Hoje me Vi Sozinho
[Meu Pai Dizia]
Um dia foram pais carinhosos,
Hoje não são mais do que idosos.
Pelos aprendizes são mal tratados,
Vivendo uma vida de aposentados.
Em um dia foram mestres,
No outro foram fardos.
Membros de um grupo desgarrado,
Pais da evolução, filhos da perdição.
E o velho retirante se coloca a caminhar,
Na busca por um fio do passado a restaurar,
Passado em que sentiu orgulho de viver,
Viveu e assumiu paixões no entardecer,
Sem medo do escuro dominar sua clareza,
Usou toda a artimanha era o rei da esperteza,
Não detinha um centavo mais foi o mestre da nobreza.
Ouvimos os murmúrios, aprendemos os martírios,
Sentimos o perfume mergulhando sobre os lírios,
E no final da trilha te sobraram dois destinos,
Ou o asilo ou o exílio, mas eu prefiro o Sol Divino,
Um dia eu ouvi meu Pai dizer:
Só morre de verdade quem não viver,
Porque quem vive e faz por merecer,
Jamais verá o eterno anoitecer.
Um belo dia !
Meu Pai dizia...
Nunca se viu, em toda a história da humanidade, um culto ao ego tão exacerbado como o de hoje. As pessoas desenvolvem a necessidade de fingir que sabem tudo, ganham todas e acertam sempre. Cada vez mais, exige-se que a pessoa mostre o que não é, fale o que não sabe e exiba o que não tem.
Nesse mundo de ostentação, as pessoas se encontram mas não se relacionam, trabalham mas não se realizam e, principalmente, vivem sem conhecer a própria alma.
As pessoas tentam ser super-heróis e acabam se tornando superdepressivas. Na tentativa de parecer ser e ter o máximo, acabam vivendo com o mínimo...
O mínimo de paz de espírito.
O mínimo de amor.
O mínimo de sentido de vida.
O resultado dessa busca neurótica é um vazio insaciável, pois ninguém consegue viver a ilusão de ser o máximo por muito tempo. Uma hora a máscara cai, e o super-herói volta a ser simplesmente um ser humano.
Percebi hoje que você não me ama, não te culpo por isso, mais eu preciso culpar alguem embora saiba que a culpa é minha mesmo, pois sempre soube que não me amava só não queria enxergar.
Como te aconselhar senão pelas palavras que escutei aqui dentro de mim?
Hoje percebi que há coisas que não se resolvem com pressa. Existem silêncios que não aceitam atalhos, e processos que só o tempo sabe conduzir. Esperar, às vezes, é o único caminho, mesmo quando a ansiedade tenta nos empurrar para frente.
Aprendi que atropelar o ritmo natural das coisas traz arrependimentos depois. O que é forçado volta a cobrar paciência; o que é ignorado se transforma em peso. Permitir que a vida tenha seu próprio compasso é, no fundo, um ato de coragem.
Cheguei a essa conclusão depois de muito me ouvir. Talvez não sirva para você. Mas, se em algum momento essas palavras encontrarem eco no seu coração, já terão cumprido seu destino.
Bom dia para quem é de dia, boa noite para quem é de noite.
Hoje é sexta-feira e o bicho vai pegar.
Estou sempre por aí, nos vemos na estrada.
Sabe, hoje eu precisei tomar um choque, no sentido figurado da coisa é lógico, pra entender certas coisas...
Precisei entender que a vida passa e eu vou passar junto com ela... afinal eu não sou desta terra, eu ESTOU nesta terra.
Precisei entender que as pessoas vão me amar, mas muitas delas não vão gostar de mim, é a lei natural das coisas, não se pode agradar Gregos e Troianos ao mesmo tempo.
Precisei aprender que as coisas não vem de graça... se eu quiser vou ter de batalhar e desejar de todo coração que elas aconteçam.
Precisei aprender que amigos são e sempre serão um porto seguro, mas quem eu poderei chamar de amigo hoje?
Precisei aprender que as pessoas tem o direito de se relacionarem... e eu não posso impedir que a pessoa que eu amo se relacione com as demais, pois é assim que ela saberá o valor da minha pessoa pra ela.
Precisei aprender que nada vai acontecer do jeito que eu quero, se eu não fizer algo pra mudar o que me incomoda, e querer mudar as pessoas é ser burro duas vezes, primeiro que ninguém muda porque EU quero, e segundo porque antes d emudar os outros preciso mudar a mim mesma.
E por fim precisei aprender que a vida é curta, as pessoas são passageiras e eu preciso dar a todos que cruzam o meu caminho o melhor de mim, preciso que as pessoas vejam em mim um suspiro de paz e esperança, preciso mostrar que amigos existem e que avida não é uma eterna lamúria, mas pode se transformar numa calma e doce canção, conforme a sua e a minha vontade!!!
Aprende essas coisinhas também, vai?????
Hoje acordei e me reconheci. Sim, era eu...
Com todos meus defeitos e algumas poucas qualidades,
mas me aceitando exatamente assim.
Percebi que esse é melhor momento…
aquele em que você se olha, e enxerga
seu próprio coração, e pode se sentir segura sobre tudo.
Encontrando respostas, que antes pareciam não existir.
Mas que sempre estiveram aqui.
Agora eu sei, não preciso de muito para ser feliz,
só preciso de mim. Era eu que me faltava.
E agora me encontrei.
AO ENTARDECER
hoje eu não queria partir,
queria ficar ...
... ver o sol se por mais uma vez
... ver o vento soprar,
... ver a chuva cair,
... ver o que nao vi, o que nao vivi
... ver o que quero ver de novo
... ver o que vi e nao comtemplei
... ver o sol nascer... de novo
hoje eu nao quero partir
quero ficar...
Hoje estou triste
Amor... Hoje estou triste... Nesses dias
a vida de repente se reduz
a um punhado de inúteis fantasias...
... Sou uma procissão só de homens nus...
Olho as mãos, minhas pobres mãos vazias
sem esperas, sem dádivas, sem luz,
que hão semear vagas melancolias
que ninguém vai colher, mas que compus...
Amor, estou cansado, e amargo, e só...
Estou triste mais triste e pobre do que Jó,
- por que tentar um gesto? E para quê?
Dê-me, por Deus, um trago de esperança...
Fale-me, como se fala a uma criança
do amor, do mar, das aves... de você!
("O Poder da Flor" - 1969)
Hoje você é você, isto é mais verdadeiro do que o verdadeiro. Não há ninguém vivo que seja mais você do que você.
Se o mundo acabasse hoje, você estaria satisfeito com as coisas que você fez nessa vida? Porque se não estaria, é melhor começar a acertar as contas.
Acho que esses que sempre falaram de mim, que eu nunca ia passar dos 15 anos, até hoje não acreditam que eu tomei jeito, que sou um verdadeiro, nem nos meus olhos eles olham, deve ser por vergonha de saber que eu ia ser mais que eles.
Hoje choro.
Choro ausências, presenças partidas, histórias que ficaram pelo caminho.
Em prantos, tento entender a minha pequenez diante do mundo,
recapitulando a importância que tantas pessoas tiveram na minha vida,
o quanto eu me doei, o quanto construí silenciosamente nos outros.
Choro por tudo:
por aquilo que tive e não soube guardar,
por aquilo que nunca tive e ainda assim senti falta,
por aquilo que não terei e já dói como perda antes mesmo de existir.
O peito pesa, o coração tropeça,
os olhos se fecham para não ver e, ao mesmo tempo,
se abrem para dentro de mim, onde tudo lateja.
No fundo, chorar é o meu jeito de respirar o que sufoca,
de dar forma à dor antes que ela me consuma.
E, enquanto as lágrimas caem,
descubro que ainda há algo vivo em mim:
a capacidade de sentir — mesmo quando dói.
Hoje eu queria
Hoje eu queria poder não sentir.
Queria não precisar confessar a profundidade do que me atravessa.
Queria não dizer o quanto sinto falta,
nem admitir que tantas ausências ainda doem.
Queria poder afirmar que não sinto falta.
Queria poder jurar que não dói.
Mas dói.
E eu sinto.
E esse sentir me quebra por inteira,
mesmo quando parece me manter de pé.
Hoje eu queria poder não sentir,
mas é o sentir que me parte e, ao mesmo tempo, me revela.
Perdi-me dentro de mim
Porque eu era labirinto,
E hoje, quando me sinto,
É com saudades de mim.
[...]
Como se chora um amante,
Assim me choro a mim mesmo:
Eu fui amante inconstante
Que se traiu a si mesmo
O fato é que tudo muda. As pessoas mudam, as coisas mudam, os sentimentos mudam.. hoje você sente, amanhã você não sente mais.
- Relacionados
- Mensagens espíritas do dia de hoje: palavras que elevam e fortalecem a fé
- Viva o hoje: frases para valorizar cada segundo da vida
- Melhor sozinho: frases que exaltam a liberdade
- Deus está comigo: frases para lembrar que você nunca está sozinho
- Hoje a saudade apertou
- Primeira vez Que te Vi
- Hoje estou triste, mas vai passar: frases de conforto
