Gosto do mal Feito
Eu não desejo mal a ninguém, pois acredito que o destino se encarrega de afastar aqueles que não estão em harmonia.
Seja agradável, mesmo com aquela pessoa que te deseja o mal, não dê muita importância às coisas fúteis, elas logo passam. Demonstre suas felicidades, mesmo naqueles dias péssimos e seja otimista. O importante mesmo é ser feliz.
... ele me disse que jogar lixo no chão é falta de educação. Mal sabe ele que nem todas as lixeiras morais do mundo comportam as sujeiras que ele traz no coração...
Balada da meia mulher
A vida, seja de pessoas ou de Estados, é um jogo (ou vários jogos) de paciência...fica mal falado aquele que usar a força primeiro.
(2021-08-30)
Mal as vaidades desse mundinho belicoso me arranha o emocional, mergulho mais fundo ainda nos labirintos do universo para ver o incômodo todo transformado na preocupação ridícula com uma briga de formigas.
O mal não reside necessariamente no que os outros são, mas naquilo em que conseguem nos transformar quando se aproximam de nós. Percebo-o quando o desprezo que me fazem sentir por mim mesmo depois de um convívio de algumas poucas horas revela poder suficiente para me abalar por dias seguidos!
Por que algumas pessoas parecem cobrar-nos que as tratemos mal apenas para que consigam nos tratar melhor?
Sempre que se permite o mal prevalecendo sobre a decência e nada se faz a respeito, fica-se refém de quem o pratica, aceita-se o medo colocado acima da dignidade, e ganha-se o desprezo dos que o testemunham por conta de uma covardia degradante e injusta.
Decálogo da serenidade
I. Ninguém te obriga a conviver com o mal que não queres pra ti.
II. Se não tens como evitar o contato, vacina-te para deter o contágio.
III. Tua paz não é negociável nem para que outros preservem a sua.
IV. Não cabe arrancar joio da plantação alheia, apenas achar outra para semear.
V. Podes renunciar ao que queiras, mas ao incluir tua paz podes não voltar a tê-la.
VI. Não precisas de abono para te protegeres, senão o da tua consciência.
VII. Não podendo impedir que o mal se aproxime, cuida de afastar a ti mesmo.
VIII. Tens o direito de escapar à bulha que traz prazer a quem a permite.
IX. Não cabe a ti servir de antepara a quem não a levanta por si mesmo.
X. Aos que acolhem o mal como remédio, cabe a eles buscar o próprio antídoto.
Nunca subestime as pequenas maldades do dia a dia! Todo mal tem um começo. Se ele é extirpado logo que surge não haverá tragédia a lamentar depois.
Na incessante batalha entre o bem e o mal a Consciência e a Ignorância se apresentam como adversárias perenes. Não se achará o bem onde impera a ignorância, e brotando o mal onde haja consciência, um sutil ajuste o extirpa pela raiz. A ignorância flutua na tona do espírito, a consciência busca a zona mais profunda que, após atingida em seu cerne, jamais será revertida.
Para o bem ou para o mal, nada do que colhemos nos campos da existência é fruto do acaso, mas resultado de nossas escolhas.
As pessoas tóxicas são as piores inimigas delas próprias: levam tanto mal aos outros que fecham o cerco em torno de si mesmas, obrigando-se a manter na defensiva o tempo inteiro. Com o retorno que obtêm tornam-se ainda mais tóxicas. E quanto mais tóxicas, mais doentes ficam. É um ciclo negativo em moto-contínuo.
Existe gente que só olha sua vida pelo retrovisor: ou se arrependendo das decisões que tomou, ou maldizendo as decisões que outros tomaram.
