Humanidade
Vi na areia dessa praia
Uma estrela-do-mar
Ela tava, ali, morrendo
Pus-me logo a ajudar
Tinha mais de um milhão
Sei que muitas morrerão
Mas essa eu vou salvar
LUZ
Nestes tempos,
todos procuram por sua essência,
a claridade permeia em seu raio,
e a escuridão existe apenas na sua ausência.
É como um Oásis em meio ao deserto,
quem procura a encontra,
ou, talvez, quase sempre.
Em conotação, seu significado é incerto.
No entanto, quem nunca a desejou?
como o sol que ilumina e resplandece.
O mais cético indivíduo a admirou,
tantos anos cego e um dia enxergou.
Lá estará,
no fim do túnel, em solidário gesto,
quiçá um momento.
Você pode ser isso.
Você pode ser a luz de alguém hoje!
As pessoas são más, invejosas e calculistas, aguardando cada erro seu, elas vão julgar sem conhecer sua trajetória e vão sorrir quando você cair.
A pessoa quando cai vê o mundo de outro ângulo, reconhece quem está disposto a dar a mão, dar uma palavra amiga ou só sentar um pouco ao seu lado e fazer companhia, só não vê os que somem!
Sou a tempestade
Do deserto,
A história próxima
De um povo refém
De um Estado em
Total obscuridade.
Dos porões da China
Ouço gritos uyghurs
Sendo torturados,
Dobra intrépido
o sino de metal,
Não posso fingir
Que nada sei,
Não sou cúmplice
Do silêncio letal.
Poucos têm noção
Que ainda existe
Sem algum perdão
Neste giramundo
Para quem quiser
Com os próprios
Olhos constatar:
Os tantos campos
De concentração.
...tenho agora vivido dias sem café, sem cigarro, sem cerveja agora se juntaram aos meus outros dias em que estava sem ver a família de perto, sem abraços amigos, sem uma caminhadas pelas ruas da cidade, uma feirinha com cheiro de pastel frito...
Tem sido assim os últimos 337 dias pandêmicos de isolamento social que iniciei em 16 de março de 2020.
Mas eu tenho lembranças guardadas pela casa e tenho passeado com elas pela imaginação.
Os meus objetos remanescentes estão me ajudando a superar os dias. Cada um deles remetem-me à consciência como foram abordados em suas origens.
Fico mais tranquilo ainda por ter em cada lembrança a consciência tranquila em ter feito o meu melhor pelos outros e recebo esse carinho de volta com mensagens diárias.
Acordo diariamente, preparo o meu lanche e refeições, cuido da casa e faço contatos, escrevo, leio, escrevo, reflito, revejo fotografias, faço postagens em redes sociais, interajo com amigos por meio de ligações com imagem e som, participo de festas virtuais, sarais de poesia e música, enfim, descobri uma forma de movimentar a mente, igualmente...
E sigo sereno, apreensivo com a situação do vírus lá fora, sempre alerta com os meus amigos e familiares que precisam de algum reforço em seus orçamentos familiares, olhando para os lados para ver se alguém precisa de um remédio ou alimento.
Tenho me surpreendido como os bons ficaram mais sensíveis ao seu semelhante e como os maus estão cada vez mais ásperos e insensíveis. Não consigo ver se é uma força do tempo, que evidencia em maiores proporções o campo de visão ou se isso realmente é um excesso.
Às vezes, me assusta também as sorridentes fotografias de pessoas comuns em espaços públicos diante do caos público que assola o planeta. Que tipo de mensagem essas pessoas pensam que estão emanando? E os banquetes mostrados em redes sociais enquanto pessoas passam extrema necessidade....?
Essas mesmas pessoas, algumas vezes, criticam a falta de compaixão do Governo, quando elas poderiam ser mais empáticas, evitando a ostentação. E não é porque eu ajudo "silenciosamente" que eu tenho uma autorização moral para atos fúteis diante do caos mundial que se instalou, principalmente no meio dos mais carentes e necessitados.
Além da situação econômico financeira das pessoas, há pessoas em profunda depressão e outras agonizam em suas casas e hospitais por conta deste terrível vírus que invadiu o ar do nosso planeta.
Hoje cedo li: "Como alguns podem ficar alegres se outros estão tristes?" referindo-se ao termo africano "ubuntu". Isso é um termo cultural com significado fantástico para a humanidade. É possível até arriscar que para chegar ao "ubuntu" devemos utilizar a empatia como ingrediente, não esquecendo de acrescentar a fraternidade, a caridade, o amor, a resiliência, o perdão e tantos outros atributos que possam nos permitir criar pontes entre os seres humanos.
Estes meus dias de sequelas por infecção de covid que me deixaram sem paladar para degustar um cafezinho matinal se tornam tão fúteis diante de tantas outras prioridades necessárias ao meu redor, sendo que a maior delas é o pulsar da vida e do contato humano.
Ubuntu para você e ubuntu para toda a humanidade....
"Vemos o defeito do próximo e nos achamos melhores, vemos nossos próprios defeitos e podemos nos tornar melhores."
A inexistente da exatidão humana traz as "humanas" para mais próximo das "exatas". Não tem como construir teoria sem palpar com números, nem gerar novos números sem observar teorias anteriores.
Não há do que se envergonhar - recuar, às vezes, é preciso.
Dar um passo atrás para conseguir impulso não é covardia, é sabedoria.
LuDarpano
Somos uma raça muito desunida e egoísta. Todo aquele que tenta trazer alguns benefícios para a humanidade é perseguido, odiado e às vezes até morto.
Só conseguirá encontrar a verdadeira bondade dentro de si aquele que desesperadamente já desistiu de procurar a maldade no olhar do outro
Na queda de Adão a comunhão foi rompida, mas a razão mesmo afetada continuou operando no homem. Após a queda, Adão continuou cônscio e lúcido de tudo que havia feito. Se o homem tivesse perdido completamente a capacidade da razão na queda, ele não teria consciência do pecado. Se não tem mais consciência ou razão, também não tem responsabilidade por nada.
A TERRA ONDE NASCI
Nós falamos da cidade
Do Estado, do país
Dizemos nossa raiz
Qual a nacionalidade?
E a naturalidade?
No futuro lá na frente
Num planeta diferente
A Terra, o meu farol
Engolida pelo Sol
Ficará na minha mente
Divulguemos as benesses da PAZ em detrimento das perdas e motivos da guerra, e quem sabe aprendamos a defender mais a paz de fato e seremos os maiores propagadores dela.
...Fui e voltei, percebi que não adianta, é um processo em loop/repetição, onde achava eu que seria de expansão...
Ela não entendia metáforas, mas sabia que mesmo o menor recipiente humano tem um armazenamento ilimitado para a tristeza.
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp
