Igualdade Filosofo Grego
Sócrates uma vez disse uma vez, a todo filósofo que queria a sabedoria: "Conhece-te a ti mesmo." Outra vez, disse: "Sei que nada sei." Achar que sabe tudo sem Deus, leva a uma extrema loucura. Quando pensa que não, a ignorância e o autoconhecimento adquirido ao longo da vida, pode ir muito além. Dizia: "Para tudo há uma resposta." Ainda que brincasse, de fato é só buscar a resposta. Não é difícil, pois há uma grama de fatos e evidências que te levam a compreensão à algo muito mais além do que isto que escrevi, apenas lendo. O que quero dizer, é que leva a várias interpretações, ainda que eu tenha a "chave" do conhecimento. Há gênio que possuem a chave. Outros, assim produzem e vão muito além produzindo. O pior de tudo e felizmente cômico, é que outros conseguem acessar outras chaves do conhecimento, quando penetram nos mistérios de Deus e compreendem a vida humana, o universo e tudo... Não uma ideia geral de tudo, mas cada um por um, sabendo que Deus existe e é real, Criador de todas as coisas. Só Ele tem o impossível de saber de tudo, como uma ideia da realidade. Ainda que em constante movimento em diversas dimensões.
Um poeta, um filósofo e um psicanalista.
O poeta diz: "Ah! Que virtude o amor.
O filósofo diz: "O amor só se exprime na virtude".
O psicanalista diz: "próxima sessão, sábado pela manhã, depois da ressaca. Quero entendê-los no processo intermédiario entre a embriaguez e a lucidez".
Sem resposta, ele virou pergunta. Sem ela, virou homem.
— F.Fidelis - Psicanalista, Filósofo entusiasta e observador das relações humanas
Quero uma frase que nenhum poeta ousou tocar e que nenhum filósofo conseguiria reduzir a ideia; algo nascido no intervalo onde as palavras ainda aprendem a existir.
Escrevo o que nenhum poeta buscou e nenhum filósofo nomeou, porque penso no espaço entre o que existe e o que ainda não foi imaginado.
"O filósofo só é útil para relembrar o que vocês esqueceram, ou, para relacionar o que vocês esquecerão"
Se um filósofo estiver com dificuldade de encontrar a cereja desconfie sempre da composição do bolo.
Não sou filósofo por erudição, nem por formação, nem de profissão e nem somente por título ou substantivo. É bastante inútil ser ensinado filosofia e ser definido o perfil de um filósofo.
Como disse uma vez um filósofo conhecido como Mc Tempestade, não coloque ponto na vida de alguém, coloque vírgula, Deus é grande.
O poeta é um filósofo frustrado, dizem. William Contraponto faz uma bagunça nessa afirmação
Por Neno Marques
William Contraponto não "bagunça" a afirmação no sentido de desmerecê-la, mas sim ao transcender a dicotomia entre poeta e filósofo, encarnando ambas as figuras em sua própria identidade e obra.
A abordagem de William Contraponto à afirmação "o poeta é um filósofo frustrado" pode ser entendida da seguinte forma:
Identidade de "Poeta-Filósofo": William Contraponto é frequentemente referido por críticos e por si mesmo como um "poeta-filósofo" ou "poeta-reflexivo". Isso sugere que, em sua visão, as duas dimensões não são excludentes, mas sim complementares e intrinsecamente ligadas em sua produção artística.
Aproximação de Poesia e Filosofia: Sua obra é marcada pela "fricção" entre o lirismo e a reflexão, onde os versos buscam interrogar o mundo e suas contradições com uma densidade reflexiva. Ele utiliza a poesia como um espaço para o pensamento rigoroso e a crítica social, que tradicionalmente seriam domínios da filosofia.
Recusa da Filosofia Acadêmica Tradicional: William Contraponto expressa uma preferência pelo "golpe seco do verso" em contraste com a "filosofia acadêmica". Isso indica que, para ele, a poesia é um caminho mais direto ou autêntico para a expressão do pensamento, desnecessitando da estrutura formal da academia para filosofar.
Filosofia Existencialista nos Versos: Sua filosofia é descrita como existencialista e nasce da urgência de pensar. A lucidez e a inquietação são transformadas em linguagem poética, o que demonstra que a busca por sabedoria e entendimento (a essência da filosofia) não está "frustrada", mas sim plenamente realizada através da poesia.
Em vez de refutar a afirmação com argumentos lógicos, William Contraponto a torna irrelevante ao viver e criar na intersecção das duas disciplinas, mostrando que o poeta pode ser um filósofo, e que a poesia é um meio válido e poderoso para a expressão filosófica.
nenommarques@gmail.com
Penso logo desisto
Um filósofo e matemático francês, René Descartes criou uma frase curiosa: “penso, logo existo”. O escritor irlandês, Oscar Wilde, escreveu que “viver é a coisa mais rara do mundo, algumas pessoas apenas existem”. Estava aqui “costurando as palavras” e percebi que em uma das frases o sentido de “existir” é o produto de viver, pensar é vida e na segunda frase existir é passar pela vida sem usufruir de sua grandiosidade. Penso, existo, vivo? Que confusão: desisto!
Não sou um poeta , Muito menos um filósofo
sou aquele que por ti anda mil milhas e faz
o Milagre existir .
Filosofo aprende com a sua própria sabedoria e acaba por dar a razão e explicação da realidade ao mundo
Não sou poeta , taumpouco filósofo , nem sábio ,nem leigo , nem néscio nem escritor , sou apenas um pensador que expressa sua visão mental e viaja literalmente em seus pensamentos até a você
