Insiste
A minha sombra insiste
Vai andando a minha frente
Eis que num giro deixo-a para trás.
Com poderes em versos
E atitudes cósmicas
Altero a ordem do meu universo.
A amizade é como aquele castelinho de areia que insiste em fazer na praia, ela é construída de pouquinho em pouquinho e assim como o castelo quando destruído pelas ondas, ela também pode te devastar ao acabar.
MATURIDADE E EDUCAÇÃO
Aristóteles insiste muito numa coisa chamada maturidade. Maturidade não no sentido fisiológico, mas no sentido intelectual. O homem maduro é o homem que teve certas experiências e aprendeu com elas. Quando Aristóteles enfatiza que somente o homem maduro pode guiar a comunidade, está se referindo aos homens que conseguiram absorver um certo número de experiências decisivas que colocaram a sua alma um pouquinho acima do nível de consciência de sua comunidade. Esse homem maduro não precisa ser santo, profeta ou herói, mas simplesmente é alguém que tem uma alma um pouco mais ampla porque chegou a ter certas experiências significativas.
A finalidade da educação, tal como eu a entendo e tal como foi entendida nos tempos antigos, é a maturidade. O que o homem maduro fará com aquilo que eu lhe ensinei é problema exclusivamente dele, pois a maturidade que ele irá exercer será a dele, não a minha. Quando ele se deparar com determinado problema, a sua circunstância será outra diferente da minha, os dados serão outros e não há nenhuma possibilidade do professor antever tudo isso. Isso significa que uma vez conquistada a maturidade, a finalidade da educação está terminada, e o educador deve ir embora para casa. E o homem maduro, uma vez formado, pode se transformar ele mesmo num educador, se quiser, ou irá fazer outra coisa, já que não é só na educação que homens maduros são necessários.
É fundamental entender que educação liberal é a preparação da alma para a maturidade. O homem maduro é o único que está capacitado para fazer o bem ao meio em que vive. O bem deve ser conhecido. Mas o discernimento entre o bem e o mal não é imediato. Não adianta ter um formulário, os Dez Mandamentos ou o código civil e penal. O discernimento entre o bem e o mal é uma questão de percepção que tem de ser refinada para cada nova situação que você venha a viver, porque ambos costumam aparecer mesclados. Jesus disse: na verdade amais o que deveríeis odiar, e odiais o que deveríeis amar. Este é todo o problema da educação: desenvolver no indivíduo, mediante experiências culturais acumuladas, a capacidade de discernimento para que ele saiba em cada momento o que deve amar e o que deve odiar. Ninguém pode dar essa fórmula de antemão, mas a possibilidade do conhecimento existe e está consolidada em milhares de obras. Uma educação bem conduzida pode levar o indivíduo à maturidade e ao verdadeiro julgamento autônomo.
A mulher forte
"A mulher forte ama, acolhe, perdoa, deixa ir, deixa voltar, insiste, persiste mais um tanto, nunca desiste, vive de tentar com a vida; pois prá mulher forte a morte não existe!"
☆Haredita Angel
Aos poucos as pessoas se revelam, a gente que muitas vezes insiste em não enxergar aquilo que somente a razão vê, mas nossa emoção não nos permite ver além das aparências.
A CHUVA
Através da janela
vejo a chuva que caí.
Insiste mansamente…
Sons das gotas da chuva,
a sinfonia fria
bate e molha a vidraça.
Divina fina chuva!
Vejo luzes dos reflexos
da chuva no asfalto.
As minhas lembranças
retornam ao passado.
Saudade e melancolia
da minha doce infância.
Aí meu coração chora
O ritmo da chuva insiste…
Dinheiro, um amor não correspondido
Gosto tanto do dinheiro no final do mês, mas ele insiste em sumir. Posso dizer que é um amor mal correspondido, pois noto ele, imploro para ficar, mas ele insiste em me ignorar e vai embora por qualquer besteira.
''Meu corpo insiste o choque em guerra de gigantes, não aplaudirão minha rendição até a última gota de sangue.''
Há dor de mentira em quem por ora insiste
De ser outra vez uma inventada história.
Em busca de uma falsa glória, quando nada vive
Em torno de uma bela fuga, que se ilude,
E com medo de perder o que nunca teve.
Há cor em tudo que mente.
Há cor em toda essa gente.
E o que não existe luta por uma história,
Quando fora da quimera recalcitrante
Haverá tão só a energia,
Sem a cor angustiante.
Me instiga imaginar como sua mente limitada insiste em me afrontar.
Talvez minha promissora tentativa de te entender esteja sendo frustada por sua repetida, porém inútil, audácia.
Onde está você?
Por que insiste em se esconder?
Espero que seja capaz de me fazer esquecer
Todas dores de amores que passei até te conhecer.
Um bruto insiste no seu erro. E pronto.
Uma pessoa inteligente, analisa e tenta encontrar o seu erro para
corrigí-lo.
É, e se a gente quiser
A gente pode bem ser
Aquilo que o coração
Insiste ficar pedindo
É, e se a gente quiser
A gente pode vencer
A falta que me causou
De tanto ver você indo
Quem já conhece suas mazelas, tem consciência do estrago que elas causam e insiste em alimentá-las regularmente não precisa de alguém para lhes criticar ou julgar. Precisam é aprender com as próprias experiências. Em muitos casos, séculos de encarnações são necessários para desvitalizar um aspecto negativo de uma personalidade. Respeitemos o tempo de cada um, pois em muitos casos é só um grande número de colheitas de frutos amargos que ensinará à individualidade gradativamente o caminho para plantios em solos mais férteis que gerem os frutos mais saborosos.
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp