Inteligência e Esperteza
Numa era de desvalores , investir em política pública para idosos, é mais que necessário, é inteligente.
"Pequenas mudanças constroem grandes homens".
"Pequenas mudanças constroem grandes mulheres".
"Pequenas mudanças constroem grandes seres humanos".
A oligofrenia sucumbe à força de atrito, e a ignorância permanece em repouso até que uma força atue sobre ela. Já a inteligência e a burrice são duas forças de mesmo módulo e direção, mas de sentidos opostos: o inteligente é racional positivo...
A mudança só acontece quando eu decido me despir de quem venho sendo, para viver quem eu realmente nasci para ser.
É inerente a cada um de nós se auto enganar com aquilo que acreditamos, baseado no nosso sistema de crenças. Não seguir a massa evidencia auto consciência !
Se quiser salvar a humanidade faça algo realmente produtivo: leia e estude em primeiríssimo lugar.
Em segundo, valorize a pesquisa e o desenvolvimento sustentável.
Cuide do meio ambiente, mas com o mínimo de sensatez e de inteligência.
E aceite o fato de que você não vai curar a fome no planeta e alimentar 7 bilhões de habitantes com a mini-horta orgânica plantada no cantinho do quintal de casa.
Quando o nosso comodismo vira aliado da nossa teimosia nos deixamos escravizar por quase nada. Involuntariamente permitimos que nossa independência, motivação e inteligência sejam inutilizadas, consequentemente, a miséria e tristeza passam a ser atributos habituais até sermos destruídos.
"A busca pelo conhecimento, pelo saber, para saber olhar para si melhor e entender que meus "defeitos" são apenas pontos de melhoria."
Nunca assimile a ignorância de uma pessoa com incompetência. Há uma grande diferença entre esses conceitos.
O que enriquece é o trabalho inteligente, não existe investimento melhor do que investir em você mesmo e a bolsa de valores é um lugar para acumular e multiplicar patrimônio ao longo do tempo.
Quem só enxerga o agora, o curto prazo, então facilmente será escravizado pelos fatores externos incontroláveis e pelas emoções irracionais do momento.
Mas quem tem visão panorâmica de sua pessoa e do que acontece ao seu redor a médio-longo prazo, e ainda consegue manter a calma com inteligência emocional em qualquer circunstância, esse é o brabo senhor de si capaz de ultrapassar os limites do espaço e tempo.
Um exemplo? Aquele que está com fome e se desespera por estar em um dia de vaca magra, dificilmente vai criar condições pra atrair a abundância de um banquete preparado pelo universo que só será servido tempos depois pra aquele que sabe esperar pacientemente em jejum.
“Hoje sei um pouco mais que ontem... pelas minhas contas, embora seja de humanas, em aproximadamente duzentos anos, poderei me considerar um homem sábio; mesmo porque, com uma pitada de sorte, todos que hoje vivem junto a mim, certamente continuarão a fazê-lo, ainda que seja para conferir essa premissa.”
Filósofo Nilo Deyson Monteiro
Não é que nego a existência pelo fato de saber que fora da linguagem tudo é silêncio. Apenas equilíbrio entre os horizontes da real natureza e a natureza caótica condicionada.
