Gestão Ambiental
Nada melhor que discutir política e preservar os amigos da época da juventude até hoje para trocarmos ideias sobre um país ideal. Manoel Mello, grande amigo da época do diretório estudantil da faculdade, com quem sempre debatemos sobre o futuro dessa nação propôs os seguintes pensamentos e ações para o País ideal:
O BRASIL QUE EU QUERO, QUE NÓS QUEREMOS.
Tudo aquilo que você consegue imaginar pode sim, tornar-se realidade! Mas como seria esse país ideal proposto pelo Manoel? Vejamos....
"Um País em que o estado não consuma mais do 10% dos nossos Rendimentos, que a saúde tenha recursos humanos e financeiros para tratar toda a população com qualidade, que não mais invadam áreas indígenas ou áreas quaisquer, que não hajam mais mortes por quaisquer motivos, que os políticos entrem para servir ao povo, que os bandidos resolvam trocar o crime por empresas mais lucrativas e legalizadas, que o País fomente empresas para explorar comercialmente outros povos com finalidade de lucros e prosperidade, que sejam alfabetizados os 60 milhões de analfabetos funcionais, que a polícia seja unificada e eficaz, que o exército ajude em construções públicas, Que todos tenham mais tolerância, que seja inserido na contabilidade do País o índice de felicidade das pessoas, que o salário mínimo seja de pelo menos 20.000, que o planeta reencontre o equilíbrio do meio ambiente, que tenhamos abundância em alimentos e saúde, que todos acreditem e sigam os ensinamentos mais puros de amor e esperança, que haja união do povo do sul e norte, pobres e ricos, que haja melhoria na qualidade de ensino de toda a cadeia educacional, que o Brasil se torne um país tido como destino mais visitado do mundo, que sejamos mais ricos que chineses e americanos, que o mundo possa seguir o nosso exemplo na questão da logística Reversa dos Resíduos Sólidos, que o Brasil adote o Sistema e Métodos da 3lixos e que outros países também adotem o modelo e padronizem-se os descartes no Globo Terrestre. " Manoel hoje gerencia a Empresa de reciclagem 3lixos. Mas poderia ser também um grande gestor nessa Nação. Manoel é um visionário.
A relação trabalhista é um desafio à convivência que respeite a dignidade humana, capaz de se organizar para fins produtivos, respeitando a liberdade individual, estabelecendo regras e autoridade consensual, controlando impulsos e buscando atuar dentro de um contrato social justo.
Muitos querem ser líderes por questões meramente egocêntricas e de relação de poder, mas o verdadeiro líder sente em si a incumbência de provocar e promover ações que produzam resultados na vida dos seus liderados e da empresa a que representa. Sente que tem uma verdadeira missão em suas mãos e as metas nada mais são do que encargos assumidos com o seu papel aceito.
As estratégias e fundamentos do conhecimento humano, faz com que seus projetos aconteçam de forma clara e objetiva.
Francisco de Assis
A administração do tempo é um dos requisitos do bom gestor. Para ele, torna-se imprescindível ser organizado para utilizar os segundos e os minutos inovando e agindo. Jamais deve ser prolixo, pois o tempo é dinheiro e gera custos.
As organizações estão cheias de bons chefes, que normalmente priorizam o sucesso individual. Entretanto, a sociedade contemporânea carece de líderes excelentes que, junto com as suas equipes, fazem o seu melhor para mudarem o rumo da história.
O líder de sucesso deve ser humilde e, reconhecendo as suas limitações, deve cercar-se de uma equipe que preencha as suas lacunas e que seja dirigida a completar-se mutuamente.
Na rotina diária, mostre-se sempre otimista, exalando apenas coisas positivas para si próprio e para as outras pessoas, assim a nuvem do negativismo se dissipará e o sol da justiça refletirá um brilho grandioso na sua vida e nos seus negócios.
O entusiasmo, a atitude e a fé acompanham diariamente um vencedor e são as molas propulsoras para as suas conquistas
O líder não tem o monopólio da sabedoria, ele deve ouvir, compartilhar e inserir nos projetos toda a sua equipe, para que não precise dela, apenas, para endireitar os seus erros e enxugar o seu pranto
O ato de avaliar deve ser uma constância, pois deve ser entendido como a construção do autorretrato. É preciso examinar as práticas, para conhecer o que é e, acima de tudo, onde pretende-se chegar.
A avaliação é uma ferramenta importantíssima para direcionar a ação. É imprescindível Investigar a qualidade da gestão e os seus resultados para apontar a direção.
Se olhar firmemente apenas para os problemas, terá a visão limitada. Há momentos que será necessário afastar-se um pouco deles para, assim, ampliar o campo da visão e descobrir os horizontes escondidos que apontem para a solução.
Os maiores vencedores foram aqueles que acreditaram em si próprios, na força e capacidade para não desistirem de mudarem o rumo da sua história.
O tempo tem revelado que a estátua na praça, por si só, não é instrumento sinalizador de bondade, de "relevantes serviços prestados". Que a "era da transparência" nos permita aplaudir, no futuro, os verdadeiros grandes homens públicos.
Aqueles que defendem a pressão como algo bom não entenderam seu real significado: a falta de confiança.
