Jardim das Borboletas Vinicius de Moraes
Válvula de escape é substância de
mercado. Papéis na sociedade amassei como alguém que tem seu CPF cancelado. O invejoso e o infeliz quando me veem no alto me colocam pra baixo.Parcelas de uma vida submetida ao controle do visionário. Alienação me põe no cercado, controla meus atos, me engorda e me guia pro abate. Proteína vegetal encontrada no verde do abacate, erança da transparência da água. Planeta que gira na galáxia; sistemas e farsas. A vida é uma
história escrita com lápise apagada com borracha.
O mundo é naturalmente tendencioso ao mal, quem se declara defensor do amor e da verdade se frustra como a chama da vela ao tocar a superfície. Nos encontramos acomodados a nossa realidade cotidiana, não buscamos na rotina o verdadeiro motivo pelo qual estamos vivos. Assumir nossos próprios defeitos é o início do processo; existir é apenas ocupar espaço, ser é integralmente existir no seu estado mais puro de consciência.
Liguei o modo foda-se, usei a liberdade de expressão, libertei meu coração. Tudo que encontro no caminho depende da direção que escolhi, mas nem tudo esta nas minhas mãos. Correntes nas pernas e nas mãos, pessoas torturadas, mentes caladas, almas mal amadas, cultura retardada, flagelos dos elos. Corrupção de sentimento, selva de concreto e de cimento. O corpo tem o seu direito. Ao menos uma vez na vida tenha dúvida, vivendo feito seu madruga, alegre na crise, enfrentando a depressão como se ela fosse um leão. Abdiquei de conceitos, me refiz do meu jeito. O aprendiz e o mestre, nordestino cabra da peste, negra, apenas mais uma ovelha. O ouvido vai além da orelha. Influência na colheita. Pro presente fiz desfeita, uma voz diz pra mim: pega e aceita, perante as dificuldades como devo agir? querer ser feliz é da vida como é querer fugir.
O cidadão que se distraiu ao atravessar a rua morreu atropelado pelo motorista que não podia se atrasar.
(Pequeno Ensaio Sobre Grandes Mentiras)
Quem primeiro se abriu foi verdadeiro, não mentiu.
Sempre viveu, não se escondeu, sempre existiu.
Mente quem se esconde na mente, mas
mente mais quem diz o que não sente:
um, na vã tentativa de poupar-se ilude a si mesmo;
o outro, em vil atitude egoísta engana a muitos.
Até fartar-se da própria mentira e, após vomitá-la sobre todos, volta ao vazio da sua existência e dorme sem o peso da consciência, visto não tê-la, e nem no espelho da fronha jamais a viu.
Mente quem não diz o que faz, mas mente mais quem não faz o que diz, e resume seu mundo entre o umbigo e o nariz.
E assim mesmo finge seguir feliz.
Mente quem se desvia da realidade cruel, mas, mente mais quem compõe sua particular verdade o seu próprio céu a despeito do inferno onde pisa durante a vida, onde habita, onde labuta e onde passeia por entre as teias por si tecidas.
Mente quem mostra os dentes e sorri diante da alheia desventura, mas mente mais quem traz na mente a vaidade sob o disfarce da candura.
_______Paulo Vinícius Cabral
- Sonhar colore a realidade cinza
Alguém disse: "ah não, fulano é sonhador, isso assusta, respira idéias fantasiosas, vive de ilusões", mas oras, calma, vem cá... que conceito mais ignorante e equivocado é esse, se enganou bem, há diferenças muito contrárias a isso do que verdadeiramente um sonhador representa; e se você não sonha, que tristeza, o mundo é dos sonhadores, pois os realizadores procedem deles, são eles, você deve gratidão aos sonhadores, foram esses chamados de loucos que construíram o que domina a tecnologia e suas utilidades, que facilitam a vida de bilhões e transformam o mundo, começando pelo aparelho celular que está em suas mãos; nunca subestime um sonhador, ele vai surpreender, ele vai caprichar, ele vai fazer mais do que a maioria faz!
Um sonho é filho da fé e esperança, e como disse racionais: eu sempre fui um sonhador, é isso que me mantém vivo, eu também digo e afirmo: minha história; como disse o funkeiro: ENQUANTO EU TIVER FORÇAS PRA VIVER, EU NUNCAAAAAAAAAAAAAAA VOU DEIXAR DE SONHAR. #SonharAlto
