Gestor
Liderança não é privativa para alguns privilegiados; ela pode, sim, ser aprendida e aperfeiçoada. Não existe fórmula para se tornar líder nem precisa ser filho de deuses. Existe, a possibilidade de o individuo desenvolver características imprescindíveis ao líder por meio de treinamentos, cursos e suas próprias experiências.
O chefe não almeja o melhor de sua equipe quando se apresenta irritado para assim intimidar sua equipe ou não escuta a opinião dos seus colaboradores.
Chefe caracteriza-se de certa forma como um modelo arcaico, pois procura no seu dia a dia buscar os defeitos de sua equipe para poder humilhar e punir, nas mais variadas vezes acaba extinguindo a atuação da organização.
Liderar é a capacidade de exercer influência e ser influenciado pelo grupo, por meio de um processo de relações interpessoais ajustadas para o conseguimento de um ou mais objetivos comuns aos participantes.
O líder tem um papel inovador, tendo em vista o desenvolvimento de uma organização, descobrindo falhas em sua equipe, busca auxiliar, incentiva, mostra onde a equipe equivocou-se para que seja resolvido da melhor forma para não acontecer os mesmos inconvenientes, assim gera motivação para o trabalho.
Um dos objetivos do líder é buscar a confiança das pessoas que formam sua equipe, liderar significa conseguir com que a equipe de uma organização se constitua e trabalhem em grupo com motivação e satisfação
O poder de liderar é gerado dentro do contexto interior das bases morais e filosóficas de uma pessoa em relação aos seus seguidores. É uma função do caráter, e não um acaso ou uma prerrogativa de determinada posição. A liderança é construída nas situações.
InvulneraMentalidade - Capacidade de vencer qualquer bloqueio emocional e que nenhum medo, dúvida, insegurança, preocupação, sentimento de inferioridade, autoimagem, ego, vitimismo, procrastinação, preguiça, vergonha, necessidade de aprovação ou timidez consegue penetrar sua mente ou feri-lo. Este poder faz do Empreendedor Digital 360 praticamente imbatível.
Não me reconheço como um colaborador,
busco aproximar-me, ao máximo,
de algo que eu possa
dizer que estou no caminho certo
para ser chamado de educador, pois entendo que escola com gestor e colaboradores, não é escola, é empresa, logo, enquanto a primeira educa, a segunda apenas ensina.
"Amor em administração deve ser ficar pensando, traduzir e conseguir produzir algo útil desses sonhos malucos, obtendo resultados, mesmo diante de tantas e naturais imperfeições."
O recurso público é restrito para muitas prefeituras, mas com um planejamento estratégico bem elaborado e boa vontade do(a) prefeito(a) é possível atender a todas as demandas prioritárias da sociedade.
No Brasil, é costumeiro que o eleitor ao presenciar a péssima gestão do atual governante sinta saudade do antecessor. Esquece-se, entretanto, de que também considerava a autoridade anterior uma grande lástima. Não seria inteligente vislumbrar alternativas?
Se apenas uma pessoa souber o caminho, devemos segui-la.
Se todos souberem o caminho, estaremos mais perto do sucesso.
"Um líder não é a pessoa que tem todas as respostas, mas aquele que sabe onde buscar e como inspirar sua equipe a encontrar soluções."
“Às vezes, somos orientados a não ficarmos olhando no retrovisor, mas ele não foi colocado no veículo por acaso, ele faz parte de um equipamento obrigatório, na condução de um veículo, para dar segurança ao condutor e proteção aos demais transeuntes nas vias e rodovias. Aos gestores públicos, olhar no retrovisor é trazer a memória do que foi feito, dos erros e acertos, criar novos projetos e dar continuidade aos bons projetos iniciados pelo antecessor”
O jogo político é assaz cruel e maldoso, nojento e horripilante; causa náuseas, provoca revolta. E quando aparece alguém disposto a desmantelar o sistema corrompido, a limpar a sujeira, a debelar a imundície, vem logo a ordem de cima e diz: pega esse idiota e enterra! Pare o mundo que eu quero descer! Por isso, todo agente público, efetivo ou comissionado, eletivo ou não, deve ter a consciência de que cargos públicos e funções são temporários; de outro lado, honradez e honestidade são perenes; o homem correto e cumpridor de seus deveres para com a sociedade e sua consciência jamais sujeitará a essas execráveis aberrações. Pelo contrário, homem sério, lamentavelmente, tem vida curta no setor público; o fisiologismo político fala mais alto; o jogo de favores com vista a manter a governabilidade sempre tem prioridade; homem probo tem sempre a tendência de ser alijado do setor público, justamente porque não aceita imposições, ordens manifestamente ilegais, esdrúxulas, macabras, as repugnáveis ingerências de chefes desonestos e exangues que sempre se apresentam publicamente com o capuz da honestidade. E assim, diante da carência de ações eficientes, geralmente, o arremedo de gestor, o genérico, para se manter no poder, utiliza-se do jogo de muita luz, estrelismo, faz barulho e marketing institucional; quer dizer, muita mídia e holofotes, mas pouca efetividade.
