carne e osso, mas o vemos em espírito e em verdade. Amém.
FIRME CONTRA O FALSO!
FIRMES EM CRISTO!
Permaneçamos firmes na palavra de Deus, nos seus ensinamentos, nos seus mandamentos, e não nos deixemos nos contaminar por palavras doentias provenientes da autossuficiência dos que se consideram donos da verdade em abandono ao Dono da Verdade; não nos deixemos sucumbir diante de exegeses deturpadas que confundem as palavras de vida do Senhor a fim de seduzir seus fiéis à morte espiritual pelo engano.
Não nos deixemos enganar. Prestemos atenção às suas atitudes, ao seu modo de vida, e conheçamos a verdade de Deus que eles não praticam. Toda vez que você sentir algo estranho em uma pregação; toda vez que você se sentir incomodado com algum gesto, atitude, palavra; toda vez que você ouvir um discurso biblico em que algo não condiz com a leitura que você faz da biblia, desconfie e saiba que é o Espírito Santo que o está tocando para você se libertar do engano e buscar a verdade na palavra de Deus que revela toda a verdade.
“No passado apareceram falsos profetas no meio do povo, e assim também vão aparecer falsos mestres entre vocês. Eles ensinarão doutrinas destruidoras e falsas e rejeitarão o Mestre que os salvou. E isso fará com que caia sobre eles uma rápida destruição" ( 2 Pe 2:1).
Sobre as palavras do apóstolo Paulo:
“Algumas explicações dele não são fáceis de entender, e há pessoas instáveis e ignorantes que sempre estão buscando alguma interpretação fora do comum; elas torceram as cartas dele de todos os lados, dando um significado completamente diferente daquilo que ele queria dizer, tal como fazem com as outras partes das Escrituras. Mas o resultado será a ruína deles" (2 Pe 3:16).
“Porém continuem a crescer na graça e no conhecimento do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. Glória a ele, agora e para sempre! Amém!” ( 2 Pe 3:18).
É AÍ MESMO ONDE VOCÊ ESTÁ!
O nosso Deus reina!
(Ap 21:27; Is 52:1,7; Na 1:15; Rm 10:15; Ef 6:15)
Ver Rm 10:19 — 1 Co 10:22; Dt 32:2
“Quão suaves são sobre os montes os pés do que anuncia as boas-novas, que faz ouvir a paz, que anuncia o bem, que faz ouvir a salvação, que diz a Sião: O teu Deus reina!” (Is 52:7).
“e calçados os pés na preparação do evangelho da paz;” (Ef 6:15).
“Você está passando por tudo isso para aprender a depender de mim, a amadurecer espiritualmente, pois quando você está fraco, aí é que está forte; por isso, não tenha medo de nada! Eu tenho aprovado as tuas obras. Como você já disse uma vez, e eu confirmo as tuas palavras: ‘Isso é justamente para chamar a atenção dos hipócritas que criticam nos outros o que eles mesmos não fazem.’ E o mal não vai te enxergar, como já disse antes. Eu estou contigo”, diz o Senhor.
“Sim, a tua obra é para, serve para proclamar o meu evangelho. Eu uso as coisas loucas deste mundo para confundir as sábias que assim se julgam, mas não o são.”
“Porque lhes dou testemunho de que têm zelo de Deus, mas não com entendimento” (Rm 10:2).
Porque eles agem assim não só com relação a uma obra que parece não aceitarem, mas com relação a muita coisa de Deus ao quererem demonstrar uma santidade que não têm, e ficam falando da justiça de Deus quando, na verdade, estão promovendo o seu próprio senso de justiça, não baseado na palavra de Deus, mas estribados em seus próprios entendimentos: “Porquanto, não conhecendo a justiça de Deus e procurando estabelecer a sua própria justiça, não se sujeitaram à justiça de Deus” (Rm 10:3)
“Mas nem todos obedecem ao evangelho; pois Isaías diz: Senhor, quem creu na nossa pregação? De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus” (Rm 10:16-17).
Assim, permaneça firme na obra que Deus te tem dado a fazer. Cumpra com a sua missão diante de Deus a quem você deve obediência e a quem você deve agradar. Agrade a Deus! Adore a Deus! Não se deixe contaminar pelo pensamento de que deve agradar ao homem, qualquer que seja. Seja sempre fiel a Deus.
Mesmo que critiquem a obra que você está fazendo no Reino de Deus — se você tem plena consciência de que Deus, pelo poder do seu Espírito Santo, tem inspirado você a fazer esta obra em nome de Jesus para a pregação do evangelho — permaneça fazendo a obra que te foi dada por Deus. Foi Deus quem te colocou aí onde você está, fazendo a obra do reino do jeito que Deus te deu a fazer. Floresça neste campo, frutifique nesta terra para a glória de Deus. Abençoado seja o teu chão! Emunah.
🧭 O Logos é a sua bússola 🧭
Não interrompa o seu processo por causa de opiniões alheias. Saiba e creia que Deus está com você neste processo e ele o ajuda exatamente naquilo que você precisa.
Não interrompa o processo por causa de você mesmo e, principalmente, por causa de Jesus que sabe de todas as coisas e o tem direcionado; você não está dando soco no vento nem atirando no escuro.
A orientação de Deus através da palavra revelada em sua mente e biblicamente é a sua garantia e a certeza de que você fala o que Deus o inspira.
“Não desista! Permaneça firme! Continue!”
Palavra do Senhor confirmada:
“O Senhor Jeová me deu uma língua erudita, para que eu saiba dizer, a seu tempo, uma boa palavra ao que está cansado. Ele desperta-me todas as manhãs, desperta-me o ouvido para que ouça como aqueles que aprendem. O Senhor Jeová me abriu os ouvidos, e eu não fui rebelde; não me retiro para trás. As costas dou aos que me ferem e a face, aos que me arrancam os cabelos; não escondo a face dos que me afrontam e me cospem. Porque o Senhor Jeová me ajuda, pelo que me não confundo; por isso, pus o rosto como um seixo e sei que não serei confundido. Perto está o que me justifica; quem contenderá comigo? Compareçamos juntamente; quem é meu adversário? Chegue-se para mim. Eis que o Senhor Jeová me ajuda; quem há que me condene? Eis que todos eles, como vestes, se envelhecerão, e a traça os comerá. Quem há entre vós que tema ao Senhor e ouça a voz do seu servo? Quando andar em trevas e não tiver luz nenhuma, confie no nome do Senhor e firme-se sobre o seu Deus. Todos vós que acendeis fogo e vos cingis com faíscas, andai entre as labaredas do vosso fogo e entre as faíscas que acendestes; isso vos vem da minha mão, e em tormentos jazereis” (Is 50:4-11).
Jesus disse: “Todas as coisas que querem que os homens façam a vocês, façam também a eles.” (Mateus 7:12; Lucas 6:31)
A Regra de Ouro também pode ser dita nestas palavras: “Tratem as outras pessoas da mesma maneira que gostariam de ser tratados por elas.
Não faça ao próximo o que não quer que façam com você. Você gostaria de ser zombado, desprezado ou ridicularizado na frente dos outros? Então o que você não gosta que façam com você, não faça aos outros. Tudo que você faz que maltrate ou prejudique o outro, não agrada a Deus.
“O homem que não tem juízo ridiculariza o seu próximo, mas o que tem entendimento refreia a língua”. Provérbios 11:12
Ridicularizar, segundo o dicionário dicio.com.br , é aquele que tira “onda” debocha; que vive caçoando, causando riso com a intenção de debochar de algo ou de alguém; fazendo zombaria com palavras, expondo-a ao ridículo. Que trata alguém com escárnio. Que exprime, demonstra e utiliza sarcasmo. Procurar tornar ridículo por meio de gestos, atitudes ou palavras irônicas.
Se o seu comportamento e atitudes são reprováveis, detestáveis e insuportáveis, é porque seu coração e sua mente estão distantes de Deus.
SANTO DO PAU OCO
As pessoas estão esbanjando santidade sem ter santidade nenhuma. Ficam querendo mostrar a santidade de Deus, mas não manifestam a própria santidade na vida.
O que Deus quer que elas façam elas não estão fazendo, e o que Deus não quer que elas façam elas estão fazendo. E pensam que estão certas. Dizer que Deus é Santo é muito fácil; praticar a santidade que Deus ensina não é qualquer um que quer fazer ou que está pronto para fazer.
Ninguém pode sondar a mente de Deus. Os pensamentos de Deus não são os nossos pensamentos e os caminhos de Deus não são os nossos caminhos, diz a escritura.
Portanto, em vez de ficar mostrando os atributos de Deus para as pessoas como forma de parecer santo, pratique o que Deus ensina em seus atributos para que verdadeiramente adquira a verdadeira santidade diante de Deus que é mais importante do que parece ser santo diante dos homens.
Deus aprova aquele que realmente se preocupa em fazer a vontade dele, mas reprova totalmente aquele que busca fazer a vontade do homem e agradar o homem em vez de fazer a vontade de Deus e de agradar a Deus.
O verdadeiro cristão não fica criticando coisas e pessoas sem saber; antes, primeiro ele busca saber, pois sabe que não se deve julgar nada sem conhecimento de causa porque isso implicaria em cometer juízo temerário (Mt 7:13-14), um pecado diante de Deus.
FIQUE CURADA, MULHER!
E precisamos crer que neste dia de hoje o Senhor Jesus está curando mulheres de doenças físicas e espirituais, dando-lhes a libertação de que precisam para que possam desfrutar de uma vida saudável na presença de Deus.
Jesus cura as mulheres estéreis — tem mulher engravidando por aí; a tua hora vai chegar! “A madre estéril nunca diz ‘basta’” (Pv 30:16) —, as feridas, as doenças, as emoções mal resolvidas, as dores na alma, os sentimentos doentios…
Jesus já liberou a nossa cura! Emunah. Sinta a mão de Jesus sobre a tua cabeça, sinta o seu poder e a sua autoridade sobre a tua vida para que você receba dele a cura e a libertação das quais você precisa. Fé!
“Algumas mulheres que haviam sido livradas de espíritos maus e curadas de doenças” (Lc 8:2a).
“Mas Jesus foi, pegou-a pela mão e disse bem alto: — Menina, levante-se! Ela tornou a viver e se levantou imediatamente. Aí Jesus mandou que dessem comida a ela” (Lc 8:54-55a).
“Jesus chamou os doze discípulos e lhes deu poder e autoridade para expulsar todos os demônios e curar doenças.
Então os enviou para anunciarem o Reino de Deus e curarem os doentes.
Ele disse:
— Nesta viagem não levem nada: nem bengala para se apoiar, nem sacola, nem comida, nem dinheiro, nem mesmo uma túnica a mais.
Os discípulos então saíram de viagem e andaram por todos os povoados, anunciando o evangelho e curando doentes por toda parte” (Lc 9:1-3,6).
DEUS NOS ENVIOU O SEU ANJO
O Senhor já enviou os seus anjos para fazerem aquilo que Deus já decretou.
“Então, o que são os anjos? Todos eles são espíritos que servem a Deus, os quais ele envia para ajudar os que vão receber a salvação” (Hb 1:14).
Deus Rafah, Jireh, Shamah, Tsedkenu, Nissi, Shalom, envia-nos os seus anjos para nos servirem conforme os seus atributos. Emunah. O Senhor enviou os seus anjos para servirem em nosso favor.
Os anjos nos foram enviados — a nós que havemos de herdar a salvação — para efetuarem o que Deus já decretou: a cura de doenças, livramentos, libertação de problemas financeiros, conjugais, relacionais, emocionais, psicológicos, sentimentais; problemas de toda ordem que inquieta o povo de Deus.
O anjo do Senhor apareceu a Davi. Porém Davi já tinha determinado em seu coração fazer algo da sua própria vontade e não da vontade de Deus (Deus já havia ordenado que ele fosse para a terra de Judá (1 Sm 22: 5), e certamente ele não deveria ter deixado aquele lugar para entrar em um país pagão, sem uma ordem divina semelhante, ou pelo menos permissão. Portanto, Davi não teve a confiança adequada na proteção daquele Deus que o havia entregado com tanta frequência e de forma tão significativa nas maiores exigências. Disse Davi:.“Agora vou perecer”. Essa falta de fé de Davi teve resultados desastrosos.
Que o exemplo de Davi nos sirva como exemplo para permanecermos na fé de que Deus vai cumprir aquilo que ele já determinou. Se Deus falou que já te deu a cura, creia, pois ele já te deu a cura. É preciso permanecer firme na fé.
Precisamos permanecer fiéis na nossa fé em Deus, firmes na nossa confiança em Deus de que ele vai agir, de que ele vai fazer, e o que apenas temos de fazer é esperar com paciência, com a fé e a convicção de que Deus já nos atendeu, pois se Deus em sua palavra já revelou o que ele já fez; então, já é certo que já é! Deus é Jah, Jah é o Senhor. Louvai a Jah. (Sl 68:4).
Contudo, tenhamos o cuidado de “adorar somente a Deus” e nunca aos anjos nem a qualquer outro ser além de Deus.
Leitura bíblica recomendada. Leia a sequência de versículos sobre esse tema:
“Mas ele me disse: — Não faça isso! Pois eu sou servo de Deus, assim como são você e os seus irmãos, os profetas, e todas as pessoas que obedecem às palavras deste livro. Adore a Deus” (Ap 22:9).
“E disse-lhe: Tudo isto te darei se, prostrado, me adorares. Então disse-lhe Jesus: Vai-te, Satanás, porque está escrito: Ao Senhor, teu Deus adorarás, e só a ele servirás” (Mt 4:9,10; Lc 4:7,8).
Pois mudaram a verdade de Deus em mentira, e honraram e serviram mais a criatura do que o Criador, que é bem-dito eternamente. Amen.” Ou: “Eles trocam a verdade sobre Deus pela mentira e adoram e servem as coisas que Deus criou, em vez de adorarem e servirem o próprio Criador, que deve ser louvado para sempre. Amém!” (Rm 1:25).
“Ninguém vos domine a seu belprazer com pretexto de humilhação e culto dos anjos, metendo-se em coisas que não viu; estando debalde inchado na sua carnal compreensão. Ou: “Não deixem que ninguém os humilhe, afirmando que é melhor do que vocês porque diz ter visões e insiste numa falsa humildade e na adoração de anjos. Essas pessoas não têm nenhum motivo para estarem cheias de si, pois estão pensando como qualquer outra criatura humana pensa” (Cl 2:18).
Pessoas que adoram anjos “não estão ligadas a Cristo, que é a cabeça. Cristo controla o corpo todo, alimenta-o e o mantém unido por meio das juntas e ligamentos, e assim o corpo cresce como Deus quer que cresça” (Cl 2:19)
O JEITO DE DEUS E O MEU JEITO
QUEREMOS SER DE DEUS? AJAMOS COMO FILHOS OBEDIENTES DE DEUS!
“Nós que somos fortes na fé devemos ajudar os que são fracos. Devemos ajudá-los nas suas fraquezas e não tentar somente agradar a nós mesmos. Que cada um de nós procure agradar os outros, para o bem deles, a fim de ajudá-los a crescer na fé. As Escrituras também dizem: “Vocês que não são judeus, alegrem-se com o povo de Deus” (Rm 15:1-2,10).
Às vezes, é muito difícil obedecer à palavra de Deus. Muitas vezes estamos entristecidos, magoados, aborrecidos, por algum mal que alguém nos causou, e Deus fala ao nosso coração que somos nós que devemos procurar quem nos fez mal porque o próprio Deus é quem nos fortalece para fazer isso, pois aqueles a quem devemos procurar normalmente estão fracos na fé e não teriam capacidade para cumprir a missão que Deus nos deu.
Agradar a nós mesmos equivale a guardar no coração os ressentimentos com a desculpa de que o outro é que tem que nos procurar porque foi ele quem nos fez mal, mas a partir do momento que ele nos fez mal é porque ele estava muito fraco, pois, se estivesse forte, não faria mal a ninguém; por isso que são fracos, e nós que fomos capazes de suportar o mal que nos fizeram é que somos fortes.
Forte é quem consegue suportar e vencer e não se deixar dominar pela fragilidade das emoções e dos sentimentos, mas decide ser superior à fragilidade da sua humanidade. O forte escolhe vencer a si mesmo e se superar, ultrapassando todas as barreiras que o impediriam de ser humilde diante dos orgulhosos e soberbos. O forte age com autoridade pautado no amor e age com amor sem perder a autoridade; ou seja, o forte é sábio.
São esses nossos bons comportamentos que chamam a atenção das pessoas, pois contribuem para a edificação espiritual delas. É assim que as ajudamos a crescer na fé e na esperança de Jesus Cristo. O nosso bom comportamento é um dos elementos essenciais para nos afirmar como exemplo de cristãos.
Então, sejamos e estejamos alegres em fazer parte do povo de Deus que tem prazer em obedecer à sua palavra.
ORAÇÃO COM SABEDORIA
Ao de coração verdadeiro, o Senhor dará sabedoria para orar como convém, para orar segundo a sua vontade. Deus lhe dará discernimento para conhecer a vontade de Deus e orar neste sentido.
Deus sabe o que é o melhor para o seu povo e ninguém poderá impedir o seu agir. Por mais que tentem, suas intenções malignas e ações astutas não atingirão seus propósitos.
Quem quer o bem do povo ora pelo povo; não age de maneira contrária, pois tudo o que é contrário ao bem está do lado do mal.
Os fariseus da época de Jesus eram hipócritas e Jesus bem os conhecia, sabendo que as intenções do seu coração eram impuras e cheias de veneno para envenenar o povo contra todo aquele que se levantasse contra eles. Por isso, ensinavam tudo de acordo com a sua própria vontade, deixando de lado a verdade de Deus.
Precisamos aprender a respeitar a vontade e a direção de Deus porque ele sabe o que faz, mas nós não. Estranho dizer isso, né? Mas é verdade! Pois as verdades ocultas e a realidade que não conseguimos enxergar em determinadas situações costumamos interpretá-las e executá-las segundo nosso entendimento e muitas vezes o resultado é negativo, mas se agíssemos sob a direção de Deus, recebendo dele a sabedoria, faríamos, com certeza, o que é certo e o resultado seria positivo.
Leitura recomendada:
“Os fariseus mandavam o povo fazer.
Jesus respondeu:
— Hipócritas! Como Isaías estava certo quando falou a respeito de vocês! Ele escreveu assim: “Deus disse: Este povo com a sua boca diz que me respeita, mas na verdade o seu coração está longe de mim.
A adoração deste povo é inútil, pois eles ensinam leis humanas como se fossem mandamentos de Deus.”
E continuou:
— Vocês abandonam o mandamento de Deus e obedecem a ensinamentos humanos.
E Jesus terminou, dizendo:
— Vocês arranjam sempre um jeito de pôr de lado o mandamento de Deus, para seguir os seus próprios ensinamentos. Assim vocês desprezam a palavra de Deus, trocando-a por ensinamentos que passam de pais para filhos. E vocês fazem muitas outras coisas como esta” (Mc 7:2,6-9,13).
LEVITAS FIÉIS
“Vocês, que não são judeus, alegrem-se com o povo de Deus” (Rm 15:10).
“Louvai ao Senhor, todos os gentios (os que não são judeus), e celebrai-o todos os povos. E outra vez diz Isaías: Uma raiz em Jessé haverá, e, naquele que se levantar para reger os gentios, os gentios esperarão. Ora, o Deus de esperança vos encha de todo o gozo e paz em crença, para que abundeis em esperança pela virtude do Espírito Santo” (Rm 15:11-13).
“Que todos os filhos de Deus adorem o Senhor! Alegrem-se, ó nações, com o seu povo, pois ele vingará o sangue dos seus servos. Ele se vingará dos seus inimigos, e terá misericórdia da sua terra e do seu povo” (Dt 32:43b-d).
Que todos os levitas sejam abençoados pelo por Deus para permanecerem firmes e fiéis em seu talento e em seu ministério de louvor e adoração; que não sejam jamais contaminados por qualquer coisa que valem do desejo sincero de louvar a Deus para sua honra e para sua glória. Que possam desfrutar das bênçãos do Senhor em suas vidas em todas as esferas material, física, espiritual, emocional, sentimental, tendo a paz e a alegria e a saúde de que preciso para poderem continuar em seu trabalho no Reino de Deus para a glória do Senhor Jesus. Amém.
E que todo povo de Deus permaneça em louvor e adoração fiel ao Senhor com suas ações, comportamentos, sentimentos, emoções, posses materiais; enfim, tudo que for para a edificação espiritual, material, psicológica, sentimental e emocional seja abençoado por Deus.
SABEDORIA ADVINDA DA LEITURA BÍBLICA
Novamente, o Senhor nos envia o seu anjo. Oramos ao Senhor, pedindo que ele nos respondesse segundo as orações que fizemos a ele no desabrochar da manhã, e assim o Senhor nos responde:
“E a fumaça do incenso subiu com as orações dos santos desde a mão do anjo até diante de Deus” (Ap 8:4).
Entendi pela palavra do Senhor que ele recebeu as nossas orações, e isso significa que ele as atendeu. Referências cruzadas: Sl 141:2; Lc 1:10.
Entregamos tudo na mão de Deus, pedindo sabedoria sobre o que fazer em todas as situações, e, com certeza, o Senhor nos dará boca para falar tudo o que é justo diante dele, pois nada passa sem que Deus haja atribuído o seu juízo.
Mesmo que tudo já tenha passado para você, há pessoas para quem as coisas ainda não passaram; situações que afetaram seus participantes em que um pela graça de Deus já foi liberto de maus sentimentos como a mágoa, mas o outro volta a remexer no assunto e isso reabre feridas já tratadas por Deus.
Isso afeta você, mas, pela sabedoria que Deus lhe dá, você toma a decisão de entregar tudo a Deus e Deus lhe responde, dando-lhe sabedoria para falar o que for necessário para que o outro desperte para a realidade que Deus lhe propõe — a realidade de assumir suas falhas, suplantações ou até malícias.
Porque o ser humano, como pessoa natural em lugar da pessoa espiritual, só consegue ver aquilo que lhe faz bem, humanamente falando, de modo que qualquer coisa que o afete em seu ser comum como sua personalidade, seu caráter, suas concepções etc., ele arruma um jeito de se safar o que caracteriza qualquer possibilidade de tentar se corrigir de possíveis erros ou mesmo pecados; isso reflete rebeldia tanto natural quanto espiritual — as consequências são bilaterais.
“Eu aceito que uma pessoa direita me repreenda ou castigue, pois isso é um gesto de amizade” ou Fira-me o justo, será isso uma benignidade; e repreenda-me, será um excelente óleo, que a minha cabeça não rejeitará” (Sl 141:5a).
Assim, com base na palavra de Deus, temos a permissão do Senhor para conversarmos com aquele que nos causou algum mal que precisa ser corrigido na presença de Deus pelo bem de ambos os envolvidos na situação.
“Eu quero te pedir perdão, sim, porque, querendo ficar bem comigo mesmo, não queria assumir a responsabilidade de ter pedido perdão da primeira vez em que conversei com você. Só que isso me faz mal porque eu não estou bem diante de Deus; posso estar bem diante das outras pessoas, mas não estou bem diante de Deus. Por isso reitero meu pedido de perdão, assumindo que pedi perdão da primeira vez, sim, e estou pedindo novamente em nome de Jesus a fim de me corrigir diante dele.”
Amém. Assim seja.
HORA CERTA PARA DEUS ABRIR A PORTA
Deus providencia o momento certo para inspirar seu povo à ação devida.
Não pedir nada a estranhos e incircuncisos porque Deus é quem vai prover as necessidades do seu povo! O povo que pensa que conhece Deus, mas não conhece, é rebelde. Esse é estranho para Deus.
Há pessoas que pensam que conhecem Deus, mas não conhecem. E há pessoas que conhecem Deus, mas não sabem. Essas são conhecidas de Deus e ele as abençoa para abençoar o seu povo fiel.
Povo de Deus, não quebre a sua aliança com o Senhor por causa de gente que não o conhece e, por isso mesmo, pretende desencaminhar a sua vida cujo corpo é o templo do Espírito Santo.
Siga a direção de Deus, não importa quanto tempo leve até a concretização da bênção. Mantenha-se firme na sua fé e convicção da provisão de Deus. O Senhor há de inspirar o seu povo no momento certo para o alcance da vitória.
Só quando é guiado por Deus é que devemos fazer. Se for estranho, a porta estará fechada. O Senhor sabe o tempo certo das nossas bênçãos e usa as pessoas certas para cooperarem para o seu alcance.
DEUS RENOVA AS TUAS FORÇAS!
“Naquele exato dia, senti a presença poderosa do Senhor. Veio sobre mim a mão do Senhor. O Senhor se apoderou de mim. Veio sobre mim a mão de Jeová. A mão de Yahweh pairou poderosamente, uma vez mais, sobre mim. A mão do Senhor esteja sobre mim. (Ez 40:1 b).
A mão do Senhor esteja sobre mim continuamente!
Uma pessoa cristã em oração: “Ah, Senhor, como vou fazer esta atividade com essas dores? Quando eu puder, farei exercícios físicos, massagens, em local apropriado… mas isso é pro futuro. Pra hoje eu preciso estar bem, estar forte. Vou passar um remédio. Mas eu creio que o Senhor já me curou”.
Então, após essa oração em forma de pensamento, essa pessoa pegou seu celular e ouviu a pregação de outro irmão na qual ele dizia que Deus está com ela e lhe dá forças para viver, citando Isaías 40:29. Então, ela pegou a Bíblia para ler esse versículo, mas abriu a Bíblia em Ezequiel 40:1, acima descrito.
Assim, entendeu que sua oração foi respondida por Deus, crendo que a mão de Deus veio sobre ela naquele exato dia.
Após tudo isso, ela pegou sua Bíblia para ler a palavra de Deus enviada pelo irmão em Cristo:
“Dá vigor ao cansado e multiplica as forças ao que não tem nenhum vigor. Os que esperam no Senhor renovarão as suas forças e subirão com asas como águias; correrão e não se cansarão; caminharão e não se fatigarão” (Is 40:29,31).
“Sou como uma pessoa jovem para o Senhor, cheia de vigor e vitalidade pela mão poderosa do Senhor sobre mim”. Eis o pensamento que cada crente deve ter ao receber esta mensagem.
Que benção de resposta, Senhor!
ARREPENDIMENTO SINCERO TEM O PERDÃO DE DEUS
Saul, ungido do Senhor pecou. David, o homem segundo o coração de Deus, pecou. Eu, uma humilde serva do Senhor pequei. Mas Deus é bom e misericordioso; a sua bondade e a sua misericórdia duram para sempre e é por causa desses seus atributos que ele perdoa os nossos pecados e podemos desfrutar da sua salvação.
“Mediante o arrependimento, se uma pessoa pudesse, ela desfaria tudo o que fez, mas ela não pode fazer isso, pois o que está feito está feito. O que ela pode fazer é pedir perdão a Deus e se retratar de seu erro contra alguém ou buscar se corrigir para nunca mais errar de novo.
Porém, mesmo que Deus fique descontente com a sua criação, ele jamais mudará o que ele mesmo criou. Assim, como Criador de si mesmo, Deus é responsável por seus atributos e pela sua natureza, sendo fiel cumpridor de sua palavra. Entram aqui os seus atributos de juízo, bondade e misericórdia que refletem a sua justiça.
Quando escuto hoje sobre Saul, consigo compreender que ele foi salvo por Deus apesar de seus pecados assim como Davi, e creio que também assim o é para mim e para todo crente que teme a Deus e honra a Deus e o adora e o louva e o glorifica como o único Deus salvador.
“Como um pai se compadece de seus filhos, assim o Senhor se compadece daqueles que o temem” (Salmos 103:13).
“Se eu tivesse de exterminar todo aquele que comete pecados eu teria dias terminar toda a humanidade, porque toda a humanidade peca. Mas eu compreendo o pecado de cada um e sei até que ponto o pecado o leva à perdição ou pode ser perdoado para salvação. Eu julgo cada um segundo a minha misericórdia e o meu juízo — para uns misericórdia pelo arrependimento, e para outros juízo pela sua rebeldia. E ambos refletem a minha justiça.” Revelação de Deus à minha mente e ao meu coração.
"As misericórdias do SENHOR são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim; renovam-se cada manhã. Grande é a tua fidelidade" (Lamentações 3:22, 23).
“Pelas suas pisaduras fomos sarados” (Isaías 53:5).
Deus não é homem para que se arrependa (Nm 33:19), mas, em certos textos bíblicos, lê-se que Deus se arrepende (Gn 6:5-7; Êx 32:12; 1 Sm 15:10,11,35; 2 Sm 24:16; Jr 18:7,8; Jn 3:10), assim como há outros textos em que Deus não se arrepende (Nm 23:19; 1 Sm 15:29; Os 13:14; Tg 1:17).
O arrependimento, no entanto, refere-se a um atributo divino que Deus não pode negar: a sua misericórdia. Quando o ser humano peca, mas se arrepende do seu pecado, Deus é fiel em sua palavra e não volta atrás, e, da mesma forma, ele é fiel aos seus atributos como o atributo de misericórdia do qual também ele não volta atrás. Por isso, Deus perdoa o pecador arrependido.
Por outro lado, se uma pessoa peca e não se arrepende por não ter temor a Deus, ela mesma está cavando a sua cova de morte eterna; porém, se ela se arrepende do seu pecado e o confessa a Deus lhe pedindo perdão, Deus manifesta sua misericórdia a qual não pode negar justamente porque é um de seus atributos e não pode negar a si mesmo; então, ele a perdoa e lhe dá a salvação eterna. Eis o real sentido do arrependimento de Deus.
DEUS TE RECOMPENSARÁ!
Como as palavras de Deus casam! Deus está falando que mesmo que tenham explorado você, ele vai te recompensar por qualquer perda
“Não terão conhecimento os obreiros da iniquidade, que comem o meu povo como se comessem pão? Eles não invocam ao Senhor.
Deus está na geração dos justos. O Senhor é o seu refúgio e se alegrará Israel” (Sl 14:4-7. Ref. Cruzada: Sl 53:4).
O Senhor vê a exploração dos injustos, mas recompensa os justos. Do Senhor vem o meu galardão, a minha bênção. O Senhor está vendo tudo e está no controle de tudo. Deus sabe o que faz; portanto, confia nele e o mais ele fará. Entrega tudo nas mãos de Deus e espera nele pela sua ação. Deus está agindo. Tua bênção vai chegar logo. Fé. Emunah.
“E disse Amazias ao homem de Deus: Que se fará, pois, dos cem talentos de prata que dei às tropas de Israel? E disse o homem de Deus: Mais tem o Senhor que te dar do que isso” (2 Cr 25:9).
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp