Liberdade para Thomas Hobbes
Liberdade é uma expressão sofista. O mais próximo que chegamos da liberdade é quando tomamos consciência de que escolhemos apenas em quais prisões queremos viver ao longo da vida.
Vem, porque sem ti
a vida é liberdade sem tormento
valsa dançada sem entrosamento
: casa vazia, sem flores na janela.
Eliana Mora, 04/10/2006
LIBERDADE
Os pássaros foram feitos
para ser livres
Para ouvir o seu canto
a todos os cantos
São lindos na natureza
mostrando sua beleza
Sempre contemplarei a sua grandeza de ser
na minha pequenez, sou um aprendiz
Um dos mundos está no pensar
não vou me iludir, nem sonhar
Estarei só aqui, a esperar
Não serei um peso
muito menos um pesar
só o que importa é o bem
Sou atenção
misturado a um refrão
É o preto e o branco
procurando algum ponto
que perdeu o sabor
na sua cor
Sempre soube da condição
não foi a minha pretenção
foi essa função
de seguir na solidão.
O Anjo
Anjo da justiça, da verdade e da liberdade, livra as pessoas que se sentem prisioneiras ou deprimidas, protege os inocentes e faz conhecer a verdade.
“Querer “ter” Conhecimento não é querer ser Livre ou procurar a Liberdade, mas estar preso ao próprio desejo de Descobrir”.
A liberdade de poder Ser...
QUANTO MENOS SE ENSINA MAIS SE APRENDE.
“Antes morre fazendo o que se quer, do que viver fazendo aquilo que não se quer”.
A LIBERDADE
“A liberdade está em vós. Não onde a buscais, mas em vosso verdadeiro Eu. Porque é ele que transcende o tempo e o espaço, e vos pode levar aonde quiserdes ir.
Assim, não estareis presos senão quando presos vos sentirdes. E as correntes terão o peso que a elas atribuirdes.
Pois, assim como não percebeis a prisão do corpo e da gravidade, a nada vos sentireis obrigados, se tudo fizerdes por vossa própria vontade e com amor.
Se, ao contrário, o fizerdes com revolta, pesadas serão as vossas correntes; e o seu peso findará por esmagar-vos.
Livre não é aquele que não tem obrigações, mas o que as cumpre com alegria. Como não é aquele que pode estar em todos os lugares, mas o que de lugar algum necessita.
Livre não é aquele que pode pegar o que quiser, mas o que pode dizer com sinceridade: “- Sou feliz com o que tenho”. E não é aquele que satisfaz todas as suas vontades, mas o que não se escraviza aos seus próprios desejos.
Eu vos digo que, se um homem ama a sua prisão, ele será livre em sua cela. Pois o que nele existe de mais verdadeiro não estará encerrado entre paredes, mas envolto no amor. E viajará com o vento, cantando as mais lindas canções e sentindo os mais doces perfumes.
E vos digo que aquele que não ama jamais será livre, ainda que todo o mundo lhe pertença. Porque estará encerrado na prisão do seu egoísmo, encarcerado na solidão de sua alma. E o seu Eu não ouvirá as canções, nem sentirá os perfumes.
Tudo isto, eu vos digo. Todavia, não posso esperar que me entendais.
Pois estais demasiadamente presos aos vossos conceitos, e assim não sois livres para encontrar as verdades.”
Todo ser humano idolatra os seus mártires, subversores e promotores da “liberdade”; tudo para se autodenominar livre. Tolos, ignorantes e idiotas que não se vêem amarrados a formas de domínio passiva, seguindo feliz todos os passos que são ditados.
O meu único destino é a liberdade. E o rumo de não ter só um rumo e sim vários, e de percorrer a vida aleatoriamente correndo riscos de não dar certo. Quero ter um motivo e não saber qual ele é, só quero viver. Não quero ter uma casa em lugar algum, a única casa que eu tenho é aonde eu moro, o mundo. Quero dormir em um lugar e abrir os olhos em outro, chegar aonde eu não entenda nada e fique perdida para que eu tenha que me achar. Andarei por andar sem compromisso e nem medo do amanha e sem correntes de ontem. Irei ver coisas que eu sei da existência mas não como agir na convivência. Saudades será o único sentimento que me ira me causar dor, mas se eu não sentir dor quer dizer que foi porque nunca houve amor... e se há dor ainda há amor que me da motivos de continuar a jornada que da voltas e voltas, e esta nas suas mãos levantar e traçar as suas curiosidades e se jogar em algo muito alem do que a sua mente é capaz de pensar e os seus olhos capazes de enxergar.
Vou reerguer suas asas, e suas mãos eu não seguro mais. Toma-lhe sua liberdade como se ela nunca houvesse sido comprometida, e vá voar enquanto meu subconsciente não mude de ideia.
Eu Quero
Eu quero ter a liberdade desejada
Quero ser amado
Quero a harmonia
Eu quero, quero que toque em minh’alma todo sentimento.
Possível de fraternidade e humildade
Quero ver em meu país o orgulho e a auto-estima
Por que somos brasileiros
Quero dizer-lhes que a vida está difícil
Mas que não podemos desistir
Que futuramente melhorará
Quero lhes oferecer aconchego
Quero lhes ser prestativo
Quero a amizade para abraçá-los com toda sinceridade
Quero o bem para mim
Quero o bem para os outros
Quero a felicidade para o meu amigo
Quero a felicidade em dobro para meu inimigo
Quero poder um dia voar
Não precisando de asas
Simplesmente voar, flutuar, pairar sobre o céu azul.
E abraçar as nuvens como num lindo sonho
Quero lhes trazer conforto
Quero lhes enviar a Deus
Que sejas contemplado pelas tuas boas ações
Sendo-as transparentes e verdadeiras
Quero apenas o sublime
Quero dizer-lhes que a felicidade é um estado de paz
Quero vocês comigo
Quero eu contigo
Quero ti conosco
Queremos nós convosco
Quero dizer-lhes que sinto o maior apreço daqueles
Que praticam a paz e a generosidade
Daqueles que escutam as boas palavras
E depois as exercem de maneira contempladora
Quero que leiam estes versos e depois os reflitam
Pois eles vieram de um coração puro e singelo.
(Ricardo)
Quando tudo o que te prende
É fútil e compulsivo
E a tua liberdade está na obrigação
De se manter fiel a uma única personalidade
A uma única estrutura
A conclusão em que chegamos
É de que nada é suficiente
O que não te bastou um dia
É tudo o que tu necessita agora
Espero um dia saber notar
Quando a felicidade me invade
Vivê-la intensamente
Consciente da sua presença
Para que não me torne refém
De alegrias nostálgicas
O rei dos meus desejos
É a simples percepção
Do real momento em que a felicidade vibra em mim.
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp