Jovens Socrates
Ao Estado, não se feche a mão para os mais jovens, que necessitam de oportunidades na educação e desenvolvimento democrático. Desenvolvendo o indivíduo na democracia, nas oportunidades educacionais, se desenvolverá a democracia do Estado.
Renovação educacional.
Não despreze os jovens de hoje por não viverem como você viveu. Não os julgue por não sofrerem como você sofreu. Não os subestime por não se esforçarem como você se esforçou. Quem compreende os jovens de hoje vai reconhecer que eles têm seus próprios desafios e potenciais. Quem não compreende, vai ficar preso ao passado e se frustrar.
SENTIDOS JOVENS
Nos olhos, o Infinito..... E na pele, o Sol.......
A voz das Ondas....... E nos lábios, o Sal.......
O cheiro do meu Mar...... E o livre pensar.....
Na alma, o Azul......
O Vento dentro do Coração......
Observarmos os jovens de 16 anos hoje e questionamos: "Onde você pretende cursar a faculdade? Qual será o seu caminho para o resto da vida?" Eles não estão totalmente formados ainda. Como eles poderiam saber? Deem um tempo a eles. Diga: "Olha, após concluir o ensino médio, tire um ano ou dois para descansar. Junte-se ao Corpo da Paz, viaje, resolva questões pessoais ou simplesmente divirta-se". Pela primeira vez, eles são adultos sem a obrigação de estar em algum lugar específico, de ouvir que precisam estar em algum lugar. Acostumem-se com essa liberdade, com a necessidade de se autogerir, de empregar a autodisciplina ou não. Talvez percebam: "Uau, sou um pouco desorganizado. Se não há alguém me dizendo para ir à aula, eu nem vou." Talvez vocês descubram algo sobre si mesmos. Essa fase pode proporcionar descobertas sobre si mesmos, revelando se precisam de mais estrutura ou preferem mais liberdade. A exploração e as viagens, a meu ver, oferecem essa oportunidade.
Em 1976, após concluir meu segundo ano na faculdade, percebi, após uma experiência em um curso eletivo de atuação, que não seria o policial que imaginava ser. Decidi que seria mais sensato não prosseguir com mais dois anos de especialização em administração de justiça, pois sabia que não seguiria a carreira policial.
A esperança para muitos jovens da Pós-modernidade é a herança de seus pais.
Por isso, vivem intensamente o "hoje" sem preocupação com o futuro.
Os jovens de hoje em dia, assim como na minha época, sofrem uma crise identitária e geracional.
A diferença é o som que eles ouvem, aquilo que eles leem e os seus ideais políticos...
Quando somos jovens o medo pode nos impedir de morrer, mas quando crescemos, o mesmo medo que já nos salvou antes, também nos impede de crescer e prosperar. 08/04/2025
"A tecnologia trouxe no seu bojo o ópio mais danoso para os jovens, chamado JOGOS ELETRÔNICOS, vicia mais do que cocaína. O desperdício de tempo é incomensurável, o atraso na vida não é possível dimensionar"
Se os jovens aprenderem a ouvir o som do silêncio, descobrirão que o tempo é apenas uma frequência ainda não decifrada.
Não busquem novas armas, jovens; busquem novas frequências. Pois quem dominar as ondas magnéticas controlará a própria realidade.
Vícios
Tantos jovens perdidos, tantos anjos caídos.
As fumaças lançadas, foram tantas tragadas e hoje nem sei quem sou...
Foram tantos pedidos para eu parar, mas eu não conseguia mais superar.
Todas essas flechadas atingem meu peito como facadas, deixando-me sempre a perguntar:
Afinal, quem eu sou?...
