Genesis
Gênesis.
Deus já tinha você em mente quando resolveu criar todas as coisas. Criar o mundo somente era tarefa muito fácil, você era algo maior, bem maior. Você ficou pra depois por questões técnicas, de planejamento e maturação, talvez, como na produção dos melhores vinhos.
Tinha que haver pessoas e coisas pra que você se destacasse entre elas. A contemplação do belo só se dá quando acompanhada de outras. Também há a questão do ornamento, do acabamento e da perfeição, então Deus, como um exímio decorador, deixou que você fosse feita no ultimo clarão da aurora.
O feito as pressas, como no caso do mundo em 7 dias, as vezes, deixa muito a desejar e muitas imperfeições; basta olhar pra algumas fêmeas de sua espécie e saberás o que eu digo. Fazer você não era tão simples como dizer “haja luz” e ver que era bom. Foi preciso tempo, paciência, lucidez, dedicação, inspiração e muito esmero.
Enfim, hoje, depois de meses, vou poder olhar de verdade nos olhos do ser que Deus demorou bilhões de anos-luz pra arquitetar, lapidar, desenhar – ver que era bom – e nos presentear nessa vida tão curta e sem graça. Quiçá você vivesse em todas as épocas, certamente teríamos uma raça menos infeliz e tão desprovida de amor.
Todos, independente do que são, se sentem maravilhados a sua volta e se embebedam com sua doce presença. Você irradia felicidade a todos ao seu lado. Quanto a mim, todas as suspeitas do mundo exalam em meus poros, por um simples fato: eu a amo, desesperadamente. Espero que Deus crie uma como você, ou pelo menos parecida, a cada mil anos, pois que sem você não há chão, não há dias nem noites, não há nada.
O Gênesis de forma humana diz que Deus criou o mundo em seis dias. Ora, o dia de Deus é eterno como toda a eternidade. Para que Deus tivesse criado cada item por dia humano, seria necessário considerar que o Céu, sua sede residencial estivesse localizada na Terra e que Deus não fosse onipresente, isto é, estivesse em toda parte ao mesmo tempo. Como Deus é onipresente e eterno, o relato da Criação é apenas uma forma de afirmar dos antigos que o mundo é obra de Deus. Dessa forma a ideia central do texto é divino e os detalhes são humanos.
Fecho o livro Gênesis de Sebastião Salgado e percebo que há uma infinidade de olhares cravados em mim.
Não consigo mais deixar de visualizá-los impregnados na retina da minha percepção humana. São olhares que não olham, são olhares que apenas permitem serem olhados e o infinito mora dentro desses instantes.
Desta vez, Sebastião mostra além de um mundo que desconhecemos. Ele desnuda um mundo que desconhece o nosso mundo. 46% do planeta ainda existe intocado como no Gênesis da vida. E quase como quem percebe que durante muito tempo estava errado sobre algo, me envergonho por saber tão pouco do que vive além da nossa dita civilizada sociedade.
Lembro a primeira vez que cruzei com um desses olhares. Eu tinha uns 12 anos e era frequentadora assídua da biblioteca da escola em que estudava. Um dia caiu nas minhas mãos uma capa conhecida da revista National Geographic, com o rosto de uma jovem afegã em um campo de refugiados na fronteira do Paquistão. Era uma foto de Sebastião, a primeira que me apresentou para ele. Lembro de chegar em casa sem fome, visivelmente abalada. Percebi que eu também cabia ali dentro, que a esperança e a sofreguidão que aqueles olhos denunciavam a partir daquele momento eram responsabilidade minha.
Somos o que vivemos e também aqueles que vivemos.
Gênesis retrata o meio e, com a sensibilidade dos que olham além da superfície, o homem misturado a esse meio. São homens, mulheres, crianças, animais selvagens, animais marinhos, vastidões cobertas de neve, reflexos nas margens dos rios, vulcões que fumegam, horizontes esverdeados mesmo no preto e branco do livro que é só mais um convite para colorirmos a nossa revelia.
E tudo e todos olham num profundo silêncio de quem, como os mais velhos, tem prioridade nessa vida. São os lugares quase intactos, os que ficaram mais próximos da nossa origem, os que podem, com propriedade, contar a história. É o distante do que somos hoje, mas que habita nossa epiderme, comove nossa descendência, que ainda existe nas lembranças genéticas do que nos trouxe até aqui.
