Lao Tse

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"Amar não é apoderar-se do outro para completar-se, mas dar-se ao outro para completá-lo."

"Amar nada mais é do que despertar aqueles a que amamos para toda a grandeza de que são capazes."

"Uma longa viagem começa com um único passo."

Quando percebes que nada te falta, o mundo inteiro te pertence.

Um homem com bravura exterior tem coragem de morrer.
Um homem com bravura interior tem coragem de viver.

A mais bela companhia é quando você pode estar com alguém como se estivesse sozinho.

Aquilo que ouço, esqueço; aquilo que vejo, lembro e aquilo que faço, entendo.

"Não podemos exigir que os outros sejam como queremos. Pois nem nós o somos."

A atividade vence o frio.
A quietude vence o calor.

Deixai quieta a água lamacenta, e ela por si só se tornará trasparente.

Quando as pessoas abandonam sua natureza essencial para seguir seus desejos, suas ações nunca são corretas.

Delicadeza nas palavras gera confiança.
Delicadeza no pensamento gera profundidade.
Delicadeza no doar-se gera amor.

A Sabedoria da Não Violência

A vida verdadeira é como a água:
Em silêncio se adapta ao nível inferior
Que os homens desprezam.
Não se opõe a nada,
Serve a tudo.
Não exige nada,
Porque sua origem é da fonte imortal.
O homem realizado não tem desejos de dentro,
Nem tem exigências de fora.
Ele é prestativo em se dar
E sincero em falar,
Suave no conduzir,
Poderoso no agir.
Age com serenidade.
Por isto é incontaminável.

Tem medíocres suficientes para achar duas bobagens: primeiro que a verdade existe; e segundo que ele é dono dela

Amabilidade nas palavras gera confiança; no pensar gera profundidade, no dar gera amor.

Quando eu me despojo do que eu sou, eu me torno o que eu poderia ser.

"Tudo o que é difícil deve tentar-se enquanto é fácil."

Aquele que sua força conhece e sua fraqueza esconde,vale um império.

“Quando ingressa na vida,
o homem é tenro e fraco;
quando morrem,
são secos e duros.
Por isso os duros e fortes
São companheiros da morte,
E os tenros e frágeis
São companheiros da vida.”

O homem que sabe não fala; o homem que fala não sabe.

Aquele que conhece os outros é sábio, aquele que se conhece a si próprio é iluminado.

TAO TE KING - LAO-TSÉ

VERSO 4 - INTERPRETADO POR JOSÉ LAÉRCIO DO EGITO

O Mestre não deve esperar que o discípulo chegue à Perfeição Absoluta, desde que por mais que procure dentro do relativo ele jamais chegará à uma coisa chamada, Deus, Perfeição, ao Tao pois somente no Infinito encontra-se a Perfeição, Nele está contido tudo, a Ele coisa alguma pode ser tirada ou acrescida."

O Tao é o vazio inesgotável, e a fonte do profundo silêncio, que o uso jamais desgasta.

Desvalores e valores são próprios do mundo dialético, relativo, portanto condições ainda distantes da Perfeição.

"O Tao é como um vaso inesgotável, mas vazio. Mesmo vazio contém o segredo de toda plenitude"

O Mestre não deve julgar-se perfeito mesmo se ainda estiver imbuído de valores que os considera pureza, pois a pureza ainda está distante da cientificação perfeita. A Perfeição Absoluta está no Tao e o Tao é o vazio inesgotável. Enquanto o ser tiver qualidades ainda não chegou à Perfeição.

"O mestre cheio de conceitos, de hábitos, de pontos de vista dogmáticos, jamais poderá captar o sentido real do Tao, que se expressa justamente pelo vazio"

O Mestre pelo exemplo pode apenas induzir a marcha própria de cada discípulo no sentido da vacuidade de onde, observando o caminho do Mestre, ele siga o seu na busca da perfeição, sinta o Tao, "Origem de todas as plenitudes do mundo".

Do "vazio do Tao" todas as coisas procedem assim na caminhada própria correta o discípulo pode encontrar e trazer valores mediante os quais à cada dia ele chegará mais próximo da perfeição.

Não são repressões, condenações e nem mesmo exaltações que conduzem o discípulo à perfeição pois nos ensina o Tao Te King: "Suavizai o corte, desfazei os nós"...

O Mestre não deve tornar o caminho do discípulo nem árido, afim de que ele não o abandone, e nem muito suave: "Diminui o brilho, deixar que as rodas percorram os velhos sulcos". O Mestre não deve interferir diretamente na caminhada do discípulo, deixar que cada um siga o mesmo caminho que outros percorreram, mas pelo exemplo mostrar o sulco mais eficiente. A carroça segue melhor nos velhos sulcos deixados por outras carroças que já trilharam o mesmo caminho.

O Mestre deve considerar seu próprio brilho a fim de se harmonizar com a escuridão do discípulo; não deve salientar seu brilho para que não ofusque o discípulo.

" ILUMINAR PÁSSARO À NOITE É TORNÁ-LO MAIS CEGO AINDA ".

O Mestre deve ser um farol mas se necessário diminuir o seu para poder se harmonizar com a escuridão dos outros. Isso indica que a luz deve ser mostrada gradativamente ao discípulo, pois se ela se apresentar muito forte este se desestimulará julgando não poder chegar tão distante.