Fuga

Cerca de 739 frases e pensamentos: Fuga

É impossível enfrentar a realidade o tempo todo sem nenhum mecanismo de fuga.

A vida nunca envelhece. A idade não é a fuga dos anos; e sim a aurora da sabedoria.

Sinto muito. Eu já fugi demais em minha vida. E finalmente eu tenho algo para proteger: você.

A fuga, a volta, a espera

Já fugi de alguns lugares, pessoas e situações, mas nunca consegui fugir de mim. Posso já ter me ausentado, ter dito ei-volta-amanhã, ter trancado a porta, ter esquecido a chave do lado de dentro, ter deixado as luzes apagadas, ter perdido a hora, ter desligado o despertador, ter esquecido de esquecer, ter fingido um sono profundo ou uma preguiça boba, mas nunca soube fazer as malas e ir embora da minha alma.

Ninguém vai resolver a minha vida, pagar as minhas contas, me colocar no colo e dizer não-te-preocupa-que-vai-passar, me servir um chá com biscoitos, deixar a casa em ordem e a mente equilibrada. Se eu não arregaçar as mangas, der um suspiro fundo e andar para a frente a minha vida vai ficar empacada. Até o fim do mundo.

Não vou negar que por alguns momentos fiquei vendo momentos da minha vida passarem pela janela. E eu ficava ali, observando, atônita, paralisada, sem coragem de agarrar as oportunidades com determinação. Mas uma hora alguma coisa me chacoalhou por dentro, me balançou, me fez abrir os olhos e entender que tudo é passageiro. Hoje eu sou uma e amanhã posso ser outra. A gente vai aprendendo com o tempo, os dias, as marés. E esse aprendizado vira marca, vira tatuagem, vira história de vida.

Nunca quis que me vissem como a pobre garotinha indefesa. Tenho muita força, garra, vontade. Muitas vezes me perco no meio dessa teia de pensamentos, sonhos, anseios. De vez em quando não sei o que fazer pra sossegar o coração, aquietar a alma, tranquilizar a mente, que tanto me desassossega. Então pareço perdida num labirinto interno e secreto, tentando desesperadamente achar a saída mais próxima e me desfazer do que atormenta e aflige.

Carrego no peito todos os sorrisos e lágrimas que já distribuí. Levo na alma todos que me são fundamentais. Trago comigo as boas lembranças e algumas marcas e cicatrizes que não se desfazem com o passar do tempo. Sei que um dia tudo vai ficar mais claro, mais tranquilo, mais cheio de harmonia. E torço para que todas as pessoas consigam perceber que não importa o que elas façam ou da onde elas venham, no fundo somos todos iguais. Querendo ou não.

Nunca entendi. Nunca ME entendi. Nunca soube explicar o real motivo do nosso fim, da minha fuga. Por que sim, eu fugi. Fugi de um amor cheio de promessas… Promessa de ser pleno, de ser eterno, de ser perfeito... E a perfeição assusta e muito! Mas hoje eu sei o porquê de tudo. Eu precisava dessa fuga, desse intervalo de tempo. Eu precisava ter certeza que o que há entre nós é maior do que tudo aquilo que parece existir por aí. Eu acho que o meu amor por você fingiu morrer só pra nunca deixar de viver, pra nunca deixar de ser amor, esse amor, amor pleno, eterno e perfeito. E principalmente, pra nunca ver o fim do teu amor por mim. E agora que estamos novamente lado a lado eu consigo enxergar: era o meu destino!

Inserida por camilamessali

Mas no meio da fuga, você aconteceu. Foi você, não eu, quem buscou. Mas o dilaceramento foi só meu, como só meu foi o desespero.

Inserida por usuario222211

Saudades! Tenho-as até do que me não foi nada, por uma angústia de fuga do tempo e uma doença do mistério da vida. Caras que via habitualmente nas minhas ruas habituais - se deixo de vê-las entristeço; e não me foram nada, a não ser o símbolo de toda a vida.

Fernando Pessoa
Livro do Desassossego

A arrogância é a fuga dos fracos e a máscara dos inseguros!

Fuga

Ela tinha ímpeto de desaparecer, virar espuma, vento, soprar longe.
Se sentia culpada quando essa vontade tomava conta dos seus pensamentos,
sempre rodeada de sons, vozes, música, amor, superproteção que ela não pedia.
Tinha gana de desligar os telefones, o interfone, desligar-se.
Não era egoísmo puro e simples, era saudade dela.
Sentia falta de rir sozinha lendo seus livros, acender incenso tomando banho quente, andar pela casa com sua camiseta surrada, descalça, distraída, relaxada, ver seus filmes antigos tomando café forte, queria sua companhia de volta, não definitivamente (solidão nunca a seduziu), pois amava estar com os seus.
Gostava de ser acolhida, mimada, mas algumas vezes, um filme, um café, pés descalços, lhe bastava.

A diversão é uma fuga de nós mesmos.

Cada um deles sabe muito bem, em algum canto de sua alma, que o suicídio, embora seja uma fuga, é uma fuga mesquinha e ilegítima, e que é mais nobre e belo deixar se abater pela vida do que por sua própria mão.

Todos nós somos artistas. A arte, antes de mais nada, é expressão e aceitação, é uma fuga do convencional, um simples olhar diferente, é tentar agir e aprender de uma outra forma.

Deixa o moço bater
Que eu cansei da nossa fuga
Já não vejo motivos
Pra um amor de tantas rugas
Não ter o seu lugar

Cristo contradisse a religião. Segui-lo não é fuga, mas coragem; é abrir mão de delírios otimistas para enfrentar a realidade com realismo.

⁠A fuga é o instrumento mais seguro para se cair prisioneiro daquilo que se deseja evitar.

Sigmund Freud
Obras psicológicas completas de Sigmund Freud: edição standard brasileira. Rio de Janeiro: Imago, 1996.
...Mais

Não é o evitar o sofrimento, a fuga diante da dor, que cura o homem, mas a capacidade de aceitar a tribulação e nela amadurecer, de encontrar o seu sentido através da união com Cristo, que sofreu com infinito amor.

A morte é o ponto de fuga da raça humana. Quando ela vem, todos esquecem de seus problemas, esquecem que se odeiam, e ficam em paz... Deixamos para trás tudo o que possuímos e levamos tudo o que somos.

“Acaso vos aconselho o amor ao próximo? Antes vos aconselho a fuga do próximo e o amor ao remoto!”

Fugi! Deixem recados.

Oi! Pode deixar seu recado, porque no momento estou em fuga. Fugi pra um lugar que é só meu, onde só eu sei os caminhos. Fugi, pessoal, fugi pra o meu mundo, onde eu sou rei, onde eu sou o camponês, onde eu mando e só eu obedeço.

Estou num lugar onde o ar é puro, onde a brisa corre sempre, onde as águas são claras e a mata é de um verde ofuscante. Não se preocupem, amigos, eu estou e vou ficar bem, como sempre, vou voltar, e presentear-lhes-ei com um belo sorriso, aquele, sabem?! Que eu sempre tenho guardado pra horas mais difíceis.

Eu vou voltar, e vocês continuarão tendo em mim o porto seguro de sempre. Mas no momento, só a solidão me é uma boa companheira, por isso, vou fugir, vou pra aquele meu lugar, e vou ficar por lá um tempo, o necessário pra me refazer, pra revigorar minhas forças, tão somente o necessário, pra cicatrizar as feridas.

Lá, eu vou ler um bom livro, dedilhar algumas canções no meu violão, vou tirar os pés descalços, correr na relva, e tomar um banho de cachoeira, vou nadar, vou correr, cantar, vou rir sozinho, e vou ficar por lá, até sentir segurança suficiente pra voltar pra vocês.

E quando eu voltar, tudo será melhor e mais bonito, tudo vai ser como era antes, só que com uma diferença: vou estar muito melhor! Aliviado, e pronto pra viver tudo outra vez. Eu vou voltar, e vou voltar pra ficar, depois dessa fuga pra aquele lugar, vou fechar seus portões dourados, e vou jogar a chave fora... depois quero ficar aqui, ao lado de vocês.

Viver sozinho é uma fuga incessante de si mesmo
Não se permitindo refletir sobre seus sentimentos
É o estado de espírito de fugir da realidade
O castigo de um solitário é ter muitas amizades e viver sozinho

(Edson Nelson Soares Botelho)