Gente Sem Graça
É desperdício de força abrir um sorriso forçado, ele nuca terá a graça nem a beleza que tem um espontâneo.
A VIDA NÃO TEM GRAÇA SEM VOCÊ
Ontem quando sonhei com você
Meu coração ficou abalado
Com a noticia que eu tive de você
Quase não pude dormi
Pensando na pessoa amada
Que inspira os meus a fazeres
Durante toda minha vida
Que eu conheci você
A minha vida teve mudança
Depois que você chegou a minha vida
Rafaela Vieira dos Santos
A vida não tem graça sem você.
É pela graça, com seu amor, em plena justiça, ardente compaixão, infinita misericórdia, Ele me amou primeiro.
Pôr-do-Sol,
Ritual único de trinta e poucos minutos,
e poucos se dão conta que isso é de graça!
-- josecerejeirafontes
Coisas maravilhosas, acontecem do nada. Ainda bem, pois são elas que trazem a graça para os dias sofridos!
Pessoas que se vendem fácil,que negociam o que de graça Deus lhes deu, se vendem pelo dinheiro e holofotes e da humildade já se esqueceu.
E não entendo tipo de vida sem graça,onde as escolhas são sempre sofridas,onde a paz nunca perpetua,trazendo em forma de furacão que devassa sentimentos tao lindos os tornando apenas esquecimento.Eu não entendo , um mundo feito de poderes,onde o que mais se conta são as vestes e pouco importa a alma,ha como eu não entendo.Eu não entendo,se a vida e como uma matemática onde o dobro sempre sera o dobro,ainda ha pessoas que pensam que a vida e impar! Como não entendo !
Conhecer a graça de Deus me leva ser muito mais grato a Ele. Porque me faz entender que Ele me escolheu e não o contrário. Eu "morto em meus delitos e pecados, jamais teria condições e capacidade de escolhê-lo.
AO PROFESSOR QUE NASCEU PARA SER PROFESSOR
Agradeço todos os dias ao destino, pela graça de ser educador. Arte-educador. Inserir-me nesse contexto como profissão me fez mais do que um profissional: alguém que se reconhece como quem nasceu para isso. Tenho, evidentemente, minhas angústias relacionadas a proventos, condições ideais de trabalho e as grandes dificuldades externas que acompanham nossos alunos até os espaços formais de aulas, oficinas e projetos educativos, tanto no conceito pedagógico, especificamente, quanto nos conceitos da arte e da cidadania.
Sou um professor que não dá nota. Que pode mudar, todos os dias, as estratégias para vender suas ideias e seduzir os alunos. Atraí-los para contextos mais prazerosos do que a obrigação de alcançar notas e pontos para passar de ano. Às vezes, adulá-los. Talvez por isso, eu não tenha nem condições de alcançar a grandeza dos esforços diários dos professores em disciplinas obrigatórias, que têm a dura missão de preparar pessoas para o mercado de trabalho. Para disputas mercadológicas e a sobrevivência em uma sociedade competitiva e cruel, devido à falta de espaço confortável para conquistas.
Não tenho a mínima condição de avaliar precisamente a realidade total das salas de aula, mas sempre que vejo um professor de pelo menos alguns anos de profissão, admiro-o profundamente por ter atravessado esses anos, diante do que vejo. São muitos e muitos os professores que portam condições plenas de abraçar profissões muito mais rentáveis, e o fariam competentemente, mas não fogem do que escolheram, porque seriam somente profissionais. E como nasceram para ser professores, não seriam felizes se não fossem profissionais e seres humanos, como tem que ser, mais do que ninguém, quem nasceu para ser professor.
Reitero, portanto, meu profundo respeito e minha admiração aos que trabalham com amor e sofrimento; com revolta e dedicação; com sorrisos muitas vezes salobros, porque se misturam ao pranto, mas logo se sobressaem, porque o amor ao que fazem tem sempre reserva de otimismo.
Ao mesmo tempo, meu desprezo profundo e a não admiração aos patrões da educação tanto particular quanto pública e aos cidadãos de má vontade responsáveis pelo sofrimento, a revolta e as lágrimas do professor que nasceu para ser professor.
Sempre haverá pessoas grossas, ruins, pessoas que não vão gostar de você de graça (e pessoas das quais você também não vai gostar). Sabe, não gostar de uma pessoa é uma coisa, ser cruel com ela é outra. Se alguém for injusto com você e lhe desrespeitar, não revide. Sei do que estou falando, é difícil manter a calma quando alguém completamente mal educado te maltrata, mas responda com educação e essa pessoa ficará desarmada. Cada um oferece aquilo que tem. Se você oferece boa vontade e educação, não viva esperando ser retribuído (a) por isso, siga fazendo aquilo que deixa o seu coração tranquilo. Se as pessoas se sentirem incomodadas com a sua maneira de levar a vida, não perca tempo alimentando ódio dentro do seu coração. Pelo contrário, ainda que você não tenha uma religião, se você pratica as leis do amor, sabe o que estou querendo dizer, que deseje que os corações das pessoas inimigas se encham de luz, que eles tenham paz de espírito e encontrem a verdadeira felicidade dentro de si mesmos, logo eles perceberão que os sentimentos que estão nutrindo não são bons nem os ajudarão a progredir.
É isso que quero compartilhar com vocês hoje. Que o ódio só nos leva para o lodo. Que é através do amor e da boa vontade que nós crescemos e atraímos mais amor, mais gentileza, mais boa vontade.
Não permita que pequenos infortúnios apaguem o seu brilho interior, combinado?
Entre, Fique a vontade;
Mas já digo logo,
Eu não sei fazer sala,
Fazer graça, Fazer nada que não seja com vontade.
