Gentileza
Espero passar por este mundo apenas uma vez. Se, portanto, houver alguma gentileza que eu possa demonstrar ou qualquer coisa boa que eu possa fazer, a qualquer ser humano, deixe-me fazê-lo agora. Não deixe-me adiar nem negligenciar isso, pois não passarei mais por este caminho.
Aquele que, mesmo entre ruínas, contempla a vida com gentileza e reparte seu brilho aos que carecem de luz, é um ser elevado — um virtuoso solene, a própria expressão do que há de mais nobre no ser.
Eu sou a definição de calma e gentileza… Até perceber que alguém cruzou a linha. Quando isso acontece, não há espaço pra dúvidas você vai entender o motivo de eu ser seletivo, de manter minha vida cercada por poucos, mas fiéis. Eu não deixo qualquer um entrar, e quando deixo, é com confiança total.
Responder com gentileza é uma forma de proteger seu coração e desarmar o agressor. Fuja do contágio: não deixe que o ódio dos outros contamine o seu interior.
A elegância consiste na gentileza e educação, agindo com retidão pela moral, confiante em si mesmo nas palavras e ações, não sendo melhor que os outros, assumindo responsabilidade como obrigação, analisando seu próprio passo para agir com discernimento, buscando fazer sempre o seu melhor dentro da harmonia que engloba todos envolvidos, sem perder o decoro ou cair na vulgaridade.
Não precisamos ser perfeitos, mas num mundo tão frágil, hostil e transitório a gentileza precisa estar presente todos os dias em pequenos gestos.
Soraya Rodrigues de Aragão
