Homem Sábio
Serenidade Sempre
Todo homem sábio é sereno.
A serenidade é conquista que se consegue a esforço pessoal e passo a passo.
Pequenos desafios que são superados; irritação que se faz controlada; desajustes emocionais corrigidos; vontade bem direcionada; ambição freada, são experiências para a aquisição da serenidade.
Um Espírito sereno, já se encontrou consigo próprio, sabendo o que, exatamente, deseja da vida.
A serenidade harmoniza, exteriorizando-se de forma agradável para os circunstantes.
Inspira confiança, acalma e propõe afeição.
O homem sereno já venceu grande parte da luta.
Que nenhuma agressão exterior te perturbe, levando-te à irritação, ao desequilíbrio.
Mantém-te sereno em todas as realizações.
A tua paz é moeda arduamente conquistada, que não deves atirar fora por motivos irrelevantes.
Os tesouros reais, de alto valor, são aqueles de ordem íntima, que ninguém toma, jamais se perdem e sempre seguem com a pessoa.
Tua serenidade, tua gema preciosa.
Diante de quem te enganou, traindo a tua confiança, o teu ideal, ou envolvendo-te em malquerença, mantém-te sereno.
O enganador é quem deve estar inquieto, e não a sua vítima.
Nunca te permitas demonstrar que foste atingido pelo petardo da maldade alheia.
No teu círculo familiar ou social sempre defrontarás com pessoas perturbadas, confusas e agressivas.
Não te desgastes com elas, competindo nas faixas de desequilíbrio em que se fixam.
Constituem teste à tua paciência e serenidade.
Assim, exercita-te com essas situações para, mais seguro, enfrentares os grandes testemunhos e provações do processo evolutivo. Sempre, porém, com serenidade.
Conheci um homem sábio que não cursou faculdade,e revolucionou o mundo com sua cênica mas também vi um tolo ledor de livros que,não sabia responder uma simples questão...porque o ar é pesado?
Ouça e aprenda
Um homem sábio ouvirá e aumentará o aprendizado. - Provérbios 1: 5
Uma pessoa que leu um dos meus artigos no Our Daily Bread discordou de algo que eu disse. Então ela escreveu e pediu uma explicação.
Depois de receber minha carta, ela respondeu: “Obrigado pela sua resposta. Foi uma informação que eu não sabia. Eu apenas tomei como certo o que eu aprendi na infância. Mas é um dia ruim quando não se aprende algo novo - então aos 84 anos eu ainda estou aprendendo. ”
A vontade de aprender é uma marca de crescimento e sabedoria. Provérbios 1: 5 declara: “O sábio ouvirá e aumentará o ensino, e o homem de entendimento alcançará sábio conselho.” A palavra hebraica para aprender neste versículo significa “aceitar”.
Se desejamos crescer em nosso conhecimento de Deus e aprender a agradá-Lo, não precisamos temer descartar velhas idéias e aceitar novas que melhor expliquem as Escrituras. As pessoas que buscam sabedoria acolherão novas idéias. Eles os testarão pelas verdades da Bíblia, seja para confirmar o que já acreditam, seja para ampliar seu conhecimento e compreensão.
Devemos estar abertos à verdade de Deus, conforme Ele nos ensina através da Sua Palavra e das pessoas ao nosso redor. Estamos ouvindo, testando e aprendendo?
Pense nisso
Quando foi a última vez que você admitiu que estava errado?
Por que é tão difícil de fazer? O que você aprendeu
recentemente com outro crente?
Para abrir espaço para a sabedoria, livre-se do orgulho. Dennis J. DeHaan
Às vezes sou igual Salomão, homem sábio, porém se perdeu na própria vontade. Assim sou eu, Deus me deste sabedoria, mas não a uso para fazer o querer de Deus!
Duas Vidas, Duas Vistas
Como morre um homem sábio? Como tolo! -
Eclesiastes 2:16
Escritura de hoje : Eclesiastes 2: 12-17
Eclesiastes 2: 12-16 me lembra a história de dois irmãos cujas vidas foram em direções opostas. O mais novo partiu o coração de seus pais por seu estilo de vida sem Deus. Ele se tornou um cínico amargo e morreu relativamente jovem. Poucas pessoas lamentaram sua morte.
O outro irmão acreditou em Jesus quando criança, tornou-se ministro e criou uma família adorável. Ele teve uma vida muito mais satisfatória. Quando ele morreu na casa dos oitenta anos, ele foi lamentado por sua família e amigos.
Mas um cético pode dizer: “O homem piedoso está tão morto quanto seu irmão. E daí? ”Essa foi a opinião que Salomão expressou quando escreveu:“ Como morre um homem sábio? Como tolo! ”(V.16).
Mesmo depois que Salomão abandonou seu cinismo e viu a sabedoria de viver obedientemente para Deus, ele não teve o benefício de conhecer Jesus e a esperança que ele oferece. O apóstolo Paulo, por exemplo, ao enfrentar execução iminente, poderia falar com alegria de antecipar o dia em que encontraria Jesus e receberia Dele “a coroa da justiça”. Essa recompensa é reservada para “todos os que amaram Sua aparição” (2). Tim. 4: 6-8).
Como cristãos, não precisamos enfrentar a morte com a perspectiva dos ímpios. Podemos fazer isso com alegria!
Refletir e orar
Enquanto alguns vêem a morte como terminando tudo,
a Palavra de Deus não concorda - a
dor eterna aguarda o tolo;
Alegria interminável que os sábios verão. —Sper
Aqueles que estão preparados para morrer estão preparados para viver. Herbert Vander Lugt
Homem sábio de verdade e Deus, reconhece a derrota e faz disso um aprendizado maior para as próximas batalhas.
O homem sábio e com caráter irá contar verdades que poderão chocar as pessoas, o homem falso e covarde irá mentir com medo tentando se esconder das verdades.
