Jogral de Natal: textos para celebrar em comunidade
UM ABSURDO CONTO DE NATAL.
Fui abduzido em 20 do 12.
Fiquei escondido dentro de um tubo de pasta de dente.
Neste instante, estou sendo transferido, junto com uma
porção do dentífrico para a ponta de uma escova.
Vai se iniciar a escovação de belos dentes.
Vou me esconder lá no fundo, entre os últimos molares.
Pronto passou o perigo.
Estou sendo libertado através de um lindo sorriso.
Segundos antes da boca dizer... FELIZ NATAL, para alguém...
Por que comemoro o Natal? Simples! Jesus nos ensinou a orar que a vontade de Deus fosse feita "assim na terra, como no céu". Logo, se o céu celebrou o natal com direito a coral de anjos e tudo, por que a terra não o comemoraria?
Natal, por definição: lugar onde se deu o nascimento. E nascimento, papel que se presta a natureza: realizar a existência em qualquer torrão natal, não importando se árido ou fértil, apropriado ou temporal. Cabendo a quem neste torrão nascer o impulso de viver. E por herança decidimos, amarrados à essa natura, de alguma forma e na mais variada circunstância viver. Por contexto, Natal é uma manifestação da Natureza (Conjunto de coisas que existem realmente), Porquanto, "Natal" não existe, só àquele concebido de um ideal, pelo reflexo de nossos valores, desejos, tradições e crenças.
Não faz sentido o natal se vc acha que esse é um dia de trocar presentes, sentar-se a mesa com a família e como todos os anos repetir uns rituais e fingir que a humanidade é boa, que os sonhos se realizam e que vc é feliz.
Não faz sentido se esse dia tem algo a ver com uma lembrança remota que vc tem da infância quando alguém deve ter lhe explicado que o natal é o aniversário de um menino nascido numa manjedoura... Ahh!! Jesus, era o nome dele.
Não faz sentido se vc acha que Jesus foi somente alguém que passou pelo mundo ensinando coisas boas ou quem sabe nem tenha existido de verdade.
Não faz sentido o natal se para vc o nascimento de Jesus foi só um acontecimento histórico, religioso ou inventado pela imaginação de alguém.
Não faz sentido também se vc conhece a história de ponta a ponta e todos os ensinamentos de Jesus, se vc for uma pessoa boa e caridosa, se ajudar a todos e tiver uma vida muito religiosa mas ainda assim sentir um vazio que só vc sabe o quanto dói.
O natal não faria sentido algum se marcasse apenas o nascimento de Jesus. O natal ganha sentido real quando entendemos o sacrifício de Jesus na cruz. Quando entendemos que aquele menino nasceu para salvar todos aqueles que o recebessem como salvador e senhor de suas vidas e que entendessem que Ele é o único caminho que nos leva a Deus. Que Ele nasceu para morrer por nós, perdoar nossos pecados e nos dar vida eterna.
O natal faz todo sentido para aqueles que pertencem a Jesus e que através do seu sacrifício na cruz, são chamados filhos de Deus.
Que Jesus não seja pra vc apenas um menino que nasceu tempos atrás, mas que ele seja o salvador vivo e ressurreto em seu coração hoje e por toda a sua vida.
Feilz Natal! Feliz vida com Jesus!
Caminhamos a passos largos para o Natal.
Um pouco por todo o lado,
há sinais que nos ajudam a situar.
neste tempo de Advento.
Tempo de alegria, de amizade e de ajuda uns aos outros.
Podemos não perceber, mais cada dia que esquecemos de desejar um bom dia, um feliz natal, um feliz aniversario ou ate mesmo um simples oi, podemos estar matando aos poucos uma pessoa que nos ama, da forma dela, mas ai ainda sim nos ama!
A rejeição emocional é o primeiro passo para a morte social e auto-estima!
Eu desejo para esse Natal, tudo aquilo que eu puder carregar em mim. Eu desejo saúde, eu desejo sorrisos, desejo o carinho daqueles que amo, e ser o melhor que eu puder para eles.
Que eu transborde felicidade todos os dias, e que aqueles que me rodeiam sejam inundados com ela. Natal me faz pensar em todas as coisas boas da vida, me faz relembrar tudo que vivi no ano, e por instantes eu consigo saborear de novo o gostinho de quero mais. Passamos metade do ano reclamando de tudo que deu errado, e acabamos nem lembrando tudo que tivemos de bom, então nada melhor do que aproveitar essa época, e fazer sim uma retrospectiva de tudo o que valeu a pena ser vivido. E meu amigo, não sei você, mas para mim não foram poucas as coisas que me fizeram perder o fôlego, não teve um dia que eu não soltasse uma gargalhada escandalosa, que é bem o meu estilo diga-se de passagem, não importa se eu ja estava contente ou se eu estava em prantos, tenho certeza de que nesse ano, eu ri todos os dias. Mas também, não me faltaram motivos, não me faltaram lugares, não me faltaram amigos. O mundo “quase” acabou, e me desculpe o egoísmo, ainda bem que não acabou, porque ter fim agora que estou tão plena, tão viva? Yeah baby, I’m alive!
