Inter Ajuda
Não ligo com o que pensa sobre mim, já me tornei insignificante várias vezes para fazer com que outros "insignificantes" se torna se significantes, tenha certeza que não preocupo com o que você pensa sobre mim, podeis me privar, mas não levarei em conta, pois sei o que já fiz e quem ajudei.
Isso por si só já conta como vitória para mim.
Muitas de nossas crises existenciais começam dentro de nós mesmos. Quando nos consideramos benévolos e perfeitos a tal ponto de não precisarmos operar nenhuma mudança em nosso interior a fim de melhorarmos como pessoa, certamente nossos conflitos já terão iniciado há muito tempo. Na maioria das vezes sequer percebemos, mas as demais pessoas de nosso convívio percebem nossas aflições.
Por isso, caso algum dia alguém do teu círculo de amizades lhe apontar uma falha, não discuta, respire e reflita sobre o que foi dito. Talvez pelo fato de nunca te preocupares em dar crédito à fala dos que te cercam, acabas deixando de percorrer novos caminhos, alcançar novos horizontes e atingir teus objetivos. A verdade dita pode queimar na hora, mas no futuro será um refrigério para tua vida e viverás com tranquilidade.
"Eu rompe o cordão umbilical da minha carne para que Deus edificasse e educasse o meu espírito."
—By Coelhinha
Se você quiser aconselhar alguém que está pensando em tirar a própria vida, aqui vão alguns caminhos que podem ajudar:
⸻
1. Esteja presente, sem julgamento
Diga algo como:
“Eu não consigo imaginar exatamente o que você está sentindo, mas sei que isso deve estar muito difícil. Eu tô aqui pra te ouvir, sem te julgar.”
Muitas vezes, quem está em sofrimento profundo não quer conselhos imediatos — quer sentir que é visto, acolhido e compreendido.
⸻
2. Compartilhe com sensibilidade sua vivência
Sua experiência pode tocar essa pessoa, mas é importante usá-la com cuidado. Você pode dizer algo como:
“Conheci pessoas que tiraram a própria vida. Ver isso de perto me fez perceber o quanto a dor pode parecer insuportável, mas também o quanto ela deixa marcas profundas em quem fica. Eu queria que eles tivessem pedido ajuda… e queria que você não desistisse de pedir também.”
Isso pode abrir um espaço de conexão e reflexão, sem pressão.
⸻
3. Incentive a procurar ajuda profissional
Você não precisa (nem deve) carregar essa responsabilidade sozinho(a). Diga com carinho:
“Você não precisa passar por isso sozinho(a). Um psicólogo, um psiquiatra, até mesmo um centro de apoio, pode fazer muita diferença. Posso te ajudar a encontrar um lugar?”
Se estiver no Brasil, você pode indicar o CVV (Centro de Valorização da Vida):
📞 188 (ligação gratuita)
🌐 www.cvv.org.br
Eles oferecem escuta 24h por dia, com sigilo e empatia.
⸻
4. Esteja atento(a) a sinais de urgência
Se a pessoa tem um plano concreto ou diz que vai fazer algo em breve, é emergência. Nesse caso:
• Incentive fortemente a buscar ajuda imediata;
• Se possível, entre em contato com algum familiar ou serviço médico;
• Em casos críticos, pode ser necessário acionar o SAMU (192) ou levar a pessoa ao hospital.
"A pergunta foi, todavia, tão inesperada que deixou o homem confuso, e o facto foi tanto mais embaraçoso quanto, sendo ele um homem obviamente conhecedor do mundo, teria sabido perfeitamente como portar-se em qualquer outro lugar e não teria de maneira nenhuma renunciado à sua natural superioridade. Contudo, neste local não sabia sequer como responder a uma simples pergunta e fitou os outros como se fosse dever deles ajudá-lo e como se ninguém pudesse esperar dele uma resposta caso o auxílio que aguardava não chegasse"
Toda vida humana deveria vir com manual de regras básicas,medianas,avançadas talvez nesse formato nos seriamos menos falhos, é possível sim.
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp