Liberdade para Thomas Hobbes
Algumas palavras podem acelerar ou frear acontecimentos futuros, porem não podem fazer com que não aconteçam. Acostume-se.
VIDA ESPIRITUAL
"Não há verdadeira vida espiritual fora do amor de Cristo. Temos uma vida espiritual unicamente porque Ele nos ama. A vida espiritual consiste em receber o dom do Espírito, e sua caridade, porque, em seu amor por nós, o Sagrado Coração de Jesus determinou que vivêssemos por seu espírito - o mesmo Espírito que procede do Verbo e do Pai e que é o amor de Jesus pelo Pai."
Na liberdade da solidão, Thomas Merton (Editora Vozes),7ª Ed. 2001. pág. 31
Ora, basicamente, alguém que está obcecado pela sua própria unidade interior deixa de se conscientizar de sua desunião com Deus e com os outros. Pois é na união com os outros que nossa própria união interior se estabelece natural e facilmente. Estar preocupado em conseguir a unidade interior em primeiro lugar e, em seguida, amar os outros é seguir uma lógica de ruptura contrária à vida."
A única lição da vida: existe mais acaso nela do que um homem pode admitir se quiser permanecer são.
Todos nos dizem para escrevermos sobre o que sabemos. O problema com muitos de nós é que, no começo das nossas vidas, achamos que sabemos tudo - ou, para colocar de uma forma mais útil, não temos consciência do tamanho e da estrutura da nossa ignorância.
Para termos o Humanismo, primeiro temos que estar convencidos de nossa própria humanidade. Quanto mais nos aproximamos da decadência, mais difícil isso se torna.
A finalidade da Quaresma não é só expiação para satisfazer a justiça divina; é, sobretudo, uma preparação para nos alegrarmos em seu amor. E essa preparação consiste em receber o dom de sua misericórdia — dom que recebemos na medida em que lhe abrimos nosso coração, lançando fora o que não pode permanecer juntamente com a misericórdia.
Em suma, pode acontecer (ou não) que o que Deus pede de mim me faça parecer menos perfeito aos olhos de outros, e que isso poderá me privar de seu apoio, afeto ou respeito. Portanto, santificar-me pode significar a angústia de parecer um pecador, um pária, e, num sentido real, “sê-lo”. Isto pode significar um aparente conflito com certos critérios talvez mal compreendidos por mim, por outros ou por todos nós.
Ele deve saber algo que tu não saiba, porque provavelmente ele vê, algo que tu não vê. Se entender fosse breve como história, seria simples como crer.
