Índole e Caráter textos
Escolher quem caminha ao nosso lado é mais do que um simples ato; é um espelho da alma, mas quando a solitude é a única companhia, ela revela a profundidade de quem somos. Na quietude, onde os ecos externos se dissipam, a voz interior ressoa, guiando-nos por caminhos únicos. E assim, diante do espelho, vejo refletido o contorno do meu próprio caráter, desenhado pela singularidade de minha existência. Na ausência de semelhantes, encontro em mim mesmo a essência que tanto busco.
"Ter valores e prioridades é como possuir uma bússola interna que não apenas orienta as escolhas e decisões, mas também esculpe o caminho a trilhar na vida. Os valores são a expressão mais íntima do que é considerado essencial e verdadeiro, ao serem refletidos em ações diárias revelam a essência do caráter, permitindo assim, encontrar significado nas jornadas e transformar sonhos em realidade."
O julgamento alheio não me define! Agora o julgamento define a mentalidade quem aponta o dedo e julga. A melhor maneira de fazer uma análise de seu próprio caráter, é analisando o que você faz e fala no anonimato. Lembre-se que o anonimato fica escondido dos homens, mas nada fica escondido de Deus.
Lembre-se de que os artigos 138 (calúnia), 139 (difamação) e 140 (injúria) do Código Penal Brasileiro tipificam crimes contra a honra, sujeitos a processo criminal, retratação e indenização, pois maus-caracteres, especialmente os psicopatas oportunistas, tendem a difamar, caluniar e injuriar para conseguir objetivos próprios.
Que pena seu dinheiro não poder comprar toda a minha cultura, todo meu conhecimento, toda a minha sensibilidade, toda a minha percepção artística, toda minha fraternidade, toda minha empatia, toda minha compaixão, todo meu caráter, todo meu senso crítico, todo meu respeito pelo outro, toda minha indignação, todo meu senso de justiça. Que pena você não ter a modéstia que eu possuo e nem a coragem de dizer a verdade!
O espaço do casulo é muito reduzido para abrigar homens sérios. Valores e princípios éticos são inegociáveis; essas afirmações não podem ficar tão somente rascunhadas num pedaço de papel ou num traçado de enunciado ou mesmo numa carta de intenções. O fator real do poder não pode suplantar a força normativa do caráter.
O silêncio expressa melhor a sabedoria do que as palavras e nos faz enxergar melhor os verdadeiros valores de uma pessoa. O silêncio preserva a fragilidade de uma personalidade e a conecta com seus valores e caráter autênticos, trazendo respostas e significados às perguntas que nunca foram formuladas.
O momento é de valorizar e aceitar a verdade, aliás sempre foi, e parar de dificultar a própria e a vida alheia, mentiras são mentiras, mesmo que maquiadas para a aceitação geral, irresponsabilidades compartiĺhadas em whatsapp, Facebook etc, são comportamentos de pessoas sem o mínimo de bom senso ou caráter, a realidade está batendo à porta de todos, precisamos ser autênticos para o nosso próprio bem, aceitar a realidade e primar pelo bom senso em prol dos recentes acontecimentos e perigos reais para que possamos ainda ter um futuro
Admiro as pessoas que fazem o que deveriam e passam para outros o que sabem que é correto com a certeza de que estão contribuindo, compartilhando ou divulgando realmente a coisa certa que vai realmente acrescentar algo que valha a pena para todos, tentando realmente somar para um futuro realizador. Posicionamento político é necessário em qualquer momento político, más a vida segue e quem garante realmente o próprio futuro e contribui com o destino de todos a quem ama é a pessoa que mantém o discernimento em dia sem escárnio, piadas são coisas para dar risada e descontrair em alguns momentos, más o futuro é coisa séria que não se resolve com imagens, fotos ou montagens engraçadas para denegrir a imagem de alguém odiado, seja direita ou esquerda, (imagens engraçadas ou não, não são argumentos) todos somos reais enquanto existimos e enquanto existimos, precisamos conviver como seres humanos que fazemos de conta que somos más não nos comportamos realmente como deveríamos. O momento é sério e o mundo começa agora a sentir as possíveis consequências das escolhas que foram feitas não pelo bem de todos e sim pelos interesses ou privilégios. Os sintomas das doenças de caráter já são evidentes para quem tem um mínimo de inteligência. Não estou enviando indiretas ou coisa parecida, más tentando chamar atenção para a possibilidade de tentarmos realmente fazer o que deveríamos ter feito sempre, nos unir como seres humanos que tentamos ser e até agora não conseguimos por imbecilidade e falta de vontade de realmente compreender, tolerar, respeitar, aceitar, conviver.
