Homem de 40 anos
A incoerência calvinista é de assustar!
Mateus 20.28: tal como o Filho do Homem, que não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por MUITOS (do grego πολυς-polus).
Romanos 5.15: Todavia, não é assim o dom gratuito como a ofensa; porque, se, pela ofensa de um só, morreram MUITOS (do grego πολυς-polus), muito mais a graça de Deus e o dom pela graça de um só homem, Jesus Cristo, foram abundantes sobre MUITOS (do grego πολυς-polus).
Se seguirmos a ilógica calvinista de que em Mateus 20.28 MUITOS não é TODA a humanidade, isso significa que NEM TODOS (MUITOS) em Romanos 5.15 foram feitos pecadores?
Agora é se surpreender com as cambalhotas para distorcer os textos e tentar adaptar ao calvinismo.
A questão que cada homem e mulher devem meditar não é o que faria pelo Senhor se tivesse mais dinheiro, mais tempo ou educação; mas o que faria com as coisas que tem. O que importa não é o que você é ou o que você tem, mas se Cristo é o centro da sua vida.
Deus Busca Intercessores
Ezequiel 22.30: Busquei entre eles um homem que tapasse o muro e se colocasse na brecha perante mim, a favor desta terra, para que eu não a destruísse; mas a ninguém achei.
Isaías 59.16: Viu que não havia ajudador algum e maravilhou-se de que não houvesse um intercessor; pelo que o seu próprio braço lhe trouxe a salvação, e a sua própria justiça o susteve.
Em todo contexto de crise na história da humanidade, Deus sempre busca homens e mulheres que estejam dispostos para ficarem na brecha em favor da sociedade.
- Quando a humanidade se corrompeu (Gn 6), e o juízo de Deus por meio do dilúvio era eminente para destruir a terra, Deus buscou alguém que ficasse na brecha e encontrou Noé, e através, dele oito pessoas foram salvas;
- Quando Deus buscou alguém para se colocar na brecha, antes a destruição das cidades de Sodoma e Gomorra. Deus achou Abraão, através da sua intercessão, Ló e suas duas filhas foram salvos da grande ira do Senhor que caiu sobre aquelas cidades (Gn 18);
- Quando Deus buscou alguém que ficasse na brecha, quando os filhos de Jacó estavam sendo oprimidos por Faraó, Deus encontrou Moisés. E através dele, milhares de Judeus, foram libertos do Egito (Ex 3);
- Quando Deus buscou alguém para gerar um profeta e reconstruir o altar da casa do Senhor, Deus encontrou Ana na intercessão (1ª Sm 1);
- Quando Deus buscou alguém antes que a lâmpada do Senhor se apagasse no tabernáculo em Siló, Deus encontrou o menino Samuel (1ª Sm 3);
- Quando Deus buscou alguém para acabar com a opressão dos inimigos do povo de Deus, Deus encontrou Debora (Jz 4);
- Quando Deus buscou alguém para reconstruir os muros e o templo de Jerusalém, que fora destruído a fogo, Deus encontrou Neemias e Zorobabel (Ed 3 e Ne 2);
- Quando Deus buscou alguém que intercedesse diante das autoridades políticas a favor do seu povo para que não fosse destruído, Deus achou Ester (Ester 4);
- Quando Deus buscou alguém para endireitar a Inglaterra no século 18, Deus encontrou os irmãos Wesley...
E hoje, em meio a essa crise que assola o mundo, Deus busca um homem, uma mulher ou um grupo de pessoas para entrarem na brecha e interceder pela sociedade.
Se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e me buscar, e se converter dos seus maus caminhos, então, eu ouvirei dos céus, perdoarei os seus pecados e sararei a sua terra. 2ª Crônicas 7.14.
Pense nisso e ótima semana!
No Amor do Abba Pater, Marcelo Rissma.
Em Primeiro Lugar, vamos olhar adiante em toda a obra de Deus, na salvação do homem; considerando-a, do começo, o primeiro ponto, até terminar na glória. O Primeiro passo é a presciência de Deus. Deus "previu" aqueles em todas as nações; aqueles que iriam crer, desde o começo do mundo até a consumação de todas as coisas. Mas, com o objetivo de lançar uma luz sobre esta questão obscura, dever-se-ia observar que, quando nós falamos da presciência de Deus, nós não falamos de acordo com a natureza das coisas, mas segundo a maneira de homens. Porque, se nós falarmos propriamente, não existe tal coisa como presciência, ou pós-ciência em Deus. Todo o tempo, ou preferivelmente, toda a eternidade (para os filhos dos homens), é o momento presente para Ele; Ele não conhece uma coisa em um ponto de vista, mas do eterno para o eterno. Como todo o tempo, com tudo que existe nele, é o momento presente para Ele, então, Ele vê, de imediato, o que quer que foi ou será até o fim dos tempos. John Wesley, Sermão Sobre a predestinação.
O desejo de Deus é que o homem coopere com Ele. A palavra ensina que somos “colaboradores com Ele” (2º Coríntios 6:1) ou “companheiros com Ele”. No grego, “colaboradores” significa aqueles que “cooperam”, que “ajudam”, que “trabalham junto com”. Eu escuto muita gente dizendo: “Estou trabalhando para Deus”... Se você tem uma mentalidade que está trabalhando para Deus, você é apenas um empregado ou alguém no ativismo religioso. Quando você entende o propósito do Reino, então você se torna um colaborador, um companheiro junto com Deus no Seu Reino.
Acorda garota! Todo homem que está atraído somente pelo seu corpo não tem nenhum interesse em seu coração.
Depois da queda, o homem se tornou um egoísta incurável, totalmente centrado em si mesmo, inclinado para o mal, que jamais conseguiria por si mesmo buscar a Deus sem a atuação da Graça Divina.
A única coisa que um homem e uma mulher de Deus podem se orgulhar é saber que não há absolutamente nada neles para se orgulharem.
A Oração e as Perguntas de Deus
A oração deve ser preponderante na vida de todo homem e mulher de Deus. Uma coisa que devemos entender é, que a oração em si mesma não tem poder. Mas o poder está no Deus que responde as orações do Seu povo.
De vez enquanto é escuto alguém questionando: “mas Deus não sabe o que desejamos”? É logico que Ele Sabe! Jesus disse assim: (...) o vosso Pai, sabe o de que tendes necessidade, antes que lho peçais. Mateus 6:8. Mas no capitulo 7.7-8 de Mateus, observe o que Jesus diz: “Pedi, e dar-se-vos-á; buscai e encontrareis; batei, e abrir-se-vos-á. Porque aquele que pede recebe; e o que busca encontra; e, ao que bate, se abre”.
Se o Pai sabe no capitulo seis, porque eu tenho que pedir no capítulo sete? Porque a oração é via de relacionamento e intimidade com Deus. O Pai sabe, mais deseja que você se aproxime Dele, fale com Ele, tenha intimidade com Ele, converse com Ele e goste de ficar na presença Dele. Então defina o que você quer; agora, se Deus vai te atender da forma como você quer é uma questão de Soberania Dele. Mas apresentar a Deus o pedido de forma clara e objetiva é nosso dever.
Outra coisa que me chama a atenção nessas interações são as perguntas que Deus faz. Vejamos:
O Cego de Jericó – Marcos 10.48. “filho de Davi tem compaixão de mim”... Observe que o homem é cego! Mas, quando Jesus o chama, a pergunta de Jesus é no mínimo estranha: “o que desejas que eu te faça”? Não estava obvio?
O Enfermo do tanque de Betesda – João 5.1-9. Outro é o enfermo do tanque de Betesda, 38 anos aguardando um milagre. Mas novamente, Jesus faz uma pergunta aparentemente obvia: “você quer ficar são”?
Adão Após a queda - Genesis 3.9: “E chamou o Senhor Deus ao homem e lhe perguntou: Onde estás”? É logico que Deus sabia onde Adão estava, mas era Adão que não sabia onde estava.
Jacó no Vau de Jaboque - Genesis 32.27. Quando Jacó está voltando pra casa Deus pergunta: “Como te chamas? Ele respondeu: Jacó”. É claro que Deus sabia o nome de Jacó, mas era Jacó que não sabia quem era! Pois ele passou a vida inteira querendo ser Esaú.
Toda vez que Deus faz uma pergunta, não é porque Ele não sabe a resposta, mas nos que não sabemos o que queremos, não sabemos a resposta ou não sabemos onde estamos.
Lembre-se do que Tiago disse a respeito da oração: pedis e não recebeis, porque pedis mal... Tiago 4.3.
Pense nisso e ótima semana!
No Amor do Abba Pater, Marcelo Rissma.
Não há problema algum em uma mulher ser submissa á um homem que ama da mesma forma que Cristo amou a igreja.
Esses são os traidores tanto de Deus quanto do homem. Esses não são outros do que os primogênitos de satanás; os filhos mais velhos de Apollyon, o Destruidor. Esses estão muito acima da categoria dos degoladores comuns; já que eles são assassinos das almas dos homens. Eles estão continuamente povoando os reinos da noite; e quando eles seguirem as pobres almas que eles destruíram, o inferno se moverá nas profundezas para encontrá-los na sua vinda!
Sermão do Monte, Parte XII.
Livre-Arbítrio Horizontal e Vertical
Muitos fatalistas e maniqueístas gospels, afirma que o homem não tem livre-arbítrio. Pura falta de conhecimento bíblico ou desonestidade teológica e histórica. Pois os pais da Igreja (Ortodoxia ou Tradição) sempre ensinaram sobre o livre-arbítrio e combateram sistematicamente os maniqueístas, gnósticos e fatalistas estoicos, que negavam o livre-arbítrio. Basta uma lida nos pais Ortodoxos (discípulos dos Apóstolos) e a verdade vem à tona.
Os fatalistas e maniqueístas gospels, até criaram um novo nome para o livre-arbítrio (livre-agência) numa tentativa pífia de tentar maquiar a heresia que eles ensinam, quando na realidade o livre-arbítrio e a livre-agência são a mesma coisa.
O que devemos entender é que na queda, o homem perdeu livre-arbítrio vertical (espiritual), aquele que diz respeito às questões sobrenaturais; mas permaneceu com o livre-Horizontal (natural, social ou psicológico), que diz respeito às coisas naturais do homem, do seu cotidiano, das escolhas que são feitas no dia a dia. Isso é facilmente provado nos textos que seguem a queda do homem, pois vemos Deus exigindo claramente que o homem seja responsável no seu agir: Gn 4.7; Dt 11.26-28; Dt 30.19-20; Js 24.15; Ne 9.26-28; Is 1.2-5, 16-20; Jr 8.4-7; Ez 33; Zc 1.3-4; Dn 4.27; 9.4-7; Ml 3.7.
Quanto ao livre-arbítrio espiritual, tanto os pais da igreja (Ortodoxia), Agostinho, Armínio é Wesley são unanimes em ensinar que esse livre-arbítrio está enfermo depois da queda, dependente completamente da Graça Divina. O livre-arbítrio espiritual não está destruído, mas enfermo; pois Jesus chama os pecadores de enfermos, doentes e mortos (Mt 8.18-22; Mt 9,12; Mc 2.17), e Paulo por analogia também chama de mortos (Ef 2.1; Rm 5.12), sendo apenas uma figura de linguagem, pois Cristo trata de enfermos ou doentes, ensinando assim que o livre-arbítrio está enfermo ou doente, portanto sendo necessário o auxílio da graça divina, que é sobrenatural ou espiritual.
Quanto às decisões psicológicas ou sociais, nosso livre-arbítrio está pleno, inteiro e vivo. Já para as decisões espirituais (vida eterna, reconciliação com Deus, etc...) esse livre-arbítrio está doente ou enfermo, requerendo os auxílios divinos (Graça preveniente).
Portanto, quando se diz que o homem não tem livre-arbítrio, está dizendo que o homem não pode fazer ou decidir sobre as coisas sobrenaturais ou espirituais, pela sua força natural ou vontade própria, pois o homem está inclinado para mal depois da queda. Tudo que é referente à dimensão sobrenatural ou espiritual requer um auxílio sobrenatural da Graça divina que nos capacita e nos põem estado de operação aos bens sobrenaturais.
Pense nisso e ótima semana!
No Amor do Abba Pater, Marcelo Rissma.
“E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança”... (Gn 1.26) Você já tem uma imagem, e não precisa imitar a imagem de ninguém. Você é a imagem de Deus.
Jesus Cristo
1.2 – Jesus Cristo:
Discípulos e crucificação.
“Nessa época havia um homem sábio chamado Jesus. Seu comportamento era bom, e sabe-se que era uma pessoa de virtudes. Muitos dentre os judeus e de outras nações tornaram-se seus discípulos. Pilatos condenou-o á morte E aqueles que haviam sido seus discípulos não deixaram de segui-lo...”.
O testemunho de Flávio Josefo – História dos Hebreus, capítulo 4, parágrafo 772.
Não há como negar a existência histórica de Cristo, nem mesmo agnósticos como Bart Herman faz uma bobagem dessas. Já os naturalistas e ateus modernos, usam a estratégia da relativização da figura de Cristo, dizendo que na época que o suposto Jesus teria aparecido era um momento de revoluções e que apareceram vários Cristos (o que está certo em partes). Ou seja, até mesmo para negar a figura do Cristo Divino eles precisam assumir a existência de outros Cristos.
E saiu Jesus, e os seus discípulos, para as aldeias de Cesaréia de Filipe; e no caminho perguntou aos seus discípulos, dizendo: Quem dizem os homens que eu sou? E eles responderam: João o Batista; e outros: Elias; mas outros: Um dos profetas. E ele lhes disse: Mas vós, quem dizeis que eu sou? E, respondendo Pedro, lhe disse: Tu és o Cristo. (Marcos 8.27-29).
Pense nisso e ótima semana!
No Amor do Abba Pater, Marcelo Rissma.
