Liberdade
Mãe é mãe.
Ó, Lei Áurea, porque foste tão falha em não garantir as pessoas de pele escura, para não dizer escravos, uma "liberdade" plena? Ó, Lei Áurea, se somos teus filhos, por que nos abandonastes?
Por que deixastes tantos filhos orfãos a sofrer de uma carência afetiva que eles mesmos não escolheram?
Foste hipócrita, a tal ponto de jogar nas periferias, sem direito algum, sem subsídio algum, aqueles que tu mesmo, Lei Áurea, disseste proteger e cuidar.
Tiveste uma dívida eterna. Não pagaste, não supriste, marginalizaste.
Disse com palavras e desdisse com suas próprias atitudes.
Disse livres, no entanto, virem-se.
Disse agora são gente, com o pequena diferença, o tom da pele.
Disse agora podem viver, com o que tem, é o bastante.
Não há reparo quando as marcas estão na alma.
Pois, pior que o abandono é olhar pra trás e não se sentir pertencido.
Porque é assim que um filho abandonado se sente, "mãe áurea", e o que resta pra esse filho é seguir, contruir sua própria história, em detrimento ao que lhe restou.
Um filho só quer ser filho.
.
“Liberta-se quem consegue viver sem se submeter de maneira exclusiva aos padrões ditos pelos demais, viva sua vida!”
As vezes é leve, outras é pesada. As vezes é luz, outras é trevas. As vezes é livre, outras é feita de prisão.
Sou a dualidade, nunca sou a mesma todos os dias - hoje sou fogo, amanha sou gelo - a variação esta presente em tudo que vivo, em tudo que faço. E em como faço. Eu não sou perfeita todos os dias, não sou agradável todos os dias e muito menos sou igual.
Mas, existe uma constância nessa variação, meu amor pela vida e por tudo que ela proporciona. Amo, amo como se não houvesse amanha, amo cada centímetro do amor, amo as pessoas e tudo que esta vivo, fluindo, existindo. Amo a imensidão, a grandeza, as polaridades, amo o universo como todo e tudo que nele existe.
Porem, aqui quero falar sobre o desconhecido, a minha inconstância e incapacidade de me revelar, e das pessoas.
A verdade é que hoje, ninguém quer conviver com tanta inconstância, com tantas formas de ser em um só ser. A verdade é que hoje ninguém quer conhecer o outro de verdade, cada um se prende nele mesmo, vive apenas o "eu" e nunca usa o "nos" a não ser que queira algo.
Analisando todos com quem já me relacionei, [ incluindo familiares], percebo que cada um é capaz de me descrever de uma forma diferente. Não acho que eu tenha sido falsa com nenhum deles. Apenas a varias de mim em um só corpo, que se adapta a cada relação, mostrando sempre os melhores lado, os mais belo, o mais sorridente, o mais positivo, o mais agradável, revelando apenas aquilo que tem mais a ver com aquela pessoa, e sempre escondendo o lado obscuro de mim.
Mas, hoje tenho anseios que não tinha antes, quero alguém que me leia por inteira, que conheça todas as minhas faces, todos os meus desejos, alguém que não se abale com a verdade mais oculta em mim. Sinto necessidade de revelar e ser revela. E talvez descobrir que é no fundo da minha escuridão que vive o mais belo de mim.
Então, você se pergunta –‘Por que não deixa as pessoas saberem de tudo?’
A resposta é simples, confiança! Como revelar todos os meus lados, para alguém se nenhuma delas me passou confiança pra isso? E se me julgarem? Se disserem que isso não é certo?
O pouco que já expus foi julgado e criticado.
As pessoas se assustam com o que não esta no parâmetro da sociedade. E me conhecer completamente é como saltar de paraquedas – vai te proporcionar uma vista incrível, uma adrenalina única, mas também é um grande perigo. Poucos querem se arriscar a ir tão fundo. Poucos gostão de mergulhos tão profundos.
E pra que ir tão fundo se a superfície é mais segura?
Vamos fundo por que é lá que se esconde os seres mais belos. É aonde ninguém foi, aonde é mais perigoso, a onde é mais escondido que se esconde a maior beleza do mundo.
Mas pra isso acontecer, preciso ter confiança, liberdade, e a certeza de que toda esse exposição será segura pra mim. Preciso de alguém que seja livre de criticas e padrões, alguém se se liberte e se revele também, preciso de alguém que segure minha mão e me diga vamos juntos caminhar por esses abismos, e juntos vamos conhecer toda a beleza que temos dentro na nossa escuridão.
A verdade da minha alma é: Sou profunda e obscura, intocada e nunca revelada. E cansada de relacionamentos rasos e vazios.
Não observa as orientações da metodologia científica, tão pouco os padrões do raciocínio lógico. Rege-se apenas pela vontade de arquitetar uma pseudo explicação que traga conforto quando me propor, mais uma vez, imaginar o que vem depois do epílogo da vida.
Convenço-me, e por esse motivo busco fundamentação no mundo empírico que reforce o raciocínio, de que com o fim deste ciclo, outro terá início. Assim mesmo. Sem padrão. Sem cogitar como. Apenas outro começo. Com cenários e atores diferentes.
Tomei consciência das minhas limitações intelectuais em relação a capacidade de responder perguntas assim e, por conveniência e alento, procuro dar sentido ao que me proponho como verossímil.
Sinto-me feliz assim. Sei que a verdade está distante e que talvez não exista, mas não posso renunciar a tarefa de preencher essas linhas com alguma resposta e, se sou eu quem as escreve, por que não torná-las fonte de tranquilidade?
Assim, a morte, sempre indesejada, representa um fim atrelado a um novo início. Instiga. Provoca curiosidade e traz a sensação de que experiências inéditas batem à porta.
P.S.: Se perguntarem, esta religião chama-se liberdade. Experimente com cautela.
Deus nos concedeu o livre arbítrio com um único propósito, para que sejamos livres, livres para fazermos nossas próprias escolhas, se somos livres ao olhos de Deus, porque nos tornar prisioneiros de nós mesmo?
"Sim, livres. Pois todos possuem certo grau de amadurecimento para realizar escolhas. Mas qual a melhor decisão? E como mesmo se escolheram? Não havia resposta. O espaço-tempo é infinito, indefinido... O sabor da vida é mais que íntimo, independe da vontade. Essa dá as cartas, indica a direção... 'E o que nos levou à reciprocidade? Como a tentação adivinhou o desejo? O que nos diferencia dos animais é a capacidade que possuímos de sermos livres e dizermos não ao que não queremos e sim ao nosso coração, o que os outros não compreendem' ".
"Em ti, meu barco navega lentamente. Tenho o leme nas mãos e uma tripulação a guiar. Um bando de pássaros... Sem bússola nem mapa. Não me prendo a nada, nem ao vento que me indica a direção. Não me prendo ao azul, nem ao negrume das águas... É profundo o meu ser, no silêncio das vagas. Não se alcança chão, pois me encontro sobre as fossas. Como é fundo o meu ser, inacessível a mentes pequenas e perigosas...".
Obediência nem sempre significa respeito; pode ser medo ou submissão;
Luta nem sempre significa liberdade; pode ter o ideário da dominação;
Eu, porém, preferi lutar à submissão e sempre liberdade com respeito.
Não importa, tudo que você fizer vai voltar para você, levante-se e encontre logo seu caminho ou simplesmente espere a sua vez. Persista na sua visão de mundo ou se torne a visão de alguém, retire suas algemas agora, pois você realmente nunca se encaixou nelas ou continue correndo com esse metal em seus pés até cair. Nem tudo o que diz se torna as coisas que você faz, mas tudo o que coloca pra fora acaba se tornando uma parte de você. Lembre-se tem sido um desafio que até os sábios tem tropeçado, portanto, eleve seu coração e ande de cabeça erguida focado na verdade de um homem espirituoso que acredita na liberdade e de que escolhas na vida, sua luz, tudo é refletido de volta a você.
Eu não nego fogo quando estamos juntos, não nego, mas isso não é tudo pra mim, eu me coloco junto à vc em todos os momentos em que me vejo bem, em todos os momentos em que vc se vê bem, nos momentos em que vc encontra-se abatido e carente, e tbm nos momentos em que me sinto cabisbaixo e sem chão. Isso quer dizer, que em todos os momentos te sinto aqui, te desejo aqui, me sinto aí, e estou aí. E isso, não é dizer que te acorrento como se num abraço qualquer eu pudesse surtar de ciúmes, isso não quer dizer que num simples olhar meu mundo fecharia em tamanha possessividade a ponto de atordoar o meu estado de espírito, mas sim, contrário a isso tudo, eu tenho um sentido de proteção relacionado a vc, eu tenho um cuidado ligado a tudo que diz respeito a nós, e sinto, na grande maioria das veses, senão todas, o sentimento forte no peito de que quando algo te ameace eu possa surgir feito um leão feroz em te defender/proteger, e abraçar-te, para que se sinta assim, defendido/protegido, em meus braços, para que pudesse entender que tens alguém com vc, que te quer o bem, que te quer feliz, e que o simples fato de "cerca-lo" desse afeto, não constitui ameaça alguma a sua liberdade, mas pelo contrário, uma liberdade que possa ser vivida com mais emoção do que aquela apenas de um só, sem um amigo fiel a estar ali sempre presente nas horas boas e ruins. Talvez, por tamanha grandiosidade que tem aquilo que me move em relação à vc, possa não vir a ser compreendido no momento, mas de uma coisa fique certo, o sentimento de qual me refiro, é amor. Um dia verás que é amor!
- texto escrito a uma pessoa muito importante!
Só te peço uma coisa nesse momento, guarde com vc esse texto que acabo de escrever.
E a data: 16/04/2016 - 01:16h
pessoas !!!
mais um na sua história
mais um na sua vida
deixou marcas nesse alguém
e no coraçao feridas
tento acreditar
tento entender
penso muitas coisas
minha mente só vem voce.
Cansei de ser quem não sou, agora abram alas para a verdadeira eu mais atenção, quando eu me transformar poderei atingir qualquer um. OBS: Proteja Se
Na verdade, em que consiste o livre-arbítrio para o Espírito? Em escolher, de acordo com seu grau de perfeição, quando no estado de erraticidade, as futuras existências corporais. Nem a reencarnação anula esta liberdade. Se o homem sucumbe diante das provas, multas vezes dolorosas, é porque ele mesmo as escolheu. Deve, então, apelar para Deus e os bons Espíritos, a fim de ajudá-lo a vencê-las. Se não possuísse livre-arbítrio, ou seja, livre escolha, não teria culpa por praticar o mal, nem mérito pela prática do bem.
A finalidade de se conservar o futuro oculto ao ser humano reside no fato de que, se o conhecêssemos, negligenciaríamos o presente e não obraríamos com a liberdade com que agimos, porque nos dominaria a idéia de que, se uma coisa tem que ocorrer, inútil será ocupar-se com ela, ou então procuraríamos obstar a que tal coisa não acontecesse.
A certeza de um acontecimento venturoso nos lançaria na animação e a de um acontecimento infeliz nos encheria de desânimo. Não podemos esquecer de que uma das provas pela qual o espírito passa é a do livre arbítrio.
Se nossa liberdade de agir fosse influenciada por alguma coisa, a ponto de entravá-la, a responsabilidade da ação seria menor ou nula. Por isso é que tanto o nosso passado espiritual quanto o conhecimento sobre o nosso futuro só são revelados em casos excepcionais e de forma natural, e isso quando o conhecimento prévio facilite a execução de alguma coisa.
(doutrina espírita)
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp