Reflexões sobre lealdade: textos que mostram seu poder
Nenhum relacionamento se sustenta sem companheirismo.
O companheirismo é a lealdade entre as pessoas que se dispõem a caminhar juntas com cumplicidade, lutando pelo mesmo propósito, com confiança, respeito e admiração. Porém, nos dias atuais, isso é cada vez mais raro. Numa época onde o individualismo predomina ser companheiro é uma qualidade que está cada vez mais incomum.
O companheirismo é conquistado por meio da maturidade. É isso que permite que se esteja junto sem querer dominar ou ter um poder sobre o outro, o que também possibilita um a ser diferente do outro e, apesar disso, aceitar e respeitar estas diferenças.
Quando as pessoas se conhecem e se respeitam, valorizam os pequenos gestos que demonstram que companheirismo é fazer parte do dia a dia.
A ausência de companheirismo desgasta a relação devido ao individualismo e ao egoísmo, que deixam pouco ou nada para ser resgatado, em caso de término. O amor sozinho não sustenta qualquer relação e não consegue resistir ao egoísmo, ao descaso diário e à frieza. A falta de companheirismo mata qualquer relação, principalmente a conjugal. Desde as pequenas coisas até as mais significativas vão se perdendo a partir do momento que alguém deixa de participar da vida do outro.
Não há fórmula para haver mais companheirismo entre as pessoas. Seria como dar uma receita de bolo, e quando falamos de relações isso não funciona. A verdade é que nos tornamos companheiros a partir do amor, e esse amor reforça o companheirismo.
Verdades são palavras proferidas sem maldade com a máxima lealdade... Como pedra de valor, raridade sem temor.
Ser justo é ser honesto e leal consigo mesmo, é ter a certeza que Deus sabe que a decisão foi tomada com a consciência limpa e sem culpa.
Amiga de sempre e de todas as horas Ana Cristina Carneiro Leal, sinta-se feliz só por um instante e pense sempre assim: "Só por hoje!" Só por hoje eu vou viver, só por hoje eu vou te amar e assim por diante! Não pense no todo! Divida a vida, os seus projetos e tudo o mais em pedacinhos e viva intensamente casa momento, cada instante, dando sempre o melhor de si sem pensar em si! Viva cada momento, cada respirar, cada sensação, sempre pensando no melhor e acreditando piamente em você e em Deus Nosso Senhor Jesus Cristo, o qual nos gerou, fez-nos nascer e viver, e, morreu por nós numa cruz para nos salvar. Beijos do amigo de sempre. Abraços fraternos.
Acho que consegui mostrar no jogo os valores que aprendi na vida, que são lealdade, respeito, compaixão e confiança.
Se o meu amigo é leal comigo,
Se é meu abrigo contra inimigo,
Se sabe o meu segredo e medo,
Se com ele estou pleno e sereno,
Se olhinhos piscam como luzinhas,
Se mais que legal, se faz essencial,
Se o cheiro é de criança na infância,
Se o jeito é de trejeito na lembrança,
Se ele me compreende e surpreende,
Se espero sempre como um presente,
Se vira o sinônimo de tudo o que há de
Melhor, maior, sagrado e de abençoado,
Se é o anjo disfarçado de dia e à noite a
Estrela guia que me ilumina tão legal com
Sua luz especial, então concluo que todo o
Dia meu amigo é bem igual à festa de Natal!
Guria da Poesia Gaúcha
DEZ-CASADA
Dez-leal?
Dez-igual?
Dez-afiada?
Dez-temida?
Dez-colada?
Dez-almada?
Dez-iludida?
Dez-atinada?
Dez-quitada?
Dez-gastada?
Dez-medida?
Dez-mentida?
Dez-culpada?
Dez-ocupada?
Dez-apegada?
Dez-ajustada?
Dez-miolada?
Dez-norteada?
Dez-abrigada?
Dez-esperada?
Dez-agregada?
Dez-apontada?
Dez-aprovada?
Dez-afeiçoada?
Dez-envolvida?
Dez-entendida?
Dez-amparada?
Dez-impedida?
Dez-encanada?
Dez-vinculada?
Dez-aparecida?
Dez-encantada?
Dez-integrada?
Dez-respeitada?
Dez-encarnada?
Dez-equilibrada?
Dez-encaminhada e
Dez-comprometida!
Guria da Poesia Gaúcha
INTEXTUALIZAÇÃO BÍBLICA - RN/Jul. 2008.
- Ato de Fé! A lealdade.
01 - Eu sempre esperarei no Senhor!
Esperarei no meu Deus!
... Da minha Salvação!
Ele me ouvirá.
Quem ó Deus! É semelhante a Ti [?]
Que perdoa a iniquidade/
Que esquece da rebelião da sua herança.
02 - O Senhor!
Não armazena a sua ira.
Ele tem prazer na benignidade, e/
Tornará a apiedar-se de nós.
Subjugará as nossas iniquidades...
Jogará todos os nossos pecados/
[Nossas injustiças]
Nas profundezas do mar.
03 - Ó inimigo meu
Não te alegres a meu respeito.
Ainda que eu venha a cair...
Levantar-me-ei, e/
Que eu venha a habitar nas trevas...
Ele será minha luz!
04 - porque assim falou o Senhor!
- A vós visitarei, e cumprirei sobre vós/
A minha boa palavra... Indulgências!
Porque bem sei/
Os pensamentos que penso de vós;
Diz o Senhor!
Pensamentos... Projetos de abastamentos!
E, Eu vos darei um Futuro... Um Mandato!
05 - Ó Senhor!
Quem é como Tu dentre os deuses?
Glorificado em santidade
Terrível em louvores... Consagrações!
Obrando milagres...
E,
Se bem sei:
06 - Vós não julgareis...
Segundo o que veem os seus olhos
Não se pronunciará...
Segundo o que ouve seus ouvidos
Vós julgareis os homens...
A todas as nações, com retidão /
E se pronunciará com equidade.
07 - Irmãos!
- Deus! ... Te Ama,
Tem um projeto milagroso para você.
E, Que o Espírito Santo... Luz Divina!
[Sabedoria]
Abençoe àqueles que nas escritas acreditarem.
Que o Amor Divino! Esteja merecido, também,
Aos que tenham sempre nos seus caminhos...
[Principio da sabedoria]
- TEMOR AO SENHOR!
Para todo o Sempre...
- Glórias!
Se os caminhos da retidão, da bondade, justiça, verdade, lealdade, respeito e da honra não forem os caminhos certos, prefiro seguir errando por esses passos, sempre. Pelo menos assim fico satisfeito comigo mesmo.
Os valores não foram esquecidos, pelo menos não por mim.
Os bravos tombarão em batalha, pela lealdade, mas os mansos pisarão os cadáveres, e reinarão em liberdade por sobre à Terra.
Leal é aquele que não se ve acorrentado
não é aquele que te vê como objeto protetor
mas sim quem por voçê tem muito amor
e quer estar sempre do teu lado
Meu sonho? tua tristeza, meu prazer?
Teu sofrimento Quando és meu amigo sou a ti leal até o último momento.
Saiba lidar comigo Pois posso de ti desconfiar.
Quando com raiva Posso por fora te ferir E por dentro te matar.
Não vivo de sonhos, não vivo de amor, vivo de realidades vivo de dor.
Sei ser bom, sei ser mau.
Sei te querer, mas também sei te desnortear.
Posso te desviar do caminho certo, te colocar no errado.
Estarei te esperando no Céu e seu túmulo cavado ao meu lado.
Amor é para toda a Eternidade.
Setúbal 13 de Novembro de 2012 5:50H
««««««««««««------------»»»»»»»»»»»»
O problema não é a rebeldia em si, mas o fato de nos rebelarmos contra quem devemos lealdade, ao passo que nos rendemos àquele contra quem deveríamos nos rebelar.
Verdadeira Amizade part. I
Cadê você, para onde foi?
Você que jurou lealdade a tudo.
Cadê você que se julga intimo de mim, que enfrentaria o mundo?
Cadê você que se deitou em pés e retratos depois?
Cadê você? Oh inseparável pessoa do crepúsculo do dia-a-dia.
Cadê você? Que era tão perto se tornou tão distante, tão amargo?
Eu fiquei pra trás? Ou você que se mudou de mim?
Pessoas ultimamente mudam, mas deixam de serem elas.
Torno-me um pouco do monstro que sou em você.
Ah, se eu soubesse disso antes, nem te olharia.
Versos a esmo escrevem-lhe sem tua companhia.
E junto, e solto, e reto.
Que mundo incerto.
Porque te viera a mim?
Assim, por fim, em ti.
Que droga, que incerto.
Meu mundo em ti está acabado e,
Para finalizar esta falta gramatical esplêndida.
Venho em única estrofe com introdução,
Expressar minha indignação perante a você e,
Que feche os portais e disputes seu medo.
Aqui! Neste papel, serei seu grande segredo.
"Todo CAVALARIANO é um homem decidido, espontâneo, franco, amigo, leal, simples e autêntico em suas atitudes e comportamentos, expressando muitas vezes seus sentimentos de maneira áspera e severa, sem no entanto desejar ser rude ou grosseiro. Impulsivo e impetuoso, muitas vezes demasiadamente emocional em suas reações sendo estas conduzidas mais por sentimentos do que pela razão. Por isso é levado a fazer e executar as coisas rapidamente, sem delongas, levado pelo que lhe vai no íntimo de sua alma. Guia-se mais pela sua parte instintiva e intuitiva. Normalmente é incapaz de não revelar sentimentos e emoções que o assaltam. Suas premeditações de agir são feitas em um curto prazo e são praticamente no momento que antecede o fazê-las. Daí suas ações serem rotuladas de arrojadas, audaciosas, corajosas, intempestivas, impensadas e até, exagerando-se consideradas irracionais em muitos casos."
Seja um exemplo de caráter para esta e para as novas gerações, seja honesto, fiel, sincero, leal, justo e humilde.
O Amor é uma ato nobre de doação,oferecendo fé,confiança e lealdade.
Quanto mais você ama,mais você perde uma parte de
si mesmo,mas você não se
torna menos de quem você é.
Você apenas preenche o espaço que antes era vazio.
O estado de ser leal; o propósito ou devoção de fidelidade a alguma pessoa, a uma causa, esse é o significado da palavra lealdade. (dicionário virtual)
Quando essa atitude se manifesta, o sujeito alcança um plano superior em questão de moral, é quase uma confirmação de que a corrupção dos costumes não consegue contaminar a todos.
Não existe meio termo, na conduta da lealdade ou se é ou não se é. Quem é leal coloca seus interesses e vaidades em segundo plano, pensa sempre no bem comum, age com responsabilidade, diligencia e firmeza.
Lealdade não é uma figura alegórica, e sim um hábito de quem tem carater elevado, personalidade marcante sempre trancendendo o lugar comum daqueles que que giram em torno de si próprio.
Para um homem ou mulher leal, não cabe se amesquinhar, buscar se resguardar das contendas em detrimento dos seus companheiros. Quem sabe ser leal apoia os seus, do começo ao fim, aconteça o que acontecer.
Quem não é verdadeiramente leal, trai com facilidade, omite-se sem piedade e se esconde nas nevoas dos anseios menores.
Buscar para si uma posição comoda diante de uma situação de conflito ou perigo, é conpuscar um esteio vital da lealdade, ou seja, a confiança mutua.
Quem é leal não se acovarda, não espera “para ver como as coisas ficarão”, coloca-se de imediato ao lado do outro e da sua classe. Enfrenta com coragem os desafios que se apresentam, pois sabe que seu (s) companheiro (s) faria (m) o mesmo por ele.
Lealdade vem acompanhada de: confiança, desprendimento, fraternidade, grandeza, altivez, sacrificio, agape, bons costumes, principios morais, dignidade e renuncia.
Quem trai alguém, não o está somente traindo ao amigo, mas a si mesmo. O traidor violenta a sua própria excencia.
Ser leal então é revesti-se com a capa da honra, é beber do cálice da verdadeira amizade, quase um sinal da santificação do espirito é se colocar em degraus muito próximos do lar celestial. Se fores genuinamente bom, serás sempre leal.
