Habilidade
Introspeção;
Percepção extrassensorial é mesmo uma habilidade subjetiva...
Nem todos a possuem...
...Porém uma só vez notada, impossível desarraigar.
Não se mede o valor de um guerreiro pelo tamanho de sua espada, mais sim pela habilidade e capacidade com a qual ele a desempenha.
“... Dignidade é a habilidade para alinhar minhas atitudes, minhas palavras e minhas ações com meus valores genuínos. Todos temos direito à paz interna, a relacionamentos felizes e a uma coexistência harmoniosa. Porém, esses direitos pessoais só podem ser adquiridos quando temos a coragem de viver de acordo com os valores que firmemente acreditamos. Ser digno é não ter medo de fazer o que é certo...”
Brahma Kumaris
A dependência nos outros torna-nos pessoas acomodas para aprender algo novo, ter habilidade, ser versátil... Quando passamos a ser independentes, amadurecemos!
Navegar com habilidade em mares revoltos,
em brumas envoltos...
Fugindo da deriva,
aproveitando os bons ventos,
otimizando os momentos...
Eis o desafio enfrentado dia após dia
no turbulento oceano da vida...
Eis o destino pra quem tem tino,
pra quem jamais anda sem destino,
não é levado de um lado pro outro,
sempre dependendo do que pensa o outro.
Tem gente que quando senta do nosso lado, nos dá a habilidade de ver o mundo mais bonito. Nos faz escutar uma música que já tínhamos ouvido tantas vezes parecer totalmente nova. Que nos faz ver mais estrelas no céu do que a gente já tinha enxergado antes. Que faz vento no rosto parecer carinho. Que faz abelha voando na flor parecer a mais graciosa dança. Que faz sol na pele parecer alegria que energiza corpo adentro. Tem gente que quando chega perto, o mundo se acende...e tudo fica tão mais claro, mais leve, mais gostoso de viver. Tem gente que a gente não sabe bem porque, mas quando tá juntinho de nós o riso fica solto, o coração fica sereno e feliz, a alma transparece, se entrega, e a gente se sente abraçado por Deus. É simples assim... tem gente que sem dizer nada, nos envolve em seu amor e aura de luz, e faz a gente lembrar denovo como é bom ser feliz.
Não tenho habilidade com bom humor, principalmente quando ele vem acompanhado da gargalhada de um idiota.
Se todos confiassem em suas próprias capacidade e habilidade, a liderança seria mais forte e efetiva.
Mais do que adquirir conhecimento a arte de pensar defini-se pela habilidade de selecionar grãos. Um pensador não é bom porque usa frases de efeito, técnicas psíquicas ou dados estatísticos - é claro que isso serve a todos os pensadores. Um pensador é bom e tem mais razão quanto mais souber separar trigo de joio e de milhares de outros grãos que se imbricam no meio dessa seara complexa e transmutante que é o pensamento. Nações se erguem sob maus pensamentos e pensadores, culturas se desfazem debaixo da batuta de outros tantos. Será que eles não exercitam bem o pensamento? Quase sempre não é essa a razão, o motivo é que confiavam e confiam demais na veracidade do pensamento. Mas hei, um pensamento não é coisa dominada, nem definida – sequer explorada. Os pensamentos vêm assim como se vão e não sabemos como se processam nos seus substratos essenciais, desde a raiz. Lá na frente, depois de erguida uma colossal estrutura lógica moral ou estética, a gente percebe que algumas das colunas são belos gatos comprados por lebres. Ninguém lê mais com a acuidade e apreço com que nossas avós catavam feijão. Colher grãos e separá-los, eis o exercício do pensamento pelos livros e pela vida afora. Pensamos hoje, assim como amamos, nos intervalos – entre uma aula e outra, entre uma escala de trabalho e outra. E temos sempre uma opinião pra dar, mas tempo e desejo pra grãos poucos têm pra catar. E se pensarmos no quão dialética e mentirosa é a metáfora dos grãos, essa mesma que acabei de usar, veremos o quanto é preciso ainda mais grãos catar. Quero com isso dizer que a estrutura do pensamento é, em sua base, de ideias dúbias – de pólos opostos – lógica binária. E a realidade, a seara da vida é tão mais vasta, tão mais rizomática que nossas parcas metáforas ocidentais. Então, imagine que pensar e formar opiniões dependa de se sair feito Alice pelo país das maravilhas, onde tudo pode se transformar em um piscar de olhos no seu contrário e principalmente em milhares de outras coisas heterogêneas. Antes de darmos nossa opinião aprendamos a desconfiar dos grãos, assim como da televisão, dos pais, da igreja e daquele professor de história espertinho com ar de sabedor. E dos velhos sabedores... Dos novos também. Selecionar!
O pensamento é uma escrita a lápis. Com habilidade é possível apagá-lo. Mas nossos atos são registro a caneta, que podem ser cobertos por riscos, mas nunca apagados sem deixar vestígios!
Acusação ou defesa são duas faces da mesma moeda, tudo depende da força de quem joga e da habilidade de quem pega.
A solidão que cada ser humano carrega dentro de si é real. Não é demérito e nem falta de habilidade social; é apenas humano. Em nossa mente somos únicos, inalcançáveis, responsáveis 100% por cada pensamento, a cada segundo. Aceitar este fato pode ser o caminho para encontrar no outro alguém para somar, multiplicar e dividir experiências, tornando a vida mais feliz.
(do face de Rafael Rocha)
É incrível a habilidade de certas pessoas manterem-se as mesmas durante anos! Eu não classifico isso como qualidade, não mesmo, pra mim isso é não evoluir!
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp
