Juventude Eterna
Religião não ensina moralidade, ela propaga o medo da punição eterna, religiosos não amam a deus, na verdade, apenas tem medo de um monstro imaginário.
A sociedade é uma eterna entrevista de emprego: onde a empresa é o circo e o pobre é o eterno palhaço.
Poesia que ressoa eterna
nas vozes dos cordelistas,
repentistas e nos passos
dos 'Enfeitados e do Mascarados',
não troco por nada a festa
com o meu querido
'Boi Calemba Pintadinho'
nem por um milhão de diamantes.
Tenho um pouco de tudo
e de todos, sou Mestre,
sou as Damas e sou os Galantes,
quando você entrar
nesta dança dos brincantes
nada na tua vida nunca
mais será como antes.
Olhos no olhos entre todos
os Enfeitados e Mascarados,
o meu coração que é
Boi de Reis leva para dançar
'o Birico, o Mateus e a Catirina',
só ainda não tirou para dançar
quem me estremece e fascina.
Sim, o meu coração que é
Boi Calemba Pintadinho
e que te chama para dançar
com todo o jeitinho
junto com 'a Burrinha, o Bode,
o Gigante e o Jaraguá',
e te deseja com todo amor e carinho.
Minha ancestralidade
sempre honrada,
Mani renascida,
eterna raiz sagrada.
Jamais esquecida,
louvada e adorada
com sabores e aromas
por mim recordada.
O coração sabe bem
quem é o seu dono,
e o seu espírito tem
o seu suave descanso.
Nunca precisei fazer
o caminho de volta,
aqui é minha terra
bela e sem adorno.
Nenhuma tempestade
estremece o amor
que é chama e refresca,
e não há quem me afaste dela.
Não busqueis e nem tenteis segurar aquilo que não consigais reter; a verdadeira e eterna pureza de alma é livre.
IMORTAL ATÉ MORRER
O tempo é uma tampa sobre o passado. Ninguém nunca retorna dessa rampa eterna. Sequer acampa sobre o presente, pois esse logo não é. Vira passado, e o presente já é outro. Somente o futuro continua lá; sempre lá, desafiando nossa caminhada.
Uma vida é simplesmente o joio por entre o trigo, no campo das vivências que a cada dia nos impõe. Cá comigo, afirmo que a mesma é joia rara. Se acaso nos causa uns arranhões, alguns graves, morrer não ganha minha questão. Não tem como ganhar.
É que o mundo é franco. Preto no branco. Mas muitas vezes dá um branco em meu preto e não resta fundo. Mesmo assim vou à frente, porque o tempo não pode me tampar. Tomei a decisão de apostar na imortalidade que o sonho empresta.
No fim das contas, nossa imortalidade é provisória. Por isso temos que aproveitá-la e não morrer enquanto a morte não chega.
CRIAÇÃO À MODA ETERNA
Demétrio Sena, Magé - RJ.
Os nossos filhos pequenos merecem todo o medo real do mundo que nos cerca. Não só merecem, como precisam desse olhar extremado que não abre a guarda e vai lá no fundo. Mesmo quando não há fundo. Mergulha intempestivamente no caos das verdades farpadas do tempo em que vivemos.
Tenhamos medo por eles, para eles não o terem depois do tempo nem nos contextos equivocados que de nada valerão. Apostemos o nosso couro, quantas vezes quisermos, mas nunca suas essências, no que não é de nosso alcance. Evitemos as ausências disfarçadas; as distâncias amenizadas por presentes; as terceirizações em nome da independência precoce. O sossego prático e frio de nossa confiança nos corações externos.
Eles tanto precisam do nosso exagero, quanto sentem profundamente a falta do excesso desse amor, quando nos rendemos ao descanso de respirar sem culpa e susto... à paz da consciência adquirida por conceitos modernos de criação menos vinculada. Só no passar dos anos, os filhos percebem todo o abandono que lhes demos com belas nominatas contemporâneas embrulhadas em bonitos discursos profissionais.
Sejamos os pais de que a inocência filial precisa. Logo a vida privará os nossos filhos dessas loucuras de amor, mas essa perda tem cura. Ela virá na saudade sempre terna e risonha do que não lhes faltou no tempo em que tiveram a proteção - ou superproteção - de tantas preocupações afetivas.
ROUPA NOVA PARA UMA ETERNA CANÇÃO
Demétrio Sena, Magé - RJ.
Não sei me comportar
diante do seu rosto
e o seu olhar,
bebendo o seu silêncio
e seu falar,
com toda minha alma,
sentido e coração...
E sinto a pulsação
parar;
não sei conter...
Nem sinto o chão e o ar;
suspendo a própria vida...
Não posso me calar,
ao menos em poesia
eu vou falar,
buscando a melodia
pra cantar
a funda sintonia
da minha vibração...
Eu sinto que viver
é ter um sentimento
pra trocar,
viver essa magia
de me dar
até sem receber!
ETERNA VIDA EFÊMERA
Demétrio Sena - Magé
Pergunto ao ontem, que até há pouco era o agora, em que buraco se meteu o agora, que agorinha mesmo ainda era. Ele foi para lá? Está nos braços de um novo ontem? Caiu no escuro e no vazio de ninguém sabe o quê? Nunca tenho resposta e logo pergunto ao já futuro e logo passado agora: E o futuro? Cadê o futuro? Virou passado ou se renovou na linha do tempo? É tão clichê dizer que a vida é um sopro... mas é tão clichê dizer que é tão clichê dizer que a vida é um sopro. Porque é... e ninguém há de soprar nada mais original sobre a vida e sua eterna efemeridade.
... ... ...
Respeite autorias. É lei
Se a marca da primeira metade da vida é o anseio insatisfeito pela felicidade, o da segunda é o receio da desgraça, pois, a essa altura, reconhece-se mais ou menos nitidamente que toda felicidade é quimérica, enquanto o sofrimento ao contrário é real.
Apenas de que o auge da capacidade intelectual se dá por volta dos 35 anos, a velhice tem suas compensações. É apenas nesse momento que a experiência e a erudição se tornam de fato ricas: teve-se tempo e oportunidade para considerar e refletir as coisas sob todos os aspectos, comparando-as entre si e descobrindo os seus ponto de contato e membros conectivos; por conseguinte, apenas nesse momento as compreendemos bem em toda a sua concatenação. Tudo foi esclarecido; por isso, conhece-se mais profundamente até mesmo aquilo que já sabíamos na juventude, visto que há muito mais provas para cada conceito. Aquilo que nos anos de juventude só acreditávamos saber, sabe-se de fato na velhice, e muito mais, porque possuímos conhecimentos meditados em todas as direções e, portanto, inteiramente coerentes, enquanto na juventude nosso conhecimento é sempre lacunar e fragmentário. Apenas quem envelhece adquirir uma ideia completa e pertinente da vida, pois tem uma visão geral do seu conjunto e do seu curso natural, e sem especial, porque não a ve como os outros, ou seja, apenas a partir do ponto de entrada, mas tamb[em a partir do ponto de saída, reconhecendo, assim, toda a sua nulidade, enquanto os outros sempre se encontram na ilusão de que o que é realmente bom ainda ocorrerá.
E ser-se novo é ter-se o paraíso,
É ter-se a estrada larga, ao sol, florida
Aonde tudo é luz e graça e riso!
Dizem baixinho a rir : "Que linda a vida!..."
Responde a minha Dor : "Que linda a cova!"
A sucessão familiar no campo se resolve com o aumento do empoderamento do jovem rural na propriedade, maior autonomia e gestão dos recursos financeiros na propriedade, além da existência de espaços de sociabilidade e tecnologias de informação e comunicação no rural brasileiro.
Eu me indigno na ironia desse mundo,
Onde quem trabalha é pobre,
E por ser pobre é vagabundo.
Eu me indigno com quem criminalizou a palmada,
E criou o monologo dialogo da reconciliação,
Onde ouvimos conselhos de quem está de fralda,
Respeitamos a quem nunca demos educação.
Que geração! Conhecem apenas seus direitos,
Transformam arte em preconceito,
Liberdade, na mais pura libertinagem,
Usando como argumento a famosa frase:
“Meu! Eu já tenho idade!”
Se pudessem olhar para o futuro
Esticariam seus ouvidos,
Estariam atento à ruídos
Em busca das palavras de quem vive te falando:
“Cuidado, cuidado , cuidado fulano”!
Mas não, se acham dono do próprio nariz,
E ao errarem desculpam-se dizendo:
“Mas não fui eu que fiz!”
Cada vez mais mimados,
E não amados,
São por vezes afagados,
Com carinhos comprados nos mercados.
Sem amigos,
Estão resumidos
A redes de pessoas solitárias
Onde Trocam muitas palavras,
Se falam por longos momentos,
Porem, não externam nenhum sentimento.
Sofrem calados
Com um sorriso no rosto,
Estão desesperados
Mas continuam em seu mundo absortos.
Digno de dó
Expõe a soberba
Dignos de pena
Continuam só
Não vivem paixões
Afinal , são superiores
Sobre o amor pressupõe
Mas não são entendedores
Não fazem favores
Nem mencionam sacrifícios
Gostam de brigas e lutadores
Mas sua covardia escondem nos vícios.
Se embriagam por dever
Não por prazer
Se drogam pra esquecer
Não para viver
Sem duvida
Esse é o retrato da nossa juventude
Infeliz e depressiva
Que oprimem sua virtude
E deixam a mostra suas atitudes repulsivas .
Concordar é a melhor forma de demostrar amor?
Não!
Içami Tiba já disse: "Quem ama, educa!"
Não devemos economizar educação, nem na educação.
É um tabu admitir que você se sente só. Você pode fazer piadas sobre isso, é claro. Pode dizer às pessoas que passa a maior parte do tempo na Netflix ou que não saiu de casa hoje nem sairá amanhã. Haha, engraçado. Mas raramente você conta às pessoas sobre as verdadeiras profundezas da sua solidão, sobre como você se sente mais e mais alienado dos seus amigos a cada dia que passa e não sabe bem como consertar isso. Parece que todo mundo é melhor em viver do que você.
Em parte, você sabia que isso ia acontecer. Ao crescer, teve a sensação de que não faria uma boa transição para a vida adulta, de que iria cair nas rachaduras. E olhe para você agora. Lá-lá-lá, está acontecendo.
Sua mãe, seu pai, seus avós: todos te olham como se você fosse uma joia valiosa e lhe dizem várias vezes como você tem sorte de ser jovem e ter a vida toda pela frente. “Envelhecer não é para os fracos”, diz seu pai, abatido.
Você quer que eles parem de dizer essas coisas porque isso só faz com que você se sinta cheio de culpa e pânico. Só te faz lembrar de como não está tirando proveito da juventude.
Você quer beijar todos os tipos de pessoas diferentes, quer acordar na cama de um estranho talvez uma ou duas vezes para saber se é bom não sentir nada, quer ter um grupo de amigos que seja como uma tribo, uma família leal. Quer ir de um lugar para outro com frequência e quer que os fins de semana sejam como um dia longo e épico. Você quer dançar com músicas idiotas na sua sala idiota e ter um bom trabalho que não atrapalhe muito seu estilo de vida. Quer ter menos medo, menos ansiedade e mais disposição. Porque se você está fechado agora, imagina só como será no futuro.
Todo dia você promete mudar algum aspecto da sua vida e todo dia você fracassa. Neste ponto, você está começando a questionar seu próprio poder como ser humano. Neste momento, seus medos venceram. São eles que estão fazendo seus 20 anos de refém.
Pare de pensar que todo mundo está fazendo mais sexo do que você, que todos têm mais amigos do que você, que todos estão se divertindo mais do que você. Não só porque não é verdade (até pode ser!) mas porque esse tipo de pensamento te paralisa. Você já passou tempo suficiente se sentindo preso, como se estivesse vendo a vida passar como uma rápida dissolução e se sente incapaz de fazer alguma coisa.
Não sei se você vai melhorar. Não sei se uma pessoa pode simplesmente acordar um dia e decidir ser um participante ativo na própria vida. Gosto de pensar que sim. Gosto de pensar que as pessoas melhoram a cada dia, mas isso não é bem verdade. As pessoas pioram, e são as suas histórias que acabam sendo esquecidas porque não conseguimos suportar um final infeliz. Os doentes precisam melhorar. Nossa normalidade depende disso.
Você precisa se dar valor. Precisa querer grandes coisas pra sua vida. Esse tipo de coisa não acontece da noite pro dia, mas pode e vai acontecer se você quiser.
Você quer mesmo, quer muito? O medo de se arrepender aos trinta anos supera seu medo de viver hoje?
Veremos.