Eu não tenho nada que me surpreender com 2013, 2013 é só mais um ano são só mais uns números em sequencia, quero me surpreender comigo, quero ser feliz, mais uma vez como eu puder ser.
Faça do natal seu momento de reflexão pense em atos cometidos e possíveis melhoras,comemore ao lado de quem te considera e ore por todos os que queiram o seu mal para que consigam perdão de Deus ,esqueça lamentações,arranque a amargura de sua alma e problemas que incomodam de seus pensamento e siga em frente, cumprindo a sua missão e dando o melhor de si, e principalmente viva!!!!
Eu acreditava que em todo natal um bom velhinho descia pela chaminé e deixava um presente em baixo da árvore, que se quebrasse um espelho ou pisasse em uma rachadura em uma sexta feira 13 poderia dá azar. Acreditava em princesas, fadas, vampiros, e em beijo do amor verdadeiro . Enfim, eu acreditava nisso tudo assim como acreditava, no seu amor , em nós e principalmente em você, mas tudo isso não passou apenas de fases:felizes,especiais e que tiveram fim.
TEMOR NO NATAL
Uma rápida olhada nas manchetes dispara uma sirene de alerta em nossa alma coletiva. Um país, sofrendo há anos a guerra civil, relata que mais de dois mil civis foram assassinadosem dois meses. Nenhuma tribo, nação ou grupo de pessoas está livre da ameaça da violência.
A história se repete através das eras. Mais de 700 anos a.C. o rei Acaz de Judá tremeu diante do ataque iminente de Israel e Síria ( Isaías 7:2 ). Depois, o profeta Isaías lhe trouxe notícias boas, e más. Israel e Síria não invadiriam ( vv.7-9 ). Egito e Assíria, contudo, rapariam a nação com uma " navalha " ( vv.17-25 ).
Foi em meio a essa melancolia e desgraça que Deus fez o notável anúncio de um Libertador. Em Isaías 7:14, o profeta menciona uma criança que seria chamada " Emanuel " - Deus conosco. Essa profecia teve um cumprimento nos dias de Isaías. Mas, séculos depois, um anjo disse a José que as palavras proféticas de Isaías seriam definitivamente cumpridas no Cristo-criança que sua noiva carregava em seu ventre ( Mateus 1:23 ).
Nós adorasmos aquele minúsculo bebê na cena da manjedoura. Ainda, por divina ironia, o indefeso Infante é também o " Senhor Todo-Poderoso " mencionado 60 vezes somente no livro de Isaías ( 8:13, 18 ) .
Talvez seja por isso que o Senhor " advertiu fortemente " Isaías a não andar " ... no caminho que o povo estava seguindo " ( 8:11 ). Ele disse:
" Não pensem que tudo o que o povo chama de revolução seja revolução mesmo. Não fiquem assustads, nem tenham medo daquilo de que o povo tem medo. Pelo contrário, fiquem assustados por minha causa e tenham medo de mim, pois eu, o Senhor Todo-Poderoso, sou santo " ( vv.12-13 ).
Você sente temor nesta época natalina ? " ... As bases do seu governo serão a justiça e o direito, desde o começo e para sempre... " ( Isaías 9:7 ). Notícias melhores estão a caminho. - Tim Gustafson
Leia: Isaías 8:9-17
As botas barulhentas dos soldados e todas as suas roupas sujas de sangue serão completamente destruídas pelo fogo [...] Pois já nasceu uma criança... ( Isaías 9:5-6 ).
Examine: - Isaías 9:2-7
- Mateus 1:18-25
Considere: O que o atemoriza ? O que está escrito em Salmo 111:10 e Provérbios 1:7 sobre o " temor do Senhor " ?
ESSA CRIANÇA DE NATAL
Observe-o. Observe-o. Observe essa criança, que se torna menino, depois homem e, então, se descobre que Ele é ainda muito mais.
Observe o Seu nascimento - entre pastores, anjos e luzes no céu. Observe-o crescer em graça e estatura. - como um jovem fazendo perguntas, dando respostas, assombrando os mestres. Observe-o no deserto - um jovem homem orando, com fome, e um chamado do céu. Observe esse estranho habitante do norte - com Suas mãos calejadas a hábitos radicais - que cresceu na " pagã " Galileia, cujos irmãos uma vez o acharam desequilibrado e cujos vizinhos uma vez o levaram para fora da cidade. E ainda, observe Sua autoridade, Sua aceitação, Sua paciência. Observe-o tocar o leproso, curar o enfermo, limpar o impuro. Observe Ele ensinar as multidões a perdoar e orar sempre.
Observe-o ajoelhar-se - num jardim e angustiado. " Pai, se queres, passa de mim este cálice ; contudo, não se faça a minha vontade, e sim a tua " ( Lucas 22:42 ). Submissão radical a um plano celestial.
Observe o Filho de Deus ser traído com um beijo. Observe-o sendo preso e seus amigos mais íntimos fugindo. Observe-o submetendo-se a um destino traçado de antemão. Observe-os cuspirem nele, agredir e crucificá-lo numa cruz de madeira. Observe um último suspiro deslizar dos Seus lábios - os pecados do mundo nos ombros de um homem. Depois observe, sim, observe, a pedra ser removida ; um túmulo vazio cheio de esperança, porque Ele ressuscitou !
Depois, observe Seu nome e Sua fama preencherem o mundo.
Esse Deus, esse Homem, esse Menino. Essa criança, a razão do Natal. - Sheridan Voysey
Leia: Lucas 2:1-12
Então Maria deu à luz o seu primeiro filho. Enrolou o menino em panos e o deitou numa manjedoura, pois não havia lugar para eles na pensão ( v.7 ).
Examine: Natanael perguntou: - E será que pode sair alguma coisa boa de Nazaré ? - Venha ver ! - respondeu Filipe ( João 1:46 ).
Considere: Jesus cresceu em Nazaré, na Galileia; região desprezada como " pagã " pelos judeus da época. É significativo Jesus ter vindo de um lugar assim ?
Eu planejei de manhãzinha lhe dar um presente. De no natal irmos ver Quebra Nozes e apreciar as luzes piscantes natalinas.
Planejei um dia de chuva pra não fazer nada e um dia de sol para fazer tudo.
Plantei uma semente de árvore para um dia sentarmos em baixo dela.
Bordei nosso nome numa toalha de rosto, só para enfeitar o banheiro.
Esqueci de propósito uma peça de roupa em sua cama.
Planejei molhar nossos pés na beira da praia e colher jaboticaba do pé.
Eu planejei.
Sozinha.
Jingle bells, jingles bells... época! O Natal é realmente lindo, temos músicas, danças, e comidas. O Natal é ótimo, isto não há com negar, mas mesmo nesse esplendido dia, pobre ainda é pobre e fome sempre será fome.
Eu era só mais um dos garotos de rua, porem tinha a vantagem de não ter um dos olhos, o que atraia certos olhares de pena. Pode ser irônico, mas o Natal era o período onde eu menos ganhava, talvez porque as pessoas gastam tudo que têm com presentes caros, e acaba não sobrando nada para dividir, é, provavelmente é isso.
Era realmente triste ter que olhar todas aquelas famílias passando por mim como se eu não existisse, enquanto elas iam para restaurantes chiques e luxuosos. A pior parte de todas eram as decorações natalinas, sabe, ter que presenciar pessoas dando mais atenção a uma arvore do que a um ser humano.
Já eram quase doze da noite e o frio gélido já estava enfraquecendo o meu corpo, até que um cobertor me cobriu e recuperou minhas forças.
- Está realmente frio, né? - Ele era um garoto que aparentava ter a minha idade, por suas roupas supus que era filho de algum burguês. - Como ganhou este machucado?
- Acidente. - O garoto sorriu enquanto colocava comida em um prato.
- Seu olho não aparenta sinais de infecção, como se tivesse sido tratado imediatamente. Eu tenho um vida perfeita, tenho amigos, uma família bem rica. Tenho certeza que nunca vou conseguir imaginar toda a dor que você já sentiu, mas... - Ele não terminou a frase, simplesmente deu um beijo em minha testa, um beijo caloroso e gentil. Eu nunca tive um lar, uma mãe, no entanto, tenho certeza que era isso que sentiria se o tivesse.
Havia sido tudo um sonho, provavelmente eu alucinei por conta do frio, porem aquele beijo fez o frio passar um pouco.
"Natal!
É uma mão que se estende
A outra mão estendida.
São olhos que se olham
Com esperanças benditas."
♥ Advento Preparação para o Natal.♥
❝... Que seu coração tenha toda
a ternura e todo aconchego
para receber o menino Jesus.
Estamos no Advento preparando
para a chegada do Natal. E que
este neste tempo nosso coração
seja simplicidade e que esteja aberto
para acolher o Menino Jesus...❞
---------------- Poetisa: Eliana Angel Wolf
- Relacionados
- Poemas de Natal que tocam o coração 🎄❤️
- Poesias de Natal evangélicas para celebrar Cristo e renovar a fé
- 18 poemas famosos de Natal de escritores conhecidos
- Versos de Natal que encantam com palavras
- Frases de Natal para renovar a esperança em cada coração
- Mensagens de Natal emocionantes que celebram o recomeço e o renascimento
- Pensamentos de Natal para refletir e celebrar esta época de luz
