Liberdade para Thomas Hobbes
Eu sou livre. Uma liberdade responsável e muito calculada. Ela me traz a sensação de poder pelo saber de que o meu ir e vir, só depende de mim.
Antes de ser de esquerda ou direita, eu sou! Isso não é tão fácil quanto parece , por que ser é muito mais do que pertencer, não pertenço, apenas permaneço.
Talvez em outras perspectivas, a liberdade, só exista em minha consciência e isso é um ato de rebeldia, que foge totalmente do que o passado diz, de como o presente se apresenta e de como o futuro se manifestará…
O pensamento feminista ensina a todos nós como amar a justiça e a liberdade de maneira a nutrir e afirmar a vida.
O marxismo sempre se opôs à liberdade.
Liberdade
Há liberdade no Interior,
E também no exterior,
Há liberdade para viver,
Viver um grande amor.
Há liberdade no sonhar,
Também há,na prisão dos teus braços,
E na liberdade de te amar,
Me afogo em teus beijos e abraços.
Há liberdade no seguir,
E também no ficar,
Prender-se ou fugir,
Odiar ou amar.
Há liberdade no coração,
Em seguir o seu próprio destino,
O amor é uma boa opção,
Em livrar-se dos desatinos.
Desatinos de menino,
Impulsos de um lutador,
E com esse sol a pino,
Trago em meu sorriso, o amor.
Lourival Alves
...
Em tempos de inverdades, tenho saudades da minha liberdade. De andar pela cidade com pessoas da minha idade. Sinto que privo a minha verdade com certa ambiguidade. E que a calamidade uniformiza a diversidade.
Creio que a cumplicidade reapareceu sem sazonalidade e que o mundo está repleto de reciprocidade. Será que a majestade está sentindo um pouco de vulnerabilidade?
Em tempos de sororidade e equidade, a unicidade é uma temeridade. E a promiscuidade da invisibilidade aflorou a nossa humildade. Que as desigualdades repletas de maldade cedam espaço para a benignidade. E que o renascer da nossa longanimidade nunca mais permita nenhuma iniquidade.
...
Nossa liberdade é parcial?
O máximo de liberdade que podemos almejar é escolher a prisão em que queremos viver o resto de nossas vidas? Um casamento, um emprego, uma cidade, a paternidade, a política, o apego ao "ter".
Enfim, todas as nossas escolhas, incluindo as felizes, implicam algum confinamento, e isto é um fato.
Por isso eu coloco a liberdade na frente do amor. Meu casamento, meu ganha pão, minha cidade natal, meus filhos, meus ideais políticos, meu apego às coisas e pessoas. Se existe amor porque a posse? O amor precisa de asas para ir aonde bem entender, sem amarras, com liberdade.
Os casamentos de verdade sobreviverão, os empregos virarão propósitos, as cidades permanecerão com suas lembranças, pais e filhos respeitarão suas escolhas, as democracias deixarão legados, e "o ser" vai sobrepujar "o ter".
Até perder a reputação, não percebemos o peso que ela tinha, nem o que a liberdade realmente significa.
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp