Frases Racionais
Por vezes as oportunidades surgem diante dos olhos, e com a tentativa de ser mais racional, deixa-se passar. É preciso deixar de ser egoísta consigo mesmo, com seu interior, e deixar que o coração também fale.
Não gire entre seus próprios problemas, quem muito gira uma hora cai; seja racional, busque uma solução.
De uma coisa a pessoa tem que compreender, é que de nada adianta ela brigar com a sua lógica formal; não se muda a realidade, nem querendo!
As coisas são iguais a si mesmas, essa lógica é metafísica, uma casa é uma casa e um avião é um avião ...
A pessoa tem que entender, o que ela fez ou deixou de fazer, isso não importa mais e sim no que ela se tornou.
O que eu sei é que a mente é quem constrói, por isso que muitas das coisas são abstratas, por estarem só na ideia ou no pensamento.
Assim como a mente constrói ela também destrói; mesmo sendo algo abstrato!
Devemos então analisar sempre a realidade de forma “individual” e não coletiva; esse é o desafio!
Eu costumo dizer que todo e qualquer problema nosso, ele tem um endereço, e que remover as pedras do caminho é um compromisso com a vida. (Guy Barreto)
Eu amo pessoas caprichosas, em todos os sentidos, pessoas obstinadas, mas acima de tudo coerentes, que sempre direcionam suas ações para o bem, desprovidas de maldade, eu conheço uma pessoa assim.
"Não basta ser inteligente quando a razão ilude o sentimento; e quando a racionalidade e a razão ficam para trás das grades da solidão e do medo"
A Política é a melhor arma do mundo suberano, e a Filosofia é o critério do pensamento lógico e crítico.
Não desista jamais de se manter uma pessoa racional. O autoritário quer convencê-lo a ser mais um partidário de um líder e não de um governo que trabalhe para todos, pelos interesses comuns da sociedade. A racionalidade intimida a estupidez, pois desconstrói a mentira. Ainda que o autoritário o agrida, não desista. O autoritário, na falta de argumentos, vitupera, desespera, mostra os caninos.
Coerência
Existe uma conexão entre o Céu e o Mar
Em algum Lugar...
Existe um descanso...
Uma paz, saboreando a pureza da “Água Doce” tocando os lábios...
Contrário a inquietude, o desassossego,
do sabor Salgado...
Nascendo, escorrendo, gota por gota, causando fervura... densidade...
Onde está a lucidez?
Brasas aguçando, os sentidos...
Existe o Campo, a grama recém-molhada pelo orvalho, a descansar os pés, renovando as forças após árduas caminhadas...
Existe a Areia, ainda úmida das águas, com conchas vazias... Para serem abrigo...
A Relva, a Sombra, os arvoredos, a calmaria...
A Areia o Sol, o salgado das águas dos mares, a ebulição nas artérias...
Seja Noite, ou Seja Dia!
O exercício do bem pensar constitui uma arte rara em pleno século XXI. Pensar com coerência exige uma alimentação adequada, um descanso reparador, a preservação da boa saúde, a manutenção da sanidade mental e a renúncia ao consumo excessivo de álcool, bem como à utilização de quaisquer tipologias de substâncias entorpecentes.
Humabo, 21 de Julho de 2025
Vivemos tempos de dissonância emocional e entorpecimento racional!
É absolutamente necessário — escutem com atenção! — compreender que amar de forma intensa, pulsante, ebuliente, num mundo entregue ao ceticismo corrosivo, não é apenas um ato de coragem: é um grito de resistência ontológica!
Estamos, sim, na era dos sentimentos ecléticos, dispersos, desprovidos de eixo! E mais: os pensamentos se entrelaçam, se confundem, se sobrepõem — sem um mínimo de rigor lógico ou dialético!
Vemos indivíduos entregues a crises existenciais profundas — não por uma busca legítima pelo sentido da vida, mas por aderirem a um universo volátil, sem pilares metafísicos, alicerçado em teorias subjetivistas, onde o bom senso foi destituído de valor e substituído por uma avalanche de devaneios pseudo-intelectuais!
Isto é grave! Gravíssimo!
Precisamos resgatar a razão, a ética, o pensamento estruturado!
Ou, pereceremos na ignorância emocional travestida de liberdade de pensamento!
Emoções coerentes (como alegria, compaixão e paz) produzem frequências harmônicas detectáveis no eletrocardiograma (ECG) e que ressoam com padrões mais organizados de ondas cerebrais.
O alienado é aquele cuja racionalidade se limita na internalização da informação oriunda da única fonte que ele enxerga como verdadeira.
