Fui Traída no Amor Traição
Quem trai não ama. Quem trai só pode amar a si mesmo. Quem trai, na verdade, só pode odiar o ser humano.
Como pode dizer amar quando se está prestes a abandonar?
Como pode dizer se importar quando se nem mesmo continua a conversar?
Como pôde dizer que amou se no momento seguinte trocou?
Como pôde iludir quem só queria te ver ser feliz...
Amar não é fingir, mas agir sem sentir, deixar a emoção dominar, o sentimento mandar, e o que tiver que ser será.
Explicação inexplicável:
Certamente a ciência já tentou decifrar o sentido de amar alguém, mas não conseguiu è óbvio.
Como pode decifrar o indecifrável?
Não existe resposta certa tampouco coerente, a pratica do amar é uma coisa que acaba com a gente, ora ama, ora desama. Isso tudo é culpa do coração um órgão traiçoeiro que se nega a render-se, e fica lá batendo por um alguém que muitas vezes torce para você ter uma parada cardíaca, por isso que eu digo, amor inexplicável, indecifrável e traiçoeiro.
*O lema de uma sofredora*
Uso este poema.
Para escrever o meu lema.
Amar não é solução,
Mas o que destrói o coração.
Depois de um abandono ficamos um cão sem dono.
Sofrer, sofrer e chorar
é o resultado de amar.
O que não consigo entender é
Que se amar é sofrer,
Para quê amor pra viver?
O mais correto seria se ele trouxesse alegria todos os dias!
O amor é traiçoeiro e ilusório
Primeiro nós trás alegria
Mas acaba em velório.
Se alguém quer minha opinião
Não entregue o coração
Para que ele não seja mais um corpo no caixão.
Tudo que estou falando pode parecer um drama!
Mas caso não acreditar
Pode um amor tentar
E quando tudo acabar
Sei que vai me apoiar.
Escrito em 2003
Meu coração dilacerado foi dilacerado e dilacerado novamente. E eu não deixo de amar e eu amo, e eu amo loucamente.
Ele a amava como ninguém soube amar;
Foram anos de promessas no ar;
Onde ele entregava o coração,
E acabou ficando sem chão.
Cuidou de cada sonho, guardou cada riso;
Fez dela sua vida, sua razão de ser.
Não houve sacrifício, nem um deslize;
Que ele não fizesse por ela, sem temer.
Mas o que se planta, não se espera colher;
E o amor, às vezes, se perde num amanhecer.
Ela, que jurou para sempre o querer;
Mas vida ensina a ser mais forte, a nunca se perder.
Traição, como faca que corta a confiança;
Roubou-lhe o chão e quase o deixou sem compaixão.
Mas ele não se rende ao fim da estrada;
Levanta a cabeça, reencontra uma porta de entrada.
Ele segue sozinho, com um peito curado;
Carrega a dor, mas também o aprendizado.
Por ser um cara que se deu, que foi dedicado;
Aprendeu com a vida que nem sempre somos amados.
Traidores são pessoas frustradas por ouvir o que não gostam, ver o que detestam e amar o que a pessoa que ele chama de amigo odeia.
Uma das piores sensações é a traição seja de um namorado ou de um amigo, sabe por quê? Porque você prometeu algo para uma pessoa e acabou mentindo. Isso sim é triste.
Maldito seja quem perdoa uma traição. Maldito mil vezes mais quem continua com uma pessoa após ser traído. Não existe nenhuma honra no ato da traição, a pessoa que trai está desrespeitando a pessoa a quem deveria respeitar, está mentindo, fingindo e mostrando que não consegue ter palavras. Não estou dizendo que você deva viver num relacionamento infeliz sendo fiel. Você não é obrigado a viver um relacionamento infeliz. Há sempre outra opção, e não é a traição. Drummond já dizia que em um adultério há sempre três pessoas que se enganam. E não há honra nenhuma em ser o traidor, muito menos em ser traído.
Quem sou eu pra lhe dar conselhos? Quem sou eu para lhe criticar? Por isso, que digo a mim mesmo: maldito seja eu, que fui traído e continuei com a pessoa que me traiu. Maldito seja eu mil vezes. Eu penso que não se deve perdoar a traição, e não vivo na contra mão desse pensamento, eu não perdoei. Sim, vivo com quem me traiu, mas sem perdoá-lo. O motivo porque continuo nesse relacionamento é que eu sou covarde, medroso e burro. Vivo numa guilhotina, apenas esperando o momento de ser traído de novo. Se é que já não fui.
A traição da alma é mais subjetiva. É aquela que, com contato fisico ou nao, absorve nosso olhar, nossa atenção e nosso pensamento. Pra muitos essa é a mais perigosa.
Traição
Ela desceu as escadas bem devagar... queria correr... pra bem longe de seu triste presente... mas só conseguia descer bem devagar... queria tempo pra se arrepender e voltar?
Tinha sido tão abandonada... e nem sabia bem por quê. Enfado? Mas ela sempre dizia: "Amor, tudo pode ser renovado."
Não... claro ela sabia, não é tudo sempre perfeito, mas pra tudo há jeito... havia o afeto, havia os dias calmos, havia a cumplicidade construída nos anos que passaram juntos. Passaram juntos mesmo?
Agora ela só estava mesmo era cheia de dúvidas. Estava acompanhada e completamente abandonada desde quando?
Como não tinha visto os sinais? A troca de senha do celular... alguns contornos tão inúteis... aqueles silêncios cortantes... como era possível o amor que ela havia acreditado ser todo seu não ser todo seu...
Achou que o melhor seria compartilhar com alguém sua dor... e suas dúvidas... pensou: 'onde encontro alguém que também foi sempre abandonado?'
Mas seu mundo tinha caído... não ia conseguir no meio dos escombros encontrar nada..
E desceu devagar... bem devagar os onze andares.
Térreo. Entrou no elevador... apertou todos os andares... queria tempo pra se arrepender... não queria voltar... mas só conhecia o caminho de casa...
... Definitivamente... ia voltar... mas bem... bem devagar... talvez no caminho encontrasse forças pra se arrepender e de novo descer... e da vida dele desaparecer.
Talvez.
A traição é a maneira mais desprezível de fugir da mesmice de um relacionamento que caiu na monotonia desenfreada.
Eu nunca condenei a traição embasada em uma fascinação ou atração irresistível e legítima entre pessoas afins, embora ela seja um problema para resolvermos. O que é intolerável é o maquinar racional e frio de como descartar uma pessoa que já não atende mais aos nossos anseios afetivos. Essa sim, é a pior de todas as lesões afetivas.
É insuportável que a traição, a quebra de combinado, respeito, confiança, zelo, cuidado, continua sendo normalizada. Um erro pontual. Só quem já foi traída sabe da dor que se sente, a dor que se acarreta e desencadeia o que eles chamam de erro pontual. Da autoestima destruída, da dúvida, da insegurança que algo assim causa. A traição faz você se invalidar, faz você se sentir idiota, burra, palhaça, trouxa. É uma dor impossível de explicar. É uma quebra da confiança no próximo. É o medo de acreditar nas pessoas. É um sonho destruído. É toda a sua entrega, todo o seu zelo, cuidado, amor, jogado fora. Intensa demais? Intenso demais é alguém que larga tudo o que prometeu, se propôs, construiu a dois, por um momento num banheiro sujo de um bar.
De resto, é só amor. Paixão, admiração, respeito, entrega. Quando você é traída, até se questiona da sua capacidade de discernimento por ter acreditado e caído na mentira que ainda geralmente vem não só antes, como depois da traição. Como se a traição já não bastasse. Nos colocam como loucas, dão risada da nossa intuição, literalmente falam que a realidade é um detalhe pra você. Invalidando tudo o que a gente pensa, acredita, vê, tudo que é real. Nos atacam sem parar, como se não fôssemos nada. Mentem olhando no olho como se fôssemos uma ameba que cai em qualquer coisa que eles possam dizer. A verdade é que eles acreditam em tudo isso. Eles acreditam que somos burras, frágeis, fáceis de convencer, de manipular, que o mundo é deles e eles podem tudo. Que nada é grave. Que sabe como é, o homem é assim. Meu amor, infelizmente, você mexeu com a mulher errada.
Hoje vocês não vencem. Hoje eu quebro o ciclo pela minha mãe, por minhas tias e por todas as mulheres que eu vi a minha vida inteira sendo traídas e não tinham muitas vezes nem pra onde ir, acabando por ter que ficar com o traidor dentro de casa. Hoje eu me escolho, mesmo que me doa, mesmo que por vezes eu não queira, mesmo ainda te amando. Hoje eu me protejo e não vou te proteger, mesmo que eu queira. Porque você, naquela noite, naquele bar, não me protegeu, mesmo que eu quisesse. Hoje eu te dou um adeus por mim e por todas nós. E, antes de ir, eu quero te responder que: escolher não estar mais com você não é viver o amargor ao invés do amor, como você me disse. Eu vou viver o amor. Só não vai ser com você.
