Grandes Pensadores do Mundo

Cerca de 7124 frases e pensamentos: Grandes Pensadores do Mundo

O que a mocidade deseja, a velhice o tem em abundância.

Não se pode dizer que o que é inteligível seja sempre belo, mas com certeza o belo é sempre inteligível, ou, pelo menos, deve sê-lo.

As palavras do poeta volteiam incessantemente em redor das portas do paraíso e batem implorando a imortalidade.

Quem não conhece línguas estrangeiras, não sabe nada da própria.

A democracia não corre, mas chega segura ao objetivo.

Eu amo aquele que deseja o impossível.

A dúvida só consegue ser removida pela ação.

Este desejo de elevar o mais possível a pirâmide da minha existência, cuja base me foi dada e me domina, ultrapassa qualquer outro e mal me permite um instante de esquecimento.

A própria pobreza torna orgulhosas as pessoas que não a merecem.

Quando se é velho, é preciso ser mais ativo do que quando jovem.

Se é um prazer desfrutar do que é bom, prazer maior é provar o que é melhor; e na arte aquilo que é ótimo é bom o suficiente.

Somos moldados e guiados pelo que amamos.

Nada de grande no mundo é feito sem paixão.

O botão desaparece no desabrochar da flor, e pode-se afirmar que é refutado pela flor. Igualmente, a flor se explica por meio do fruto como um falso existir da planta, e o fruto surge em lugar da flor como verdade da planta. Essas formas não apenas se distinguem, mas se repelem como incompatíveis entre si. Mas a sua natureza fluida as torna, ao mesmo tempo, momentos da unidade orgânica na qual não somente não entram em conflito, mas uma existe tão necessariamente quanto a outra, e é essa igual necessidade que unicamente constitui a vida do todo.

Penso, logo existo.

René Descartes
Discurso do Método

Nota: A frase "Cogito, ergo sum" aparece na tradução em Latim do livro "Discurso do Método", de 1637. Na obra original em francês aparece de duas formas "je pense, donc je suis" e também "Puisque je doute, je pense; puisque je pense, j'existe".

...Mais

Pensarei que o céu, o ar, a terra, as cores, as figuras, os sons, e todas as coisas exteriores que vemos não passam de ilusões e enganos de que ele [um deus enganador] só serve para surpreender minha credulidade. Considerar-me-ei a mim mesmo com não tendo mãos, nem olhos, nem carne, nem sangue, como não tendo nenhum dos sentidos, mas acreditando falsamente possuir todas essas coisas. Permanecerei obstinadamente apegado a esse pensamento; e se por esse medo, não estiver em meu poder atingir o conhecimento de nenhuma verdade, pelo menos estará em meu poder fazer a suspensão de meu juízo [...] Posso duvidar de tudo, mas tenho certeza de que estou aqui, pensando, duvidando. Sou um ser que duvida, que pensa.

Nada é mais justamente distribuído que o senso comum: ninguém pensa que precisa mais do que realmente já tenha.

Mas o que sou eu então? Uma coisa que pensa. E o que é uma coisa que pensa?

Humanamente não existe um ser que seja feliz sem que o outro também seja.

A leitura de todos bons livros é como uma conversa com os melhores espíritos dos séculos passados, que foram seus autores, e é uma conversa estudada, na qual eles nos revelam seus melhores pensamentos.