Inveja e Cobiça
Teu beijo, algo que me enfeitiça;
Você ao meu lado, minha maior cobiça;
Te querer, faz parte do meu mundo;
Aproveitando de nós dois, cada segundo;
Sentimento sincero e profundo,
Eu e você, construindo um só rumo.
Não sei muito falar de amor.
Mas, com você, tudo tende a ter mais cor,
Algo além pra curar minha dor,
Talvez, tu seja a explicação do que é o amor.
Suspeito pra falar disso;
Muito mais do que falo, eu, só sinto.
E, que encontrei o amor em você, disso eu não minto.
Acho que esse é o meu poema mais simples.
Talvez, nem te encante!
Mas entenda, o verdadeiro sentimento dele.
Isso demonstra minha emoção,
Escrevendo isso da mais bela constelação,
Ao fim de que nada será em vão;
Viveremos eterno, que isso, conforte meu coração!!!!
Se um invejoso incomoda muita gente com a sua estúpida cobiça, três invejosos incomodam muito mais com a cupidez dos bens alheios.
Não é novidade
E nunca foi questão de cor
Cobiça e maldade
Bando de aproveitador
Que por ganância
Terra, ouro, grana e pó
Fez dos piores
Os piores dias sem melhor
Cuidado com a cobiça!
Cuidado com a cobiça, pois a vida de alguém não consiste na abundância de coisas que ele possui. - Escritura de hoje : Lucas 12: 13-21
A cobiça é uma daquelas palavras superestofadas em nosso vocabulário religioso que perdeu sua aresta de ponta. Muitos não levam isso a sério. Alguns até suspeitam que quando Deus estava montando os Dez Mandamentos, Ele tinha nove bons e sólidos, mas depois, para completar a lista, lançou-se um sobre a cobiça (Êxodo 20:17).
Jesus deu uma advertência sobre a cobiça a um homem que O interrompeu no meio de seu sermão. O homem queria que Jesus resolvesse uma disputa entre ele e seu irmão. Evidentemente, o pai deles havia morrido, e esse filho sentiu que não estava recebendo seu quinhão do que o pai havia deixado para trás. A herança se tornou uma obsessão para esse homem. Isso o consumiu. Quando ele estava na presença de Jesus Cristo e ouvia Sua inigualável pregação, ele não ouviu as palavras libertadoras que o Salvador havia falado.
Há perigo em querer mais e mais coisas, ou em querer o que pertence a outro. O apóstolo Paulo chamou esse desejo intenso de “idolatria” (Cl 3: 5). Essa é uma linguagem forte. Vamos ouvir a lei. Vamos ouvir nosso Senhor. Ele quer que sejamos ricos para com Deus. É por isso que Ele advertiu: “Cuidado com a cobiça, pois a vida de alguém não consiste na abundância das coisas que ele possui” (Lucas 12:15).
Refletir e Orar
Quando desejaríamos mais e mais
Das riquezas deste mundo - do patrimônio terrestre,
Ajude-nos, ó Senhor, a olhar para cima
E se apoiar em Seu infinito amor. —DJD
Você não pode desejar e ser feliz ao mesmo tempo. Haddon W. Robinson
O cenário ou o jogo
Cuidado com a cobiça, pois a vida de alguém não consiste na abundância das coisas que ele possui. - Lucas 12:15
No começo da carreira de Moss Hart como dramaturgo da Broadway, ele tentou desesperadamente rever o terceiro ato de uma peça em dificuldades. Depois de uma dúzia de reescritas agonizantes, ele decidiu que sua cena favorita, junto com seu conjunto elaborado e caro, tinha que desaparecer. O cenário capturou o enredo e segurava o refém do diálogo.
Não mais atado pelo conjunto avassalador, Hart reescreveu uma nova liberdade e flexibilidade. O terceiro ato veio à vida, e Once In A Lifetime se tornou o maior sucesso de 1930.
Olhando para trás, Hart disse: "Uma peça pode ser chantageada por seu cenário com mais frequência do que qualquer pessoa conectada com ela provavelmente perceberá".
Suas palavras me levam a reconsiderar a verdade tão poderosamente expressa por Jesus: “Observai-vos e guardai-vos da cobiça, pois a vida de uma pessoa não consiste na abundância das coisas que possui” (Lc 12,15).
"Cuidado", ouço Jesus dizer, enquanto estabeleço o estágio da minha vida com coisas que considero essenciais. "Fique de guarda, ou as coisas que você possui começarão a possuir você."
O cenário de uma peça pertence ao fundo, não no centro das atenções. O mesmo é verdade de nossas posses. Quando nós limparmos o centro do palco para Jesus Cristo e mantermos o foco nEle, Ele trará nossa história para a vida.
Senhor, ajude-nos a sempre perceber
Que não teríamos nada sem você,
E que podemos colocá-lo em primeiro lugar
Em tudo o que planejamos fazer. —Sesper
Você está em apuros quando as coisas que você possui começam a possuir você. David C. McCasland
COBIÇA
Uma hora a sua máscara cai...
Todavia, aquela que embaraçava
Sua visão, dificultando ver a amizade
Sombria a qual mordia os lábios,
Mas som algum saía para enaltecer
O seu trabalho.
Uma hora, o seu eu verdadeiro grita
Mais alto a fim de despertar seu coração, Que não notava até então, que a Companhia perdera brilho por cobiçar
A sua singela aurora.
A curiosidade, o desrespeito e a cobiça são invasoras. Amigas indesejáveis, inconvenientes e inoportunas.
O POETA E O RIO
O poeta não cobiça o peixe
lança a rede para capturar o rio
e feliz regressa pleno de nadeiras
Na tristeza da margem
o rio atravessa-lhe a nado
e do outro lado, córrego
Cobiça presença impressa passada, prensado espaço em nexo presente imutável. Tudo é reflexo de um tempo real num futuro inexistente pré determinado...
Um dos grandes erros do ser humano é mostrar os tesouros que tem dentro de casa. Lembre-se: a cobiça inicia-se pelo olhar!
Vida da morte
Colocado para a morte. . . fornicação, impureza, paixão, desejo maligno e cobiça. - Colossenses 3: 5
Nós geralmente não esperamos ouvir a sabedoria espiritual vinda de treinadores profissionais de futebol. George Stewart, técnico das equipes especiais do Tampa Bay Buccaneers, pode não ter percebido tudo o que ele estava dizendo em resposta à demissão do técnico Sam Wyche. "Eu acho que tinha que chegar a este ponto", disse Stewart, citado no USA Today. “Para qualquer coisa crescer, alguma outra coisa tem que morrer. Acho que a saída de Sam ajudará os Bucs a crescer.
O princípio é universal. Para acres de milho ou trigo para crescer, árvores e grama da pradaria tinham que morrer. Para que as cidades cresçam, os campos e as terras agrícolas precisam dar lugar ao concreto e ao aço. Para as pessoas crescerem, animais e plantas devem desistir da vida.
Para que os crentes em Cristo cresçam espiritualmente, os velhos hábitos, desejos e modos de pensar têm que morrer. Como nós "matamos. . . fornicação, impureza, paixão, desejo maligno e cobiça ”(Col. 3: 5), permitimos que o Espírito Santo crie pureza, desejos santos, contentamento e virtudes cristãs em nossas vidas.
Há espaço em nossas vidas para as qualidades espirituais de Cristo crescerem? Que atitudes e ações destrutivas precisamos matar com a ajuda do Espírito para que possamos crescer em Cristo?
Procura-me, ó Deus, meu coração discerne;
Experimente-me, meus pensamentos mais íntimos para aprender.
Ajude-me a evitar o pecado, eu oro,
Guardando minha mente ao longo deste dia. —Anon.
Para a virtude crescer, arranque as ervas daninhas do mal. David C. Egner
'À prova de morte'
Posta à morte. . . fornicação, impureza, paixão, desejo maligno e cobiça. - Colossenses 3: 5
Enquanto andava por uma rua em Long Beach, Califórnia, lembrei-me de como o comportamento de uma pessoa pode deturpar a mensagem do evangelho e fazer com que um mundo incrédulo seja confundido. Eu conheci um homem que perguntou o que eu tinha que mostrar para mim na vida. Quando me referi à minha confiança no Filho de Deus, ele ficou muito animado. Ele disse que também conhecia Cristo como seu Salvador e citou alguns versículos da Bíblia sobre a vida eterna.
Quando nos separamos, o homem me lembrou de pregar a Palavra. Eu tive um problema em aceitar sua advertência, no entanto, porque ele estava rugindo bêbado. Com um discurso arrastado, várias vezes ele ricocheteou “Louvado seja o Senhor!” Do concreto ao nosso redor, atraindo olhares dos transeuntes. Sua condição embriagada gritou um protesto alto às verdades sóbrias que ecoavam pelas ruas.
Ao me afastar, fiquei impressionado com a dura realidade de como a credibilidade cristã se perde quando nosso comportamento revela que somos controlados por desejos pecaminosos, e não pelo Espírito Santo. Não podemos esperar que os outros acreditem em uma mensagem que é contradita por nossas ações. Todos os dias devemos “matar” aquelas ações que manchariam nosso testemunho (Colossenses 3: 5). Somente então podemos ter certeza de oferecer “prova de morte” da fé viva.
Que tudo o que sou e faça e diga:
Dá glória ao meu Senhor sempre,
E nenhum ato meu cause vergonha,
nem traga reprovação ao Seu nome. - Anon.
Um mau exemplo mina boas palavras. Mart DeHaan
Assalto e bajulação
Em nenhum momento usamos palavras lisonjeiras. . . nem uma capa de cobiça. - 1 Tessalonicenses 2: 5
Um comediante de stand-up forneceu algumas frases que, quando combinadas, podem nos fornecer um paralelo espiritual. Ele disse: "Eu parecia alto e baixo para você, mas não parecia baixo o suficiente". Ele também brincou: "Eu tenho um médico atencioso. Se você não pode pagar a operação, ele retoca os raios-x.
Se juntarmos esses dois e fizermos com que se refira à mesma pessoa, o que temos? Uma descrição de alguém que é tão baixo que não hesitaria em alterar a verdade para fazer você se sentir melhor. Ele usará elogios exagerados para conquistar o carinho e a boa vontade das pessoas, dizendo a elas o que elas querem ouvir e não o que elas precisam ouvir.
O apóstolo Paulo reconheceu o pecado de louvor sincero e teve o cuidado de evitá-lo. Ele não se abaixou tanto a ponto de "medicar" os fatos apenas para obter o apoio de seus ouvintes. O objetivo de Paulo era agradar a Deus, não ao homem. No entanto, ele não hesitou em expressar sua aprovação quando podia fazê-lo honestamente. Por exemplo, ele deixou os tessalonicenses saberem o quanto os valorizava e os amava (1 Ts 2: 17-20). Paulo não era contra elogios - apenas elogios insinceros.
Estamos tão comprometidos em agradar a Deus que nunca damos falsos elogios para obter a aprovação de outros? A lisonja não é brincadeira, mesmo que isso lhe dê um sorriso.
Lisonjeamos aqueles que mal conhecemos,
Tentamos agradar a cada um que vemos;
Mas nunca devemos trafegar no
pecado da falta de sinceridade. - Anon.
Uma boca lisonjeira trabalha em ruínas. Provérbios 26:28 Mart DeHaan
Além dos nossos sonhos
Cuidado com a cobiça, pois a vida de alguém não consiste na abundância das coisas que ele possui. - Lucas 12:15
Escritura de hoje : Lucas 12: 15-31
Segundo uma pesquisa dos professores universitários Richard Ryan e Tim Kasser, há um lado sombrio no "sonho americano" da prosperidade, e o problema não está confinado aos Estados Unidos. Com base em dados coletados de sujeitos em 12 países, Kasser diz que em todas as culturas que estudou, existem resultados psicologicamente inúteis e muitas vezes destrutivos ao buscar a riqueza. O problema é não ter dinheiro, mas "viver uma vida onde esse é o seu foco".
Nas Escrituras de hoje, Jesus advertiu Seus seguidores: “Preste atenção e tenha cuidado com a cobiça, pois a vida de alguém não consiste na abundância das coisas que ele possui” (Lucas 12:15). Mas nossa convicção persistente de que mais dinheiro nos trará mais felicidade e satisfação torna difícil acreditar nos psicólogos ou no Filho de Deus.
Para contrariar nossa tendência natural à cobiça, Cristo pediu que sejamos ricos para com Deus e que confiemos nEle para todas as nossas necessidades. Ele nos ordena a "buscar o reino de Deus" e promete que "todas essas coisas" (necessidades da vida) serão acrescentadas a nós (v.31).
Fazer de Cristo nosso foco não garante prosperidade, mas alegria e contentamento além dos nossos sonhos.
Refletir e orar
A verdadeira felicidade não vem da riqueza,
paz verdadeira que você nunca pode comprar;
O contentamento que você anseia
está em Cristo, que reina nas alturas. - Fitzhugh
Nossas maiores riquezas são as riquezas que temos em Cristo. David C. McCasland
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp