Frases de Karl Popper
Não é possível discutir racionalmente com alguém que prefere matar-nos a ser convencido pelos nossos argumentos.
A tentativa de trazer o céu para a terra invariavelmente produz o inferno.
A possibilidade de lutar com palavras, em vez de lutar com armas, constitui o fundamento da nossa civilização.
O conhecimento é uma aventura em aberto. O que significa que aquilo que saberemos amanhã é algo que desconhecemos hoje; e esse algo pode mudar as verdades de ontem.
A história do poder político nada mais é do que a história do crime internacional e do assassínio em massa.
Não devemos aceitar sem qualificação o princípio de tolerar os intolerantes senão corremos o risco de destruição de nós próprios e da própria atitude de tolerância.
Gostava de criar a moda da modéstia intelectual, do pensamento constante naquilo que ignoramos. Era esta a nova moda que eu queria lançar entre os intelectuais.
Devemos fazer planos para a liberdade, e não só para a segurança, ainda que pela única razão de só a liberdade poder tornar a segurança segura.
"É crença muito ampla que uma atitude verdadeiramente científica ou filosófica para com a política e uma compreensão mais profunda da vida social em geral, devem basear-se na contemplação e na interpretação da história humana
A razão não é toda poderosa, é uma trabalhadora tenaz, opinativa, cautelosa, crítica, implacável, disposta a ouvir e a discutir, arriscada
Ao contrario de quanto mais se consegue comprová-la, uma teoria se torna lei quando se não consegue mais negá-la.
Tem-se dito que a raça é uma coleção de homens unidos não só por sua origem como por um erro comum na consideração de sua origem.
Aqueles que nos prometem o paraíso na Terra nunca produziram nada além do inferno.
O espírito da ciência é o mesmo de Sócrates. É um espírito de dúvida, anseio pela verdade e humildade.
Numa democracia, é essencial a consciência da responsabilidade, a responsabilização daqueles que detêm o poder e o exercem.
Temos que fazer planos para a liberdade, e não apenas pela segurança, pelo único motivo de que apenas a liberdade pode tornar a segurança segura
Não importa quantos cisnes brancos você veja ao longo de sua vida. Isso nunca lhe dará certeza de que cisnes negros não existem.
Deveremos então reclamar, em nome da tolerância, o direito de não tolerar os intolerantes.