Lamento pela Morte de um Ente Querido

Cerca de 434744 frases e pensamentos: Lamento pela Morte de um Ente Querido

"Sabia dizer de tal modo a uma senhora idosa que a achava cada vez mais jovem, que a senhora subitamente remoçava, e a mentira se resolvia em verdade."

Param as fontes a beber-te a face.

Eugénio de Andrade
ANDRADE, E., As Mãos e os Frutos, 1948

Hei de seguir eternamente a estrada
Que há tanto tempo venho já seguindo
Sem me importar com a noite que vem vindo
Como uma pavorosa alma penada.

Sem fé na redenção, sem crença em nada
Fugitivo que a dor vem perseguindo
Busco eu também a paz onde, sorrindo
Será também minha alma uma alvorada.

Onde é ela? Talvez nem mesmo exista…
Ninguém sabe onde fica… Certo, dista
Muitas e muitas léguas de caminho…

Não importa. O que importa é ir em fora
Pela ilusão de procurar a aurora
Sofrendo a dor de caminhar sozinho.

PROIBIDO PISAR NO GRAMADO
Talvez fosse melhor dizer:
PROIBIDO COMER O GRAMADO

O poeta entra no elevador
O poeta sobe
O poeta fecha-se no quarto
O poeta está melancólico.

Ó madrugada, tardas tanto... Vem...
Vem, inutilmente,
Trazer-me outro dia igual a este, a ser seguido por outra noite igual a esta...

Vem trazer-me a alegria dessa esperança triste,
Porque sempre és alegre, e sempre trazes esperanças,
Segundo a velha literatura das sensações.

Vem, traz a esperança, vem, traz a esperança.

Álvaro de Campos

Nota: Trecho do poema "Insónia".

Ora, meu filho, o desespero é o resultado de uma visão errada da vida. Pare e pense. Erga a cabeça, que ela não foi feita apenas para ficar cheia de miolos, não. Pense, organize os seus pensamentos. Reorganize a sua vida e continue andando. Mesmo devagarzinho, ande. Não se permita ficar parado. Deus abençoa, mas é preciso ter coragem para a maior experiência do mundo - que é viver. Sempre há uma solução. Não existe dor, sofrimento ou mal que não tragam o seu ensinamento; não há problema que não tenha a resposta certa da vida.

Dedos no gatilho
POW!
Explodi meu coração

Em uma terra onde tudo está por fazer, não seria o teatro, cópia continuada da sociedade, que estaria mais adiantado.

Machado de Assis
Diário do Rio de Janeiro, 1 dez. 1861.

Longe de educar o gosto, o teatro serve apenas para desfantasiar o espírito, nos dias de maior aborrecimento.

Machado de Assis
Relíquias de Casa Velha. Rio de Janeiro: Garnier, 1906.

Se eu morrer antes de você, faça-me um favor.
Chore o quanto quiser, mas não brigue com Deus por Ele haver me levado.
Se não quiser chorar, não chore.
Se não conseguir chorar, não se preocupe.
Se tiver vontade de rir, ria.
Se alguns amigos contarem algum fato a meu respeito, ouça e acrescente sua versão.
Se me elogiarem demais, corrija o exagero.
Se me criticarem demais, defenda-me.
Se me quiserem fazer um santo, só porque morri, mostre que eu tinha um pouco de santo, mas estava longe de ser o santo que me pintam.
Se me quiserem fazer um demônio, mostre que eu talvez tivesse um pouco de demônio, mas que a vida inteira eu tentei ser bom e amigo.
Se falarem mais de mim do que de Jesus Cristo, chame a atenção deles.
Se sentir saudade e quiser falar comigo, fale com Jesus e eu ouvirei. Espero estar com Ele o suficiente para continuar sendo útil a você, lá onde estiver.
E se tiver vontade de escrever alguma coisa sobre mim, diga apenas uma frase :
'- Foi meu amigo, acreditou em mim e me quis mais perto de Deus!'
Aí, então derrame uma lágrima.
Eu não estarei presente para enxuga-la, mas não faz mal. Outros amigos farão isso no meu lugar.
E, vendo-me bem substituído, irei cuidar de minha nova tarefa no céu.
Mas, de vez em quando, dê uma espiadinha na direção de Deus. Você não me verá, mas eu ficaria muito feliz vendo você olhar para Ele.
E, quando chegar a sua vez de ir para o Pai, aí, sem nenhum véu a separar a gente, vamos viver, em Deus, a amizade que aqui nos preparou para Ele.
Você acredita nessas coisas?
Sim? Então ore para que nós dois vivamos como quem sabe que vai morrer um dia, e que morramos como quem soube viver direito.
Amizade só faz sentido se traz o céu para mais perto da gente, e se inaugura aqui mesmo o seu começo.
Eu não vou estranhar o céu. Sabe porque? Porque ser seu amigo já é um pedaço dele!

Padre Zezinho
Amizade talvez seja isso... São Paulo: Paulus Editora, 1988.

Nota: Apesar de muitas vezes atribuído, de forma errônea, a Chico Xavier, Vinicius de Moraes ou a Fernando Pessoa, o texto é da autoria de José Fernandes de Oliveira (conhecido como Padre Zezinho) e está publicado em seu livro de 1988 "Amizade talvez seja isso..."

...Mais

Se um dia eu morrer, lembre-se que eu te prometi que te amaria em qualquer lugar e a qualquer momento.

Thereza
Em memória de minha irmã, Thereza Motta Morgan

Em um número uma vida acaba,
e substitui um nome que fica
apenas na lembrança de alguns,
de quem foi, que fez, o que amou,
e o quanto a amamos.

São sombras, apenas cinzas,
de quem antes foi paixão,
esperanças, sofrimentos, alegrias.
De sua energia florecerão vidas
como novas flores, e será eterna.

O que é o mundo?
Um baú cheio de mistérios,
É um oceano profundo,
Às vezes,um triste cemitério.

O que é a vida?
Às vezes um turbilhão da emoção,
Nos permeiando e causando feridas,
Muitas das vezes,labirintos da mente sem solução.

O que é o ser?
Um dependente do amor,
É aquele que ainda tenta crer,
Na superação da agonia de uma dor.

O que é o amor?
É um sentimento inexplicável,
Ao mundo esquálido, dá uma viva cor,
À mente humana,uma energia inesgotável.

Reside no interior,
Pode nos dar prazer,
Muitas das vezes causar dor,
Outras! Nos fazer crescer.

O que é o ódio?
É o amor invertido,
Uma queda do pódio,
Um sentimento sem sentido.

O que é a morte?
É o resultado de todas as nossas construções,
Pode ser um prédio da saudade forte,
Ou um triste bau da solidão.

O sol sempre nascerá para mim; um dia, não nascerei para ele. Que meu agradecimento por tão flamejante companhia seja minha vida ardente.

Minha oração como mãe de anjo...

Deus, hoje eu desejo um dia melhor. Hoje eu desejo que minha dor seja amenizada, hoje eu desejo que eu sinta vontade de viver. Desejo não sentir tristeza ao ver aquelas que alcançaram o privilégio de ter seus filhos nos braços. Desejo não me entristecer com os positivos de minhas amigas. Desejo não pensar o porquê. Desejo não chorar com mensagens lindas ou ao ouvir aquela canção que me faz lembrar das minhas anjinhas. Desejo acender uma esperança de ser mãe novamente, pois o senhor compreende minha falta de fé neste momento. Desejo ter algo de bom para oferecer a minha família, pois o Senhor sabe que aqui dentro do meu coração só tenho dor e um coração quebrado. Desejo conseguir agradecer pelo meu dia no final dele, desejo que a minha dor consiga ceder um pouco de espaço para a alegria, que sei, Senhor, que jamais voltará a ser completa. Não preciso dizer nada, pois a Sua palavra diz que o único amor que se compara ao Seu na Terra é o amor de uma mãe. Hoje eu desejo voltar no tempo e amar, amar um ser que outrora ocupava meu ventre, meu coração, minha cabeça e minha vida. Mas sei que isto jamais será possível. Então, Senhor, torne possível que a vontade de viver retorne aos meus dias, que ela volte a ser minha companheira. Deus, que hoje minha dor seja menor que ontem. Amém.

Tenho alguém no céu que amo muito. Deixou um vazio que jamais poderá ser ocupado. Um amor imenso e uma saudade absurda.

Um simples pecador em certas circunstâncias pode ser mais querido a Deus do que noventa e nove justos.

Aceite-me, querido Deus, aceite-me por um momento.

Deixe os dias órfãos gastos sem Você serem esquecidos.

Alongue este breve instante por Seu amplo colo, mantendo-o sob Sua luz.

Vaguei atrás de vozes que me atraíram… deu em nada.

Permita-me, agora, sentar em paz e escutar Suas palavras no espírito de meu silêncio.

Não mostre Suas costas aos segredos obscuros do meu coração: queime-os até que Seu fogo os ilumine.

Querido Deus, agora vou dormi
permita que eu acorde e
possa ver a Luz de um novo
dia... Amém.

✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.

Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.

Entrar no canal do Whatsapp