Grandes Pensadores
"Dubito, ergo cogito, ergo sum: Eu duvido, logo penso, logo existo",não é Descartes?
Hoje me dei conta de que vou morrer - todo mundo vai morrer, oras...
Mas será que todo mundo se dá conta disso?
Um dia qualquer haverá algum riso,
que eu deixarei de ouvir...
Um dia
num lugar qualquer haverá uma melodia,
haverá uma onda batendo num costão,
haverá batidas de coração,
que eu deixarei de ouvir...
porque meu coração parou de bater
(acho que isso é morrer).
Agora, estou aqui pensando:
quando a gente morre, continua pensando?
(acho que sim).
Ao refletir a frase "penso, logo existo" de descartes, percebo que a maioria das pessoas nao existem.
Acho que a frase mais estranha de Descartes é: "Penso, logo existo." Não seria melhor que tivesse dito: Penso e me iludo que existo?
Adaptação da máxima de Descartes útil pra todo investidor iniciante na Bolsa de Valores: “Penso, logo hesito.”
“Cogito, ergo sum.”
A citação inicial de Descartes era: “Eu duvido, logo penso, logo existo.”
E, contudo, somos afirmadores de tantas certezas…
Enquanto Descartes diz: Penso, logo existo; eu vejo da seguinte forma: Penso, logo existe.
Para nós, tudo que se pensa á respeito deve existir (na nossa concepção) para ser pensado.
Descartes que me perdoe, mas não basta existir enquanto ser pensante. É preciso pensar enquanto ser existente.
Vico considera que Descartes errou ao acreditar que a matemática, uma criação humana, poderá entender o restante do universo que é uma criação divina.
(sobre a filosofia de Giambattista Vico)
"Cogito, ergo sum" -- "Penso, logo existo." - René Descartes
"Fallor ergo sum" -- "Eu erro, portanto, eu existo." - Santo Agostinho