Animais, homem e meio falam a mesma língua. Uma mulher olha o horizonte com os filhos carregados no dorso e na força de continuar o mundo. Uma onça leva a caça para a casa e olha com a mesma intensidade para a sua função maior: gerar e alimentar os que permanecerão. Nesses olhares maternos cabem a admiração de uma batalha vencida. A mãe, a natureza, a mãe natureza dando sentido à palavra.
Fecho o livro, mas sei que, assim como carrego desde os tempos da escola aquela imagem que olhou para dentro de mim, tudo e todos que eu pude observar agora seguem comigo.
E todos esses olhares, todo esse mundo que vive tão longe e tão do nosso lado, imploram a mesma coisa.
Pedem, com a calma de uma vida que só vive, que possam continuar intactos.
São olhares que não querem ser vestidos. Que nos permitiram a bondade de olhá-los, mas que avisam com a calmaria de uma margem adormecida:
"Deixe-nos para que possamos continuar genuínos. O mundo que aqui começou pode muito bem apenas continuar. Existir é a nossa grande reivindicação".
Gênesis 1:29
Para vocês se alimentarem, eu lhes dou todas as plantas que produzem sementes e todas as árvores que dão frutas.
Eclesiastes 11:6
Semeie de manhã e também de tarde porque você não sabe se todas as sementes crescerão bem, nem se uma crescerá melhor do que a outra.
2Coríntios 9:6
Lembrem disto: quem planta pouco colhe pouco; quem planta muito colhe muito.
O HOMEM INOCENTE
Não fará justiça o Juiz de toda a terra? —Gênesis 18:25
John Grisham é um autor muito conhecido por suas novelas cujos enredos se desenrolam em tribunais; novelas de ação e thriller jurídicos envolvendo advogados, vítimas, autoridades e malfeitores. Todavia, seu livro O Inocente não é uma ficção. Trata-se de uma história verídica de injustiça. Descreve um brutal assassinato de uma jovem e dos dois homens que, embora inocentes, foram condenados e sentenciados à morte por causa do crime. A inocência de ambos foi provada somente após o aparecimento dos testes de DNA e, assim foram poupados da execução. No entanto, sofreram injustamente durante os 17 anos de prisão. Finalmente, a justiça prevaleceu.
Todos desejam justiça. Mas precisamos reconhecer que nossa fragilidade humana torna desafiador o exercício da verdadeira justiça. E podemos desejar a vingança, cometendo um erro nessa busca.
É bom lembrar que somente em Deus encontramos a justiça perfeita. Abraão descreveu Deus com a pergunta retórica: “Não fará justiça o Juiz de toda a terra?” (Gênesis 18:25). A resposta necessária é sim. Mas acima de tudo, o tribunal de Deus é o único lugar onde podemos estar certos que a justiça prevalecerá.
Em um mundo repleto de injustiças, podemos submeter os erros que sofremos ao Juiz de toda a terra e confiar nele, pois Ele fará a justiça final. —WEC
A vida nem sempre é justa, mas Deus sempre é fiel. Bill Crowder
O PECADO TEM OUTRO NOME?
Como, pois, cometeria eu tamanha maldade e pecaria contra Deus? —Gênesis 39:9
Certo dia, José encontrou-se em situação difícil quando a esposa de seu senhor tentou seduzi-lo. Como esta mulher deve ter sido atraente para um jovem cheio de saúde! E José deve ter imaginado como seria temível a ira desta mulher, quando ele rejeitasse suas propostas.
Todavia José resistiu-lhe, sem hesitar. Suas convicções morais originaram da visão clara que ele tinha do pecado e de sua reverência por Deus. Ele lhe disse: “…como, pois, cometeria eu tamanha maldade e pecaria contra Deus?” (Gênesis 39:9).
Hoje é muito comum dar nomes mais aceitáveis ao pecado. Mas utilizar-se deste subterfúgio ou eufemismo para nomear nossos pecados contra Deus, apenas enfraquecerão nossas resistências e banalizarão os danos que o pecado causa em nós.
Para José, o pecado não era apenas “um erro de julgamento”. Nem tampouco era um simples “escorregão da língua” ou uma “indiscrição” em “momento de fraqueza”. José viu o pecado como ele realmente é: uma séria ofensa contra o Senhor, e ele não subestimou a gravidade do pecado.
Os padrões morais de Deus são absolutos. Somente quando vemos o pecado como algo abominável diante do Senhor teremos a motivação para fazer julgamentos morais corretos.
Dar ao pecado um nome mais suave não mudará a afronta a Deus nem as conseqüências que nos trarão. —CPH
Não há desculpa que desculpe o pecado. C. P. Hia
NUNCA TÃO IDOSO
Acaso para o Senhor há coisa demasiadamente difícil? —Gênesis 18:14
As mulheres do Lar de Idosos eram senhoras aposentadas que já tinham cuidado de suas famílias e carreiras. Já não podiam morar sós e por isso vieram morar no Lar Mansão Marrom como “última parada antes do céu”. Elas desfrutavam da companhia uma das outras, mas muitas vezes lutavam com sentimentos de inutilidade. Por vezes, questionavam por que Deus era tão lento em levá-las para o céu.
Uma das mulheres, pianista por muitos anos, freqüentemente tocava alguns hinos no piano do Lar. Outras mulheres se juntavam a ela e cantavam e louvavam a Deus com suas vozes.
Certo dia, um auditor do governo fazia uma inspeção de rotina durante um dos momentos de adoração espontânea daquelas senhoras, quando as ouviu cantar: “O que você fará com Jesus?”, o Espírito de Deus tocou o seu coração. Ele lembrava-se deste hino dos tempos de sua infância, e reconheceu que preferira deixar Jesus para trás. Naquele dia, Deus falou com ele e lhe deu uma nova chance para responder aquela pergunta de forma diferente. E ele respondeu.
Como aquelas mulheres do Lar de Idosos, Sara pensou que era avançada em idade para ser usada por Deus (Gênesis 18:11). Mas Deus lhe deu um filho na velhice, e este foi um ancestral de Jesus (Gênesis 21:1-3; Mateus 1:2,17). Como Sara e as mulheres daquele Lar, nós nunca somos tão idosos para que Deus nos possa usar. —JAL
Deus pode usá-lo em qualquer idade —se você consentir. Julie Ackerman Link
Lutando com Deus
Sem Mim você não pode fazer nada. -
Escritura de hoje : Gênesis 32: 1-8,22-32
Quando os membros do conselho do orfanato de George Müller lhe disseram que era impossível conseguir dinheiro suficiente para manter a operação, Müller regozijou-se. Ele disse que seu sentimento de desamparo faria com que eles confiassem mais plenamente no Senhor. Eles fizeram e Deus encontrou sua necessidade.
A total dependência de Deus é uma necessidade absoluta, se quisermos desfrutar de Sua bênção e poder. Mas raramente aprendemos essa verdade além da amarga experiência.
Tome Jacob, por exemplo. Por muitos anos ele viveu por seus próprios esquemas. Apesar de angustiado quando soube que seu irmão Esaú, a quem ele havia prejudicado, estava vindo com 400 homens, Jacó tinha um plano. Ele tentou garantir que, se fosse atacado, metade de sua família sobreviveria. Foi então que um "homem" (Deus em forma humana) lutou com Jacob. Pouco antes do amanhecer, o Homem demonstrou Sua divindade colocando o quadril de Jacob fora do comum por um mero toque. Tudo o que Jacó pôde fazer foi se apegar ao Homem, implorando por Sua bênção (Gên. 32:26; Os. 12: 4). Este foi um momento decisivo na vida de Jacó, pois ele aprendeu que a bênção vem somente do Senhor.
Nós também devemos perceber que a única maneira de experimentar o favor e provisão de Deus é depender dEle. —HVL
Refletir e Orar
Uma vez que paramos com a nossa própria concepção,
Saia dos esquemas de nossa própria escolha,
cesse de todo o nosso esforço infrutífero -
Deus entra com graça e poder! —DJD
Se dependermos totalmente de Deus, vamos achá-lo totalmente confiável. Herbert Vander Lugt
Boxe ou Wrestling?
Então Jacó foi deixado sozinho; e um homem lutou com ele. - Gênesis 32:24
O presidente dos Concertos Internacionais de Oração, David Bryant, disse que chegou a uma grande cidade para ajudar a conduzir um tempo de oração. Quando ele entrou no prédio onde a reunião iria acontecer, ele notou que o enorme salão estava sendo compartilhado por outro evento. Em uma sala estava a reunião de oração; no outro quarto haveria uma luta de boxe.
Dois sinais saudaram os visitantes, cada um com setas apontando o caminho. Em negrito, um dizia BOXING; o outro disse ORAÇÃO. Bryant disse que ocorreu a ele que esta foi a primeira vez que ele esteve em uma situação onde as pessoas tinham que escolher entre boxe e wrestling.
Bryant estava dizendo que a oração pode ser como lutar, como vemos em Gênesis 32. Quando Jacó percebeu que o Homem com quem estava lutando era Deus em forma humana, pediu uma bênção e não a soltou até que seu pedido fosse concedido. . Deus honrou essa perseverança. O Senhor disse a Jacó: “Lutaste com Deus e com os homens e prevaleceste” (v.28).
Não podemos torcer o braço de Deus ou usá-lo para nossos próprios fins. Mas podemos “lutar” com Ele perseverando em oração quando o que pedimos está em Sua vontade. Talvez seja hora de fazer um pouco mais de wrestling.
Você está vindo para um rei,
Grandes petições, portanto, trazem;
Pois Sua graça e poder são tais,
Ninguém pode pedir demais. —Newton
Você não tem porque você não pergunta. —James 4: 2 Dave Branon
Nenhum acidente
O Senhor Deus formou o homem do pó do solo. - Gênesis 2: 7
O homem sempre se perguntou sobre a origem da vida. Os antigos egípcios acreditavam que rãs e sapos se originaram no lodo do Nilo. Aristóteles acreditava que os vermes vinham do orvalho e do lodo, e que os ratos saltavam para a vida em solo úmido.
A ciência moderna também está interessada em origens. Uma matéria de capa da revista Time , “Como a vida começou?”, Especulou que a vida começou quando certas moléculas encontraram qualquer uma das três condições “ideais”. Eles propuseram que a vida poderia ter começado em um "pequeno lago morno" (idéia original de Darwin), perto de fontes hidrotermais (gêiseres submersos no fundo do oceano) ou em bolhas flutuando na superfície quente do oceano.
Essas teorias evolucionárias são inúteis porque já sabemos como a vida começou. A Bíblia diz que a vida começou quando Deus a criou (Gênesis 1–3). E especificamente Ele fez o homem sem poeira e deu vida a ele (2: 7). Nós não evoluímos das formas de vida primitivas. Nossa existência não é baseada em um acidente molecular. Nós fomos projetados e criados por um designer mestre que tem um plano e um propósito para nossas vidas.
As teorias científicas têm seu lugar, mas estão erradas quando contradizem o que a Bíblia diz. Vamos dar honra e louvor ao nosso poderoso Criador.
Os tesouros das neves de cristal
E todas as maravilhas da natureza mostram
Falam da mão de um poderoso Fazedor
E da obra Sua sabedoria planejada. HGB
O design da criação aponta para o Designer mestre. David C. Egner
Promessas e Comandos
Tome agora seu filho. . . e oferece-o lá como holocausto. - Gênesis 22: 2
O escritor e pastor Steve Lawson diz que muitas vezes ouve uma declaração perturbadora de pessoas envolvidas em um estilo de vida que contradiz diretamente um comando das Escrituras. Para justificar suas ações, eles dizem: “Ei! Deus quer que eu seja feliz, e isso me fará feliz ”. Aparentemente, essas pessoas querem acreditar nas promessas de Deus de abençoá-las, mas elas ignoram seus mandamentos de serem santos.
Considere a resposta de Abraão a uma situação difícil. Ele tinha sido prometido que ele seria pai de uma nação de inúmeras pessoas. Que alegria isso deve ter tido para ele! Então Deus ordenou que Abraão sacrificasse seu único filho. Na mente do patriarca, o comando estava em evidente conflito com a promessa (Gn 15: 5; 22: 2).
Como a promessa de Deus poderia ser cumprida se Abraão obedecesse à ordem? Se ele tivesse reagido como as pessoas de quem Steve Lawson estava falando, ele teria dito a Deus para esquecer isso. No entanto, ele não fez. Ele obedeceu ao mandamento de Deus e viu que Deus providenciava um sacrifício substituto. Abraão obedeceu a Deus e a promessa foi mantida.
Precisamos lembrar que nosso dever é obedecer aos mandamentos de Deus. Seu dever é manter Suas promessas. Do jeito de Deus fazer as coisas, essas duas coisas nunca entram em conflito.
Obedecer a Deus a princípio parece difícil
Até chegarmos a ver
Que tudo o que Ele pede é para o nosso bem
E faz a vida plena e livre. —DJD
O caminho da obediência é o caminho da bênção. Dave Branon
Ostras Feridas
Deus me fez frutificar na terra da minha aflição. - Gênesis 41:52
Quando o sofrimento aparentemente desnecessário invade nossas vidas, muitas vezes nos perguntamos: “Quem precisa de todo esse pesar?” Mas considere, por um momento, a origem das pérolas.
Cada pérola é formada pela resposta interna de uma ostra a uma ferida causada por um irritante, como um grão de areia. Recursos de reparo correm para a área lesada. O resultado final é uma pérola brilhante. Algo bonito é criado que teria sido impossível sem a ferida.
Na leitura da Bíblia de hoje, vemos Joseph em uma posição de influência, uma posição que Deus logo usou para alimentar as nações vizinhas e a família de José durante a fome. Mas como ele se tornou influente? Começou com uma ferida - sendo vendida como escrava (Gn 39) -, o que produziu uma pérola de utilidade. Porque Joseph recorreu aos recursos de Deus quando foi humilhado, ele se tornou melhor, não amargo. Ele nomeou seu segundo filho Efraim, que significa “duas vezes frutífero”, e ele disse: “Deus me fez frutificar na terra da minha aflição” (41:52).
O autor Paul E. Billheimer diz de Joseph: “Se a piedade humana pudesse resgatá-lo da parte triste de sua vida, a parte gloriosa que se seguiu estaria perdida”. Então, se você está sofrendo, lembre-se: sem feridas, sem pérolas !
Se aceitarmos a adversidade,
suportando toda dor,
então aprenderemos o que devemos saber;
Nossa dor irá se transformar em ganho. —Sesper
Adversidades são muitas vezes bênçãos disfarçadas. Joanie Yoder
Estável ou Errático?
Enoque andou com Deus. - Gênesis 5:22
Como você descreveria sua vida espiritual? É marcada pelo crescimento constante ao andar em comunhão com Jesus e aprender com Ele todos os dias? Ou é uma espécie de montanha-russa de altos e baixos, com tempos de intensidade seguidos de épocas de indiferença?
Muitas pessoas são “religiosas apenas aos trancos e barrancos”, observou o notável pastor americano Jonathan Edwards. Usado por Deus para liderar um poderoso reavivamento na Nova Inglaterra colonial, Edwards disse que os frequentadores da igreja são “como as águas na época da chuva, que durante o banho, e um pouco depois, correm como um riacho e fluem abundantemente, mas estão bem secos e, quando outro banho chegar, eles fluirão novamente. Considerando que um verdadeiro santo é como uma corrente de uma nascente viva que, embora possa ser grandemente aumentada por uma chuva de chuva e diminuída em tempo de seca, ainda corre constantemente ”.
Se alguém monitorasse nossas vidas, nosso discipulado seria caracterizado como “encaixa e começa” ou como “um fluxo de uma nascente viva”? Poderíamos dizer que nós, como Enoque, “andamos com Deus”? (Gn 5:22)
Se o nosso discipulado tem sido como uma montanha-russa, vamos iniciar uma caminhada constante com nosso Senhor em espírito de oração.
Querido Jesus, pegue meu coração e minha mão,
E conceda-me isto, eu oro,
Para que eu, através de Seu doce amor, cresça
Mais como você dia após dia. -Guarnição
Discipulado exige disciplina. Vernon Grounds
Sem dúvida, existe uma versão de nós camuflada por Gênesis três, e restaurar está versão é a missão mais importante de nossa história.
Um teste de fé
Deus proverá para Si o cordeiro. -
Gênesis 22: 8
Escritura de hoje : Gênesis 22: 1-14
Quando eu era garoto, não gostava da história de Abraão indo ao monte Moriá para sacrificar seu filho Isaac. Por que Deus disse a Abraão para fazer uma coisa dessas? Eu era filho único e não queria que isso acontecesse comigo! Meus pais me garantiram que Deus estava testando a fé de Abraão. E ele passou no teste. Mesmo com a faca na mão, Abraão creu em Deus (Gn 22: 8-10). Ele havia aprendido que o Senhor podia ser confiável.
É fácil fazer uma profissão de fé. Mas o verdadeiro teste ocorre quando Deus nos pede para colocar nossos preciosos tesouros em risco. Assim como Abraão, a questão se torna uma questão de obediência. Uma empresária perdeu um emprego bem remunerado porque não comprometeria seus padrões. E um pastor foi expulso de sua igreja quando ele obedeceu à Palavra de Deus e falou sobre racismo em sua congregação.
Essas pessoas não deveriam ter sido recompensadas quando fizeram a coisa certa? A fé encontra seu teste mais difícil quando sentimos que o Senhor não recompensou nossa fidelidade.
Você pode ter que devolver a Deus algo que sente que Ele lhe deu. Aprenda a ver esse teste como uma oportunidade para demonstrar sua fé naquele que sempre cumpre as promessas dele - mesmo quando você não entende.
Refletir e orar
Fique quieta, minha alma - o Senhor está do seu lado!
Carregue pacientemente a cruz de pesar ou dor;
Deixa ao teu Deus ordenar e prover -
Em toda mudança, Ele permanecerá fiel. - Schlegel
Fé é a capacidade de ver Deus no escuro. Haddon W. Robinson
Rejeitado, mas amado
O Senhor estava com José. - Gênesis 39: 2
Escritura de hoje : Gênesis 39: 1-23
Uma menina de 8 anos escreveu a um líder cristão, buscando conselhos. Ela queria saber como conseguir que o pai levasse a foto dela. Ela disse que o pai tinha uma foto do irmãozinho na carteira (o garoto parecia o pai). E ele também carregava uma foto de sua linda filha de 15 anos. Mas quando esse garoto de 8 anos lhe deu uma foto sua, ele a colocou em uma gaveta. Parece que ela não era boa o suficiente para o pai.
A dor da rejeição é muito real em nosso mundo: uma criança rejeitada pelos pais, uma esposa cujo marido a vira de costas para ela, amigos se voltam para amigos.
Joseph deve ter sentido uma dor aguda no coração quando seus irmãos o venderam a comerciantes de escravos midianitas. A dor deve ter sido insuportável. No entanto, ele foi capaz de superar esse trágico revés. Aqui está como:
• Ele ficou em comunhão com Deus (Gênesis 39: 2).
• Ele fez seu trabalho bem (vv.4-6).
• Ele se recusou a ser influenciado pela tentação (vv.7-12).
• Quando ele foi rejeitado por seu chefe - e injustamente assim - ele permaneceu comprometido com Deus (vv.20-23).
Rejeição por pessoas vai acontecer. Mas para o cristão, a rejeição por Deus nunca ocorrerá. Apegue-se a Deus. Seu amor e carinho o levarão adiante. —JDB
Refletir e orar
Quem se entregou para me salvar,
agora me guardará até o fim;
Em Seus cuidados descansando firmemente,
Em Sua promessa eu dependo. - Bosch
Ninguém é mais seguro do que aqueles que estão nas mãos de Deus. Dave Branon
O exemplo errado
Ele descansou no sétimo dia de toda a Sua obra que Ele havia feito. - Gênesis 2: 2
Em seu livro Out Of My Mind, Joe Bayly contou sobre um amigo pastor que teve três filhos. Quando dois deles começaram a gaguejar, ele os levou para um fonoaudiólogo. Após a avaliação, o conselheiro falou com o pastor e disse sem rodeios que foi sua própria negligência que foi responsável pelo defeito na fala.
"Quando você levou a sua família pela última vez de férias?", Perguntou o conselheiro. Fazia muito tempo. O ministro estava ocupado demais para dar tempo à família.
O pastor admitiu: "Tenho vergonha disso agora, mas lembro-me de dizer com bastante orgulho à minha congregação: 'O diabo nunca tira férias, então por que eu deveria?' Eu nunca parei para pensar que o diabo não seria meu exemplo. ”Ele começou a passar tempo com sua família.
Após o sexto dia da criação, Deus descansou (Gn 2: 2). Ele declarou que o sábado era um dia de descanso para Israel (Êxodo 20: 8-11), e Ele decretou que até a terra deveria descansar a cada sete anos (Levítico 25: 3-4). No Novo Testamento, Jesus levou Seus discípulos para as montanhas para descansar (Marcos 6: 30-31).
Não se concentre em seu trabalho às custas das pessoas mais próximas a você. Tire um tempo para descansar. Cultive seus relacionamentos. Siga o exemplo certo!
Pensando nisso
Por que Deus implementou o princípio do descanso?
Você já tirou uma folga - ou simplesmente encontra mais trabalho para fazer? O que você fará diferente no futuro?
Não seja tão ocupado fazendo o bem que você negligencia fazer o que é certo. David C. Egner
Lidando com Dificuldade
Você quis dizer mal contra mim; mas Deus quis dizer para o bem. - Gênesis 50:20
Uma das corporações mais bem sucedidas de hoje começou em 1916 como uma oficina de carpintaria na Dinamarca. Quando o mercado imobiliário entrou em colapso durante a Grande Depressão, a loja foi convertida para fabricar brinquedos. Quando o departamento de brinquedos de madeira foi incendiado em 1960, a empresa apostou seu futuro nos pequenos blocos de plástico que estava fabricando. Hoje conhecemos a empresa como Lego, a quinta maior fabricante de brinquedos do mundo, com vendas anuais de US $ 1 bilhão.
José também se destacou depois de encontrar várias calamidades ao longo do caminho. Ele foi vendido como escravo por seus próprios irmãos (Gn 37: 23-28), falsamente acusado de agressão sexual e aprisionado (39: 6-20), e esquecido por um homem que havia prometido ajudá-lo a obter sua libertação ( 40: 6-23). Apesar de todos esses obstáculos, José tornou-se o segundo no comando do faraó, salvou muitas vidas (45: 4-7) e perdoou livremente seus irmãos (50: 19-21).
Nós tendemos a olhar para o sucesso e esquecer as dificuldades e atrasos que o precederam. Há eventos que não podemos controlar - o empregador injusto, a doença ou lesão, o amigo infiel. Mas podemos escolher nossa resposta.
Você está lidando com uma situação difícil hoje? Peça orientação a Deus. Então deixe o resultado para ele.
Há tanta coisa agora que não consigo ver,
Minha visão está muito fraca;
Mas venha o que vier, eu simplesmente confiarei
e deixarei tudo para ele. —Overton
Quando você for arrebatado, escorregue de joelhos. David C. McCasland
Ajudando Deus
Há algo muito difícil para o Senhor? - Gênesis 18:14
As pessoas sempre tiveram a tendência de querer “ajudar” Deus quando Ele parece lento para cumprir Suas promessas.
O Senhor havia prometido a Abraão que seus descendentes seriam tão incontáveis quanto as estrelas e que um herdeiro viria de seu próprio corpo envelhecido (Gênesis 15: 1-5). Abraão acreditou no Senhor, mas Sara ficou sem paciência. Ela convenceu Abraão a gerar filhos por meio de sua serva Agar. Ismael nasceu, mas ele não era o filho da promessa (17: 18-21). Quatorze anos depois, quando Abraão e Sara estavam muito velhos, Deus fez o impossível - Sara concebeu e nasceu o filho da promessa, Isaac.
Uma mulher piedosa compartilhou esta história: “Certa vez, durante a ausência do meu marido, surgiu uma crise. Eu precisava agir rapidamente, mas eu estava totalmente impotente. Finalmente eu orei: 'Senhor, isso é impossível para mim. Você terá que assumir completamente. Eu não posso nem mesmo ajudar você! '”Ela testificou que Deus realizou o impossível quando admitiu sua impotência.
Quando dependemos de nós mesmos, as pessoas vêem o que podemos fazer e nosso testemunho é: “Não fiz bem!” Quando dependemos de Deus, as pessoas vêem o que Ele pode fazer e nosso testemunho é: “Deus não fez bem? ! ”Que testemunho você terá hoje?
Quando as dores nos assaltarem ou os terrores se aproximarem,
Seu amor não nos desapontará, Ele guiará com os Seus olhos;
E quando estamos desmaiando e prontos para falhar,
Ele dará o que está faltando e nos fará prevalecer. —Anon.
Enfrentar uma impossibilidade nos dá a oportunidade de confiar em Deus. Joanie Yoder
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp