Histórias de Tragédia
A vida é uma tragédia e uma comédia ao mesmo tempo. Depende somente do ponto de vista, se pessimista ou otimista.
Reclama-se do bem quando o tem;
A na hora da tragédia, sobreviver, ter um "resto", tudo é visto como bem;
Não se deve esperar a tragédia para enxergar que o que tem, é o grande bem.
Cada um é dono de suas tragédias pessoais,
E tudo em mim requereu coragem.
Na decisão de ficar, de ir,ou de nunca mais voltar.
" É uma tragédia silenciosa que muitas almas generosas enfrentam neste mundo tão barulhento, onde quem sente demais parece sempre ser deixado por último. "
"É uma tragédia silenciosa que muitas almas generosas enfrentam neste mundo tão barulhento, onde quem sente demais parece sempre ser deixado por último."
Escritor: Marcelo Caetano Monteiro.
A tragédia no Paraná mostrou o que muita gente esquece: o pobre não tem ação na bolsa, tem um fogão no canto da cozinha. A nossa riqueza é uma cama, uma geladeira, um teto. Quando o vento leva, ele não leva só telha. Leva o descanso, o café quente, o pouco que a gente construiu. Tá na hora da gente parar de bater palma pra quem destrói o planeta em nome de “progresso” e começar a apoiar quem defende o que ainda resta: a vida.
As tragédias humanas coletivas sempre aconteceram. Guerras, pandemias, terremotos e outros tipos de tragédias, ainda assim, até hoje o ser humano não aprendeu a olhar os outros como seus iguais.
Conte apenas com as riquezas espirituais, pois nas tragédias e nas surpresas da vida, elas não desaparecem do coração.
A tragédia íntima nunca é fotografada para a posteridade, aquele momento exato em que o peito se transforma em zona de guerra sísmica, onde o coração não pulsa, mas sim explode em mil estilhaços contra as paredes da carne, é um espetáculo reservado apenas para o sofredor e, talvez, para a entidade maior que nos assiste do alto, as palavras que hoje soam como testemunho de vitória nasceram da gagueira desesperada de quem acreditava ter chegado ao ponto final irreversível, onde o único horizonte visível era o negrume denso da ausência total de saída, um beco escuro com a placa de "Fim da Linha" piscando incessantemente.
Cuidado para não confundir a profundidade com a pena. O abismo não é apenas o teatro da tragédia, é também a câmara fria que gesta a pérola mais rara, a descida é a rota iniciática para a extração do seu tesouro mais íntimo.
"O medo é um roteirista de ficção que insiste em vender tragédias para uma vida que poderia ser uma comédia romântica."
"A pior tragédia que pode acontecer com um cristão, é ter sucesso na igreja e ser um fracasso em casa".
A dor, o luto e a tragédia de todas as ordens são escolas muito duras, ninguém está imune a elas.
Acolher estes acontecimentos com coragem e respeito é dever individual e coletivo.
E sobretudo, é dever aprender com elas e da maneira que for possível cada qual da sua maneira ser o ombro amigo e a palavra amigo ou até mesmo o silêncio oportuno para quem precisa.
Ideal seria se conseguíssemos desafiar o cotidiano e estar acima das influências contemporâneas e incorporar como ato de vida formar uma rede de apoio social dentro do nosso espaço existencial.
